Todos

Bicentenário da Independência: Museu do Ipiranga, em São Paulo, reabrirá em setembro

24 de agosto de 2022

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, será reaberto em 6 de setembro como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. Situado dentro do complexo do Parque da Independência, na zona sul da capital, o edifício passou por reforma e ampliação, que custaram R$ 183 milhões.

As novas instalações do espaço incluem uma cafeteria, restaurante, lojinha e um mirante, que permitirá uma visão de 360 graus da metrópole. 

Quer saber o que mais há de novidade no Museu do Ipiranga? A plataforma de incentivo a experiências de viagens Conexão123 mostra pra você!

Você vai ler sobre

Museu do Ipiranga tem acervo de mais de 3 mil itens dos séculos XIX e XX

Construído entre 1885 e 1890, o museu abriga a famosa pintura “Independência ou Morte”, do artista brasileiro Pedro Américo, também restaurada recentemente. O acervo inclui ainda esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira, entre outros itens. São cerca de 3 mil peças, a maior parte dos séculos XIX e XX.

Para reinstalar as 12 pinturas que ficavam em volta da escadaria monumental do Museu do Ipiranga, por exemplo, foram necessárias cinco semanas e mais de dez profissionais. Para alinhar as pinturas restauradas que voltaram às paredes, optou-se por contar com uma folga de meio centímetro, para que as telas respirem sem criar umidade, mofo ou fungos. 

Museu do Ipiranga, em São Paulo, reabrirá em 6 de setembro após nove anos fechado | Imagem do Jardim Francês | Conexão123

A reforma do Museu do Ipiranga incluiu a restauração do Jardim Francês

Um dos destaques do edifício-monumento e que recebeu especial atenção por conta do Bicentenário da Independência é o Jardim Francês, ornamentado por azaleias, rosas, ciprestes italianos e fícus arredondados. Além de recuperar as duas fontes que estavam no projeto original da instituição, a área conta agora com um restaurante de 270 m², além de espaço para food bikes.

Bicentenário da Independência: Museu do Ipiranga dobrou de tamanho com as novas instalações

Tombado como Patrimônio Histórico Municipal, Estadual e Federal, o museu de São Paulo deve dobrar de tamanho. Com a ampliação, agora são 14 mil m² de área, o que inclui as novas bilheterias, café, loja, um auditório, área educativa e uma sala de exposições temporárias. Antes da reforma, o espaço recebia, em média, 300 mil visitas ao ano, número que deve chegar a 1 milhão anuais, segundo projeções do governo do estado.

No tocante à acessibilidade, o Museu do Ipiranga foi equipado com elevadores e rampas de acesso. As exposições também serão mais acessíveis e interativas, incluindo obras com tratamento multissensorial, com telas e plantas táteis, dispositivos olfativos, reproduções em 3D e cadernos em braile para manuseio dos visitantes.

“Realmente, quem chegar aqui no Museu do Ipiranga vai ficar encantado com a estrutura e a forma que realmente foi feita essa obra aqui. Um patrimônio como esse fortalece, cada vez mais, a nossa cultura. E vamos fazer com que esse patrimônio seja, realmente, um incentivo para trazer novos turistas para o Brasil e para São Paulo”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito, em visita ao museu.

Museu do Ipiranga: qual o valor do ingresso e como chegar

O museu reabre na véspera do Bicentenário da Independência com 12 mostras simultâneas (11 de longa duração e uma temporária). O valor dos ingressos ainda não foi divulgado.

Museu do Ipiranga, em São Paulo, reabrirá em 6 de setembro após nove anos fechado | O Museu do Ipiranga | Conexão123

Exposições serão mais acessíveis e interativas, incluindo obras com tratamento multissensorial

O Museu do Ipiranga está localizado na Zona Sul de São Paulo. Para chegar lá, há linhas de ônibus que passam próximo do Parque da Independência (consulte o site da SPTrans para saber o número das linhas). A estação de metrô mais próxima é a Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde). Também é possível ir de trem, com a linha 10-Turquesa da CPTM, descendo na Estação Ipiranga. 

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros. Vamos viajar?