Palmas

Palmas

Uma metrópole totalmente planejada no ponto central do Brasil. Apesar de parecer, não estamos falando de Brasília, e sim da linda capital do Tocantins. O destino tem uma exuberante paisagem do Cerrado brasileiro, praias de água doce, serras e um imenso lago. Descubra Palmas e saiba mais sobre os encantos da cidade no coração do país!

  

Por que viajar para Palmas?

A cidade de Palmas é a mais jovem capital brasileira, fundada em março de 1989. O lugar tem localização privilegiada com parques urbanos, praças gigantescas e áreas verdes estrategicamente planejadas. 

Para se refrescar do calor que atinge o plano central brasileiro, Palmas conta com magníficas praias fluviais e muitos pontos com quedas de água livre. Outro aspecto que destaca este destino é o potencial econômico e a possibilidade de realizar bons negócios e investimentos por lá. O local até está na lista das cidades brasileiras viáveis para trabalhar como nômade digital. 

Ainda, é muito reconhecido em Palmas a vista para o pôr do sol e o artesanato feito com capim dourado. Os sabores dos pratos típicos como os peixes assados e as receitas de doce de buriti também entram na conta dos prazeres deste destino. 

Para quem busca realizar compras em uma metrópole, a cidade tem shoppings e locais de varejo estruturados. Também é repleta de boas feirinhas, como a do Bosque e a Feira da 304 Sul, que misturam e aproximam a cultura da região de forma única. 

Conheça a seguir os pontos imperdíveis de Palmas! Saiba antes qual a média de preços que você vai gastar na viagem. 

Quanto custa viajar para Palmas?

Um dos primeiros pontos para calcular o valor de uma viagem é escolher o meio de transporte até o local. Na 123milhas você encontra passagens aéreas promocionais com até 50% de desconto. Os voos diretos para o Aeroporto de Palmas partem principalmente de São Paulo, Brasília e Goiânia. 

Você também pode escolher adquirir os pacotes de viagens para a capital do Tocantins que estão no nosso site. As opções incluem hospedagem e voo. Na maioria das acomodações o café da manhã é incluso. 

Outro ponto importante é que Palmas dispõe de muitas atrações gratuitas, como as praias fluviais, cachoeiras e os pontos turísticos culturais e históricos. Na parte da alimentação, o local dispõe de uma variedade de alternativas gastronômicas que vão do bom e barato ao mais requintado e gourmet. Confira aqui onde comer na capital do Tocantins. 

Lugares para visitar em Palmas

Espaço Cultural de Palmas

O Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, conhecido como Espaço Cultural de Palmas, é o principal palco para realização de feiras, shows e eventos culturais e artísticos na capital. O emblemático edifício foi projetado por Paulo Henrique Paranhos em linhas de arquitetura moderna. Lá estão o Cine Cultura, o Nila (biblioteca e galerias de arte), o Teatro Fernanda Montenegro, um centro de criatividade e uma praça. 

Vale a pena conferir a programação e assistir a pelo menos um espetáculo nesse ponto na cidade. Você também pode ir ao local para curtir uma tarde de lazer ao ar livre. O lugar tem capacidade para até 500 pessoas. O Espaço Cultural de Palmas já recebeu artistas do Brasil inteiro.

O Espaço Cultural de Palmas é um dos mais ricos espaços para a cena audiovisual, cultural e produções artísticas nacionais de todo o Tocantins
Créditos: Reprodução / Prefeitura de Palmas (Júnior Suzuki)

Praça dos Girassóis 

Você sabia que a Praça dos Girassóis, em Palmas, é a maior da América Latina e a segunda maior praça urbana do mundo? O local tem 571 mil metros quadrados. É o principal ponto de encontro dos moradores e a grande referência turística da capital do Tocantins. 

A Praça dos Girassóis, em Palmas, só perde em dimensão para a Praça Merdeka, em Jacarta, na Indonésia
Créditos: Reprodução / G1

O lugar é uma espécie de Praça dos Três Poderes do estado tocantinense. Afinal, no complexo arquitetônico estão reunidos as sedes do Poder Executivo (Palácio do Araguaia), Poder Legislativo (Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins) e Poder Judiciário (Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins). Nas áreas ao leste e oeste, também se encontra as Secretarias de Governo. 

Você ainda vê na Praça dos Girassóis um lindo jardim com lago artificial e fonte, árvores e espécies em floração. E, sim, existe um caminho com a presença de pequenos girassóis que encanta a todos!

Mais atrações nesse local ficam por conta de monumentos históricos como o que homenageia Luiz Carlos Prestes e o que faz referência ao levante dos "18 do Forte de Copacabana". Uma questão na Praça dos Girassóis é que não há muitos bancos para se sentar. 

O Memorial Coluna Prestes do arquiteto Oscar Niemeyer é um dos monumentos mais modernos presentes na Praça dos Girassóis em Palmas

Centro Geodésico do Brasil

Outro que também faz parte da Praça dos Girassóis, o Centro Geodésico do Brasil é muito reconhecido pela "Rosa dos Ventos", gravada no chão à frente do monumento e também na entrada do Palácio do Araguaia. A orientação com os pontos cardeais e colaterais destaca a cidade de Palmas como central entre os extremos do Brasil (norte-sul, leste-oeste). 

O grafismo da Rosa dos Ventos foi projetado em três cores e acompanha no traço a forte ligação cultural do Tocantins com as raízes indígenas. Já o Centro Geodésico tem o seu desenho esculpido em pedras portuguesas. O monumento fica na ala norte da Praça. No mapa do Tocantins, eles aparecem juntos no meio da Praça dos Girassóis. 

A presença do Centro Geodésico é marcante para o reconhecimento de Palmas como uma das cidades mais centrais do Brasil

Palácio Araguaia

Moderno e imponente, o belíssimo Palácio do Araguaia  projetado pelos arquitetos Maria Luci da Costa e Ernani Vilela chama a atenção de quem passa pela região da Praça dos Girassóis em Palmas. Sede do Poder Executivo estadual, ele foi construído em tempo recorde, durante apenas 13 meses. A inauguração deu-se em 9 de março de 1991. 

O edifício tem ao todo 14 mil metros quadrados e fachada emoldurada com arcos e tijolinhos. A cor marrom faz referência à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, presente na cidade de Natividade, aproximadamente a 200 km de Palmas, e construída pelos escravos no período colonial. O monumento artístico "Frisas" completa as paredes do exterior do Palácio do Araguaia.

O entorno do Palácio do Araguaia ainda tem a presença de árvores e espécies com floração. É um ótimo ponto para apreciar o pôr do sol na cidade

Na parte interna, há painéis com menção às lutas e às conquistas da história tocantinense. Bem como a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus e o batismo no Rio Jordão. Nessa parte, lindos vitrais com temática religiosa adornam o espaço. Uma curiosidade é que o piso de granito usado na área do palácio e das secretarias foi todo extraído de jazidas do Tocantins. 

Detalhe dos vitrais no interior do Palácio do Araguaia em Palmas

Visite o Palácio do Araguaia! O tour guiado dura em média 40 minutos e pode ser agendado por meio do contato disponibilizado: (63) 3212-4143. O horário de funcionamento do local é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

Como ir de Palmas ao Jalapão e às Serras Gerais?

Muitos viajantes utilizam o trajeto até Palmas e de lá seguem até outros pontos conhecidos do Tocantins, como o Parque Estadual do Jalapão e as Serras Gerais. Depois de passar um ou dois dias na capital do estado e aproveitar as principais atrações do destino, confira como é fácil alcançar esses lugares muito buscados no território. 

Primeiro de tudo, Palmas é a cidade com o aeroporto mais próximo do Jalapão (200 km) e recebe voos diretos de São Paulo, Brasília e Goiânia. Se você decidir completar o percurso de lá até o destino de carro, vá com um veículo que tenha tração nas quatro rodas. A principal via de acesso é pela Rodovia TO-030 até Santa Tereza do Tocantins

Depois disso, você precisará continuar pela TO-130 até Ponte Alta. Deste ponto em diante, a pista será de terra e areia até o Jalapão, em Mateiros. Um alerta é que a estrada tem trechos desertos e sem sinal de celular. Esteja prevenido e tenha em mãos, principalmente, mapas off-line para conseguir chegar com tranquilidade. Não há ônibus disponível de Palmas diretamente até o local.

Para ir até as Serras Gerais, você poderá escolher sair de Palmas com carro alugado, transfer particular ou ônibus. São aproximadamente 500 km de distância da capital e 200 km do ponto até o Jalapão. 

Encantado com toda a história, força e exuberância da capital do Tocantins? Confira ainda mais atrações da cidade no nosso Guia com os Melhores Passeios. Eles incluem as incríveis praias fluviais e as cachoeiras do destino. Aproveite a leitura e programe a sua viagem para Palmas com a 123milhas já!

RESERVAR