Lugares para comer

Saiba onde provar comida típica chinesa no Brasil

15 de agosto de 2023

Em 15 de agosto é comemorado o Dia da Imigração Chinesa no Brasil, que faz referência à primeira entrada oficial de chineses em terras brasileiras, que chegaram na embarcação Vapor Malange, em 1900. Desde então, Brasil e China constroem uma história de parcerias, e a cultura chinesa influenciou nosso país em vários aspectos, principalmente na gastronomia. 

Para celebrar, o Conexão123 destaca cinco restaurantes pelo Brasil em que você pode provar comida típica chinesa.

Conheça com o Conexão123

Pratos típicos da culinária chinesa

Os primeiros chineses chegaram ao Brasil em 15 de agosto de 1900 para trabalhar nas lavouras de café de São Paulo. Hoje estima-se que 200 mil chineses vivem no país, e mais da metade segue em São Paulo.

Ao longo desse período, os dois países criaram fortes laços. A China tem grande presença na economia brasileira: são fábricas, centros de artes marciais, clínicas de medicina chinesa, escritórios de administração de fazendas e diversos estabelecimentos que servem pratos típicos da culinária chinesa

A culinária chinesa tem uma ampla variedade de preparos, como o famoso yakisoba, camarão com castanha-de-caju e pato à Pequim — pato assado servido com panquecas finas, cebolinha e molho hoisin. Além desses, há outros pratos típicos, como: 

  • Arroz frito: prato básico em muitas refeições chinesas, o arroz é frito com ingredientes como legumes, carne, frutos do mar e molhos.
  • Frango ao molho de laranja: frango frito com molho que mistura os sabores doce e cítrico, sendo feito de suco de laranja, açúcar e temperos.
  • Frango kung pao: frango cozido com amendoim, pimenta seca e vegetais, temperado com molho picante e doce.
  • Chow mein: macarrão frito com legumes, carne ou frutos do mar, muitas vezes servido com um molho saboroso. É um prato muito tradicional.
  • Dim sum: uma variedade de aperitivos, como bolinhos cozidos no vapor, rolinhos-primavera e outros, frequentemente servidos no almoço ou lanche.
  • Camarão com Brócolis: camarões cozidos com brócolis e molho de alho, geralmente servidos sobre arroz.
  • Sopa Wonton: sopa leve e reconfortante preparada com bolinhos de massa recheados de carne, servidos em um caldo.
  • Camarão com molho de alho e gengibre: camarões salteados com alho e gengibre, resultando em um prato aromático e saboroso.
  • Baozi: bolinhos no vapor recheados com carne, legumes ou doces. Dica do Conexão123: esses bolinhos, que aparecem no filme Kung-fu Panda, podem ser preparados também na air fryer.

Vamos conhecer lugares para provar a comida típica chinesa? Entre as sugestões do Conexão123 estão restaurantes que fazem parte da promoção do clube Prime Gourmet. Ao adquirir um prato ou rodízio, os participantes do clube ganham outro de igual ou menor valor. Na parceria do aplicativo Prime Gourmet com a 123milhas, ao utilizar o cupom 123MILHAS, você ganha 5% de desconto na assinatura.

Conheça destinos para provar comida típica chinesa no Brasil | Baozi | Conexão123

O baozi, pãozinho típico chinês, ficou famoso com o filme Kung-fu Panda

Onde provar comida típica chinesa em São Paulo

Dos 200 mil migrantes chineses que estão hoje no Brasil, cerca de 110 mil vivem no estado de São Paulo, especialmente na capital paulista, se concentrando no bairro da Liberdade. Além de chineses, o bairro abriga grande colônia japonesa e de outros povos asiáticos, sendo o bairro mais oriental do estado.

Rong He

Na Liberdade, há diversos restaurantes típicos chineses, e se você quer conhecer um local bem tradicional, a dica é o Rong He. O estabelecimento também tem unidades nos bairros do Paraíso e de Moema. O cardápio é muito amplo e, das entradas às sobremesas, é inteiramente concentrado na cultura da China.  

No Rong He, há as seguintes opções: arroz, carnes, cozidos, frangos, frituras, grelhados, legumes, macarrão e refogados. Destaque para o arroz frito com camarão, presunto, ovo e ervilha; o macarrão apimentado com camarão, lula seca, marisco e carne suína desfiada e a carne suína agridoce servida com legumes.

Endereço: Rua da Glória, 622-A.

Chi Fu

Se você busca por uma experiência ainda mais típica chinesa, sua opção é o Chi Fu. Também localizado na Liberdade, esse típico restaurante chinês tem funcionários, em sua maioria, imigrantes chineses, e quase não falam português.  

Suas instalações são simples, e não são aceitos cartões ou pix, apenas dinheiro.  Muitos itens do cardápio estão grafados em ideogramas. Tudo isso faz parte da experiência da cultura chinesa, que você precisa experimentar. 

O cardápio é muito vasto — tem mais de 200 itens, entre pratos de camarão, ostras e porco. Os destaques ficam para o frango frito ao gengibre, macarrão com frutos do  e carne suína com molho de pimenta com arroz branco. Prepare-se: o molho é bemmm apimentado.

Endereço: Praça Carlos Gomes, 200.

Onde provar comida típica chinesa no Rio de Janeiro

Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro é o mirante Vista Chinesa, localizado na Floresta da Tijuca. Ele foi construído entre 1902 e 1903, como parte do projeto de embelezamento da Floresta da Tijuca, e faz referência ao estilo arquitetônico chinês, como os telhados de formato curvo do pavilhão construído no topo do mirante.

A indicação de onde provar a culinária chinesa no Rio de Janeiro é o Restaurante Chon Kou, um estabelecimento que serve pratos tradicionais há mais de 40 anos. 

No cardápio, clássicos da cozinha chinesa: rolinho-primavera, ninho de passarinho (cesta de batata-palha com camarão, lula, frango, carne, vegetais e ovo de codorna envolvidos em molho à base de soja) e o clássico frango xadrez com arroz. 

Endereço: Av. Atlântica, 3880 – Copacabana.

Onde provar comida típica chinesa em Porto Alegre

Quem está na capital do Rio Grande do Sul tem a opção de provar comida típica chinesa com descontos no Saichi Cozinha Oriental. 

No cardápio há diversas opções de yakisoba:

  • Vegetariano: com legumes refogados ao molho de soja.
  • Frango: com filé de peito de frango e legumes ao molho de soja.
  • Salmão: com salmão grelhado e legumes ao molho de soja.
  • Camarão: com camarões grelhados e legumes ao molho de soja.
  • Saichi: deliciosa mistura de salmão e camarão, misturado com legumes e molho de soja.

Com o aplicativo Prime Gourmet, você tem desconto de 30% em todo o menu do restaurante.

Endereço: Av. Dr. Nilo Peçanha, 3228, Shopping Viva Open Mall, loja 13.

Conheça destinos para provar comida típica chinesa no Brasil | Yakisoba | Conexão123

Diversas opções de yakisoba no Saichi, em Porto Alegre

Onde provar comida típica chinesa em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, no Paraná, há um excelente restaurante típico chinês: o Kirin Gastronomia. No cardápio, várias opções que você pode compartilhar com os amigos ou com a família:

  • Arroz frito, que pode ser acompanhado de carne bovina, frango, camarão ou vegano
  • Porco agridoce
  • Camarão frito ou empanado
  • Yakisobas
  • Guioza no vapor ou grelhada
  • Legumes refogados
  • Tofu apimentado

Quando estiver fazendo seu pedido no Kirin Gastronomia, utilize o aplicativo Prime Gourmet. Na compra de um prato, você ganha outro de igual ou menor valor. 

Endereço: Av. das Cataratas, 3570 – Vila Yolanda.

Conheça destinos para provar comida típica chinesa no Brasil | Arroz frito | Conexão123

No Kirin, em Foz do Iguaçu, experimente o arroz frito com camarão

Aproveite o Dia da Imigração Chinesa para experimentar um prato típico da culinária da China. Além dos descontos nos restaurantes pertencentes ao Prime Gourmet, conte também com a 123milhas para adquirir passagens aéreas, fazer reservas em hotéis, além de comprar pacotes de viagem com a segurança do seguro 123assist.

RESPOSTAS123

O Dia da Imigração Chinesa no Brasil é comemorado em 15 de agosto.

Estima-se que, atualmente, no Brasil vivam cerca de 200 mil migrantes chineses. A maioria vive no estado de São Paulo, em especial na capital.

Os primeiros imigrantes chineses chegaram ao Brasil em 15 de agosto de 1900, contribuindo para a diversidade cultural e étnica do país. Além de influência na culinária, a economia brasileira está muito atrelada à China.