Dicas para o viajante

Documentos necessários para viagem internacional: conheça o checklist para visitar outros países

2 de setembro de 2022

Escolher o destino, comprar as passagens aéreas, reservar a acomodação, decidir os passeios, arrumar a bagagem e separar os documentos necessários, essas são as primeiras etapas que compõem uma viagem. Visitar outros países exige algumas obrigações que são de suma importância para embarcar e desembarcar em diversas nações ao redor do mundo. 

Pensando nisso, o Conexão123 reuniu informações fundamentais para te ajudar a fazer o checklist da viagem internacional e realizar o sonho de conhecer um novo destino. Partiu? 

Você vai ler sobre

Documentos necessários para viagem internacional: o que precisa levar para o aeroporto?

Paisagens naturais exuberantes, monumentos históricos, recantos pitorescos, pontos turísticos famosos e muito mais: a viagem internacional é uma oportunidade única e, em muitos casos, o sonho de diversos turistas.

Conhecer outros países requer o cumprimento de algumas exigências, e cada país ao redor do mundo tem suas peculiaridades. 

Neste conteúdo, vamos abordar os pontos mais comuns, porém, se você vai para um lugar mais restrito, vale a pena consultar com mais detalhes as obrigações e comprovantes necessários. 

Se você já está no momento de planejar, ou a data de embarque está próxima, preparamos um checklist de documentos para viagem internacional.

  • Passaporte: esse documento é uma exigência quase unânime quando o assunto é visitar o exterior. Apenas alguns lugares fora do Brasil não o exigem – veja aqui a nossa lista de países para visitar sem passaporte. O documento precisa ter pelo menos seis meses de validade a partir da data de saída do país. 
  • Visto: algumas nações exigem essa autorização, registrada no passaporte, para que um estrangeiro seja admitido. Por isso, programe-se para essa etapa com pelo menos três meses de antecedência. Uma curiosidade é que o Brasil tem acordo diplomático com mais de 150 países, permitindo que brasileiros acessem o seu território para fazer turismo sem a necessidade de um visto específico – veja cinco destinos internacionais
  • Documento de identidade: o Registro Geral (RG) pode ser utilizado como identificação dentro de países do bloco Mercosul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai).
  • Comprovante de hospedagem: em geral, é solicitado no desembarque no destino.
  • Comprovante financeiro: item para comprovar que o viajante tem condições de se manter durante o período da viagem (cartões de crédito, dinheiro em espécie, entre outros).
  • Seguro-viagem: muitos países, principalmente da Europa, exigem que o viajante tenha um seguro-saúde para arcar com possíveis despesas médicas. 
  • Atestado de saúde: não é algo comum, mas pode ser solicitado em casos de pandemia ou passageiros em situações específicas de saúde, como grávidas e pacientes com doenças crônicas.
  • Certificado Internacional de Vacinação – CIV: é exigido para viajar para locais ou embarcar de lugares onde há risco de proliferação de doenças. A vacina mais exigida é a da febre amarela e, atualmente, da Covid-19 (uma que seja autorizada pela OMS), ou um teste PCR com resultado negativo.

Uma outra dica valiosa é digitalizar todos os seus documentos e cartões, levar impressos e guardar na nuvem. Envie também para seu e-mail, toda garantia é válida. Isso pode ajudar em casos de perda de documentos. 

Documentos necessários para viagem internacional: conheça o checklist para visitar outros países | Passageiros esperando para fazer check-in | Conexão123

Atente-se a todos os documentos exigidos pela imigração do destino escolhido e guarde com muito cuidado

Documentos necessários para viagem internacional: exigências para embarcar com crianças e adolescentes

Além dos documentos necessários para viagem internacional citados anteriormente, o embarque com menores de 18 anos exige mais alguns cuidados.

Não é permitido que crianças menores de 5 anos de idade viajem sozinhas. Elas precisam estar acompanhadas de um parente até terceiro grau ou responsável legal. Algumas companhias ampliam a proibição de viajar desacompanhado para até 8 anos de idade.

De forma geral, as regras para crianças e adolescentes com idade superior às citadas acima embarcarem em voos no Brasil são as seguintes.

A criança de até 16 anos incompletos pode embarcar:

  • Acompanhada por um parente de até 3º grau (pai, mãe, irmãos maiores de 18 anos, tios, avós e bisavós). Isso desde que haja um documento provando o grau de parentesco.
  • Acompanhada por pessoa maior de idade sem parentesco, desde que seja apresentada uma autorização do Juizado da Infância e da Adolescência, assinada pelo pai e pela mãe ou pelo responsável – para obtê-la é preciso comparecer à Vara da Infância e da Juventude.
Documentos necessários para viagem internacional: conheça o checklist para visitar outros países | Crianças no aeroporto | Conexão123

O embarque de crianças e adolescentes exige alguns cuidados. Fique atento!

Dicas para planejar sua próxima viagem internacional 

Uma viagem internacional faz parte do desejo de muitas pessoas ao redor do mundo, pois é a oportunidade de conhecer novos lugares, vivenciar uma experiência em outro país e conviver com pessoas de outras nacionalidades.

Após saber mais detalhes sobre os documentos necessários para viagem internacional, separamos e enfatizamos algumas sugestões que podem ajudar no planejamento do roteiro turístico no exterior, além de fazer a diferença para uma estada agradável e proveitosa. 

  • Defina o destino.
  • Compre as passagens aéreas e reserve o hotel com antecedência.
  • Contrate o seguro-viagem internacional e prepare um kit de primeiros socorros.
  • Programe-se financeiramente para pagar a viagem e ter dinheiro no decorrer da estada. Aproveite para saber a melhor forma de pagar os gastos de uma viagem internacional.
  • Faça o câmbio da sua moeda de origem para a do destino escolhido.
  • Verifique os certificados de vacinação, principalmente da febre amarela (para alguns países) e da Covid-19.
  • Monte um checklist com tudo o que você precisa antes e durante a sua ida: roupas, sapatos, acessórios, documentos pessoais, entre outros.
  • Baixe aplicativos indispensáveis para uma viagem agradável.

Após fazer esse passo a passo ideal para um passeio incrível, basta arrumar as malas e embarcar rumo a experiências enriquecedoras.

E aí, gostou das dicas e sugestões sobre os documentos necessários para viagem internacional e o planejamento perfeito para concretizar seu sonho? Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros.