Lugares para conhecer

Turismo criativo: saiba mais sobre essa tendência no mercado de viagens

17 de novembro de 2022

Entre as tendências em alta no mercado de viagens, o turismo criativo tem ganhado adeptos pelo mundo afora. São pessoas interessadas em um tipo de experiência que vai além de visitar apenas pontos turísticos ou tirar fotos para postar nas redes sociais. 

Mas, afinal de contas, o que é turismo criativo? Aproveitando que em 17 de novembro é comemorado no Brasil o Dia da Criatividade, que tal conhecer mais sobre o conceito? Continue a leitura no Conexão123!

Você vai ler sobre

O que é turismo criativo

Participar de uma aula de culinária na Toscana para conhecer a cultura local a partir de sua gastronomia, fazer uma oficina de mosaico em Barcelona para compreender a arte de Gaudí de forma lúdica. Ou, ainda, tomar parte em um ritual indígena em plena Floresta Amazônica para aprender mais sobre a cultura dos povos originários. Isso é turismo criativo.

Turismo criativo: saiba mais sobre essa tendência no mercado de viagens | Turistas em aula sobre enologia | Conexão123

Os turistas criativos buscam muito mais que conhecer museus, galerias de arte ou monumentos históricos

O conceito de turismo criativo foi desenvolvido pelos professores Crispin Raymond e Greg Richards, da Universidade de Tilburg, nos Países Baixos, nos anos 2000. Eles o definiram como um tipo de turismo que oferece aos visitantes a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo por meio da participação ativa em cursos e experiências de aprendizagem que sejam características do destino de férias para onde estão indo.

Ou seja, os turistas criativos buscam muito mais que conhecer museus, galerias de arte ou monumentos históricos. Eles valorizam a cultura cotidiana, considerada mais autêntica. A gastronomia, o artesanato, a arquitetura e as pessoas que vivem no local passam a ser as protagonistas durante a viagem. E mais: a partir das experiências que tiveram, procuram criar obras, trabalhos e outras realizações técnicas e artísticas.

Bacana, né? Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre as cidades criativas? Vem com a gente!

Conheça a lista de cidades criativas da UNESCO no Brasil

O turismo criativo é uma ótima maneira de fomentar as indústrias criativas e a sua convergência com o setor do turismo, atuando de forma a apoiar a identidade local e como suporte para a criatividade.

Turismo criativo: saiba mais sobre essa tendência no mercado de viagens | Família em viagem | Conexão123

O turismo criativo é uma ótima maneira de fomentar as indústrias criativas e a sua convergência com o setor turístico

O conceito de turismo criativo está diretamente ligado a uma iniciativa da ONU, chamada Rede de Cidades Criativas. O projeto da UNESCO foi lançado em 2004 para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. 

No Brasil, as cidades criativas são: 

  • Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na gastronomia 
  • Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), no design 
  • João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares
  • Salvador (BA), na música
  • Santos (SP), no cinema

Atualmente, existe uma Rede Internacional de Turismo Criativo, com sede em Barcelona, na Espanha, que funciona como uma espécie de selo de qualidade do turismo criativo. No Brasil, há a Rede Nacional de Experiência e Turismo Criativo, com sede em Recife, Pernambuco.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre turismo criativo? Conte com a 123milhas na hora de realizar seu sonho. Acreditamos que viajar é pra todos e temos por missão oferecer aos nossos clientes os melhores preços em passagens, pacotes de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.