Guia turístico

Tem que ir para Itaúnas

9 de dezembro de 2021

Conhecida pelas altas dunas de areia dourada, com até 30 metros de altura, Itaúnas é uma vila capixaba do município de Conceição da Barra. Cativa pelo estilo rústico, tradicionais festas de forró e praia tranquila o bastante para fazer qualquer um desacelerar. Quer saber mais? Venha com a 123Milhas descobrir por que você tem que ir para Itaúnas!

 

História das dunas

Duzentos e setenta quilômetros separam as dunas de Itaúnas de Vitória, capital do Espírito Santo. A vila atrai muitos turistas por conta das belezas naturais e pelo encanto do local, cheio de casinhas coloridas, bares e restaurantes decorados no estilo neo-hippie. Sem contar a história do aparecimento das dunas, que intriga muita gente.

As dunas, que chegam a medir 30 metros de altura, começaram a se formar quando foi removida a proteção natural que impedia a invasão de areia na cidade. O fenômeno surgiu após a plantação de eucalipto na região. Na época, os moradores tiveram que deixar o local e construir uma nova cidade à margem direita do Rio Itaúnas.

 

Praia e dunas de Itaúnas

Com 25 quilômetros de extensão de areia e a mais próxima da vila, a Praia de Itaúnas concentra parte das famosas dunas de areia. Para se chegar à praia propriamente dita, você precisa passar pelas dunas, mas não se preocupe! Nem todas são tão altas e a caminhada é tranquila, apesar da grande quantidade de areia.

A Praia de Itaúnas é a única possível de se chegar à pé

Não espere por grandes barracas na praia. Assim como a cidade, a orla é bem rústica. Os quiosques ocupam alguns trechos da praia e ficam bem cheios durante o verão. Mas, se você preferir um ambiente isolado, basta caminhar um pouco para encontrar partes desertas. Se for o caso, leve lanche e garrafas d’água.

Não perca a oportunidade de assistir ao nascer ou ao pôr do sol do alto das dunas – se possível, até os dois! A vista panorâmica é de tirar o fôlego: dá para ver a praia de um lado e o rio Itaúnas de outro.

 

Parque Estadual de Itaúnas

A praia fica dentro do Parque Estadual de Itaúnas, uma área de preservação ambiental com mais de 3.500 hectares que abrange as dunas e as praias da região.

Ele foi declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O parque, também, tem muita diversidade de animais e de vegetação, inclusive manguezal e restinga. O rio Itaúnas banha a reserva, onde é permitido nadar e praticar atividades aquáticas, como andar de caiaque.

Outra opção de ecoturismo são as diversas trilhas, com diferentes níveis de dificuldade. A Trilha do Pescador, por exemplo, tem apenas 600 metros de extensão e é considerada fácil de percorrer. Enquanto a do Buraco do Bicho tem 2.800 metros e exige mais esforço.

A trilha do Buraco do Bicho dura aproximadamente duas horas. Créditos: Parque Estadual de Itaúnas.

 

Praia Riacho Doce

A Praia Riacho Doce fica a 17 quilômetros de Itaúna, então é preciso se programar para visitá-la. Localizada na divisa entre os estados do Espírito Santo e Bahia, onde o Riacho Doce deságua, a orla é rica em vegetação, com coqueiros e muito gramado.

Para quem está sem carro, dá para chegar à praia de buggy e até de Kombi. Quem está com tempo e gosta de fazer longas caminhadas, o trajeto partindo da Praia de Itaúna é de dez quilômetros. Leve água e proteja-se com chapéu e muito protetor solar.

A Praia do Riacho Doce é a praia deserta que mais agrada aos turistas, lugar ideal para quem gosta de curtir mar e areia com poucas pessoas. É preciso levar bebidas, inclusive, água, lanches e o que mais desejar consumir, porque conta com pouca infraestrutura.

A Praia Riacho Doce é bem vazia e tranquila.

 

Bar Forró

O forró é muito tradicional em Itaúnas, tanto que a vila carrega o título de Capital Nacional do Forró e já revelou grandes nomes do estilo musical, a exemplo do Falamansa. Que tal inserir a dança no seu roteiro de viagem? Uma das casas mais famosas é o Bar Forró.

O lugar é superanimado, com música ao vivo e, claro, muita dança. É lá que acontece o Festival Nacional Forró de Itaúnas (FENFIT), evento que dura vários dias, com shows de grupos famosos como Rastapé e Trio Juazeiro.

A sanfona embala a dança de quem procura pelas dunas de Itaúnas.

Deu vontade de viajar? Encante-se ainda mais pelo vilarejo e saiba tudo o que você tem que conhecer em Itaúnas!