Lugares para conhecer

Aniversário de Palmas: quatro curiosidades sobre a cidade

19 de maio de 2023

O aniversário de Palmas, capital do Tocantins, é celebrado no dia 20 de maio. O destino, ainda pouco desbravado pelos turistas brasileiros, dispõe de paisagens deslumbrantes e praias de água doce.

Para celebrar esta data, o Conexão123 trouxe quatro curiosidades sobre a cidade. Vamos conferir? 

Conheça com o Conexão123

Conheça Palmas 

Uma capital totalmente planejada. Apesar de parecer, não estamos falando de Brasília, mas, sim, da linda capital do Tocantins

Palmas, com localização estratégica no coração do estado, dispõe de parques urbanos, praças imensas e áreas verdes bem desenhadas. 

Para se aliviar do calor característico da região Norte do país, turistas e moradores aproveitam as deslumbrantes praias fluviais e os diversos pontos com quedas d’água da cidade. O município também é famoso por ter um lindo pôr do sol e pelo artesanato elaborado com capim dourado.  

Os pratos típicos, com os peixes assados e as receitas de doce de buriti também entram na conta dos prazeres desse destino. Há muitos restaurantes em Palmas que valem a pena conhecer. 

Curiosidades de Palmas

Há muito o que fazer em Palmas, e a cidade tem algumas particularidades que poucos conhecem. Vamos descobrir as curiosidades de Palmas? Mergulhe na história e na cultura dessa vibrante cidade. 

Palmas é a capital mais jovem do país 

Fundada em 1989, um ano após a criação do estado do Tocantins, Palmas se tornou a capital mais jovem do Brasil em 1º de janeiro de 1990, quando assumiu, oficialmente, a condição de sede do governo da unidade federativa.

Palmas é a capital mais jovem do país | Palmas | Conexão123

Palmas também está na lista de cidades brasileiras viáveis para trabalhar como nômade digital

O então governador, Siqueira Campos, tinha como objetivo criar uma cidade para ser centro econômico e social do estado. 

Seu nome foi escolhido como uma homenagem à Comarca de São João da Palma, que foi sede do primeiro movimento separatista da região. Essa comarca se localizava na confluência dos rios Palma e Paranã.

Palmas tem a maior praça da América Latina

Na Praça dos Girassóis estão os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Tocantins. Tem o título de maior praça da América Latina, com 571 mil m², e de segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Praça Merdeka, na Indonésia.

Essa área tem um significado especial para os palmenses, pois foi ali que começou a história da construção da capital mais jovem do país. Um passeio pela área é uma oportunidade de conhecer um pouco sobre a história e a cultura da cidade e do estado.

Na ala norte, destaca-se o Monumento à Bíblia, situado no centro da imagem da Rosa dos Ventos, desenhada no chão, com pedras portuguesas. Outro destaque desse mesmo lado é a Fonte Luminosa, que encanta os visitantes com jatos de água que alcançam 15 metros de altura.

Na ala sul, encontram-se o Relógio do Sol, a construção da Catedral Metropolitana de Palmas e a Cascata, representando os rios e cachoeiras do Tocantins. Essa parte da praça é um ótimo lugar para passear e tirar fotos.

No fim da tarde, a Praça dos Girassóis atrai muitos praticantes de caminhada. Além disso, os quiosques, com comidas regionais, contribuem para o charme do local.

Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Sul

Cartão-postal de Palmas tem assinatura de Oscar Niemeyer

A cidade de Palmas abriga um famoso monumento, o Memorial Coluna Prestes, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. A construção fica na ala sudoeste da Praça dos Girassóis

Cartão-postal de Palmas tem assinatura de Oscar Niemeyer | Memorial Coluna Preses | Conexão123

Memorial Coluna Prestes, cartão-postal da cidade de Palmas

Seu propósito é prestar uma homenagem ao movimento tenentista de 1922 e à marcha realizada pela Coluna Prestes, que percorreu as regiões do Tocantins e do antigo norte de Goiás durante as décadas de 1920 e 1930.

O acervo do memorial é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Prestes, proporcionando uma recordação da extraordinária marcha de 25 mil km, realizada pelo interior do Brasil. O edifício pode ser visitado de segunda à sábado, das 8h às 18h.

As praias de Palmas são de água doce 

As praias em Palmas são constituídas em lagos de água doce, formados pelo Rio Tocantins, em resultado das atividades da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, também conhecida como Usina de Lajeado.

A usina criou um lago com cerca de 630 km², dos quais 54 km correspondem à área pertencente a Palmas. Essas praias são ambientes ótimos para se refrescar do calor da capital.

A seguir, algumas das praias mais populares em Palmas:

  • Praia da Graciosa 

Essa é bastante famosa. É comum observar turistas e moradores fazendo caminhadas ao longo dos 520 metros da sua orla no fim da tarde e apreciando o pôr do sol. Para complementar a diversão, pode-se aproveitar as quadras esportivas instaladas nessa praia.

  • Ilha Canela 

A partir do Píer 1 da Praia da Graciosa, é possível ir de barco até a Ilha Canela. As embarcações que fazem esse trajeto estão disponíveis das 8h30 às 18h e cobram a partir de R$ 50 por pessoa, ida e volta. O percurso dura apenas 15 minutos.

Com uma área de 45 mil metros quadrados, a Ilha Canela oferece uma bela vista  de Palmas. O local é ideal para passar um dia inteiro relaxando.

As praias de Palmas são de lagos, de água doce | Ilha Canela | Conexão123

Quase desconhecida, a Ilha Canela é um pequeno oásis de Palmas

  • Praia do Prata 

Essa é a praia mais frequentada pelos habitantes de Palmas e também muito procurada pelos turistas. Localizada a 9 km da Praça dos Girassóis, a Praia do Prata tem águas claras, com uma temperatura agradável. 

Há uma boa infraestrutura no local, com bares e restaurantes que têm uma decoração rústica, realçando ainda mais a beleza do lugar. Além disso, há estacionamento, banheiros e uma quadra esportiva.

Gostou de conhecer as curiosidades de Palmas? Planeje sua viagem para a capital de Tocantins com as melhores ofertas da 123milhas em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e aluguel de carros.

RESPOSTAS123

O aniversário de Palmas é comemorado no dia 20 de maio.

O nome de Palmas foi uma homenagem à Comarca de São João da Palma (atual Paranã).

A capital mais jovem do Brasil é Palmas, sede do governo do Tocantins.