Dicas para o viajante

Kit de primeiros socorros: o que levar em uma viagem internacional?

2 de agosto de 2022

Viajar é sempre bom. Ainda mais quando podemos nos assegurar de conforto e tranquilidade para conhecer em detalhes o destino para o qual embarcamos. Para isso, ter um kit de primeiros socorros a mão pode ser essencial. 

Imprevistos são, como já indica o próprio nome, impossíveis de prever. Mas quando eles acontecem, contar com alguns itens previamente separados pode determinar se uma estada será incrível ou repleta de surpresas desagradáveis. 

Dentre as formas de tornar seu roteiro turístico ainda mais seguro está a montagem de um kit de primeiros socorros para viagem, que podemos chamar também de “farmácia portátil”. Além do mais, outra alternativa de suma importância é contratar o seguro-viagem

O serviço de seguro é essencial para entrar em alguns países e cobre emergências médicas, tratamentos, e até mesmo roubos e extravios de bagagem. Veja qual modalidade é a melhor para você e garanta os melhores preços com a 123milhas.

Com tudo isso garantido, você pode sentir-se mais protegido caso alguma eventualidade aconteça. Bora saber como montar um kit médico para viajar?  

Você vai ler sobre

Viagem internacional: pontos importantes para montar sua mala

Realizar uma viagem internacional é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo. Afinal, existem inúmeros lugares pelo globo para descobrir, repletos de beleza seja natural, histórica, cultural ou geográfica. 

Planejar a ida a outro país é incrível e especial, mas, além de adquirir as passagens aéreas e o seguro-viagem, reservar o hotel e comprar ingressos, em caso de passeios exclusivos, é preciso se atentar à mala de viagem.

Para que o passeio seja realmente agradável, montar uma bolsa de viagem com os principais itens é fundamental. 

Você sabia que, além de roupas, sapatos, acessórios e artigos de higiene, um kit de primeiros socorros é indispensável? 

Se a sua resposta for sim, você é um viajante que se atenta aos mínimos detalhes. Porém, se respondeu não, fique tranquilo, pois iremos te ajudar nessa jornada! 

Aliás, outro ponto significativo é saber qual o clima vai estar no destino durante a viagem, justamente porque deve influenciar a montagem da mala turística.

Kit de primeiros socorros: o que levar para viagem internacional? | Viajantes montando a mala de viagem | Conexão123

A mala de viagem é o item mais importante quando o quesito é embarcar para conhecer um destino

Como montar o kit de primeiros socorros para viagem internacional?

Seja para lazer ou business, fazer uma viagem internacional requer uma boa dose de planejamento. No checklist turístico entram alguns itens fundamentais para garantir uma estada tranquila. A mala de viagem é um requisito muito importante.  

Dentre os elementos que compõem a mala está o kit de primeiros socorros, com medicamentos e curativos, para tornar a visita mais confortável e segura. Quem nunca teve uma dor de cabeça fora de casa, não é mesmo?! Longe do seu país natal, esses imprevistos podem ser ainda mais irritantes, por conta das diferenças impostas pelo idioma e restrições de venda de alguns produtos.

Para ajudar os viajantes, o Conexão123 listou alguns produtos para você incluir na sua bagagem:

  • Analgésicos e antitérmicos
  • Antináusea
  • Antialérgicos
  • Anti-inflamatórios
  • Antiácidos e remédios para gases
  • Medicamentos para cólicas menstruais
  • Fármacos para diarreia
  • Colírios
  • Repelente e pomadas para picadas de insetos
  • Cremes pós-sol e hidratantes
  • Curativos: esparadrapos, band-aids e antisséptico
  • Termômetro

Mas, fique atento, consulte as regras de entrada de remédios do país que visitar, para não ter surpresas na imigração. Inclusive, nos Estados Unidos e na Suíça é proibido o uso de dipirona. 

Em caso de medicamentos controlados, é necessário levar a prescrição médica com assinatura e, se possível, também na versão em inglês. 

Outra sugestão é consultar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para se informar com maior precisão sobre o transporte de remédios em viagens internacionais. Dessa forma, a chance de ter imprevistos no embarque é menor. 

Kit de primeiros socorros: o que levar para viagem internacional? | Kit de primeiros socorros para viagem | Conexão123

O kit de primeiros socorros para viagem é requisito fundamental e pode tornar sua estada mais confortável

Kit de primeiros socorros: como levar a “farmácia portátil” no avião?

O kit de primeiros socorros para viagem pode contribuir com uma estada mais despreocupada, como dissemos anteriormente. Mas, afinal, como transportar a “farmácia portátil”? 

O ideal é levar medicamentos e curativos na bagagem de mão, justamente pela praticidade e acessibilidade maior durante o voo e no desembarque. 

Porém, se não for possível carregar todos os remédios com você, separe aqueles que são essenciais para levar na bolsa e despache o restante junto com a mala de viagem

Nos voos internacionais, de maneira geral, os líquidos e géis devem ser levados em frascos de até 100 ml na bagagem de mão, totalizando 1 litro, ou seja, 10 recipientes com 100 ml. Fique atento também às regras de cada companhia aérea. 

Ademais, para evitar possíveis transtornos, a Anvisa recomenda o transporte dos fármacos em embalagens plásticas e transparentes e, de preferência, na caixa original.

 Kit de primeiros socorros: o que levar para viagem internacional? | Família embarcando no avião | Conexão123

O kit de primeiros socorros pode ser colocado na bagagem de mão, mas fique atento às regras da companhia aérea