Lugares para comer

Tem que comer em Maceió

11 de dezembro de 2021

Se conhecer Maceió já é sinônimo de visitar o “Caribe brasileiro” imagina experimentar a comida do paraíso? Os maceioenses não economizam no prato e a culinária típica de Maceió é conhecida por ser uma das mais fartas do Brasil. Pensando nisso, criamos um tour gastronômico com os lugares onde você tem que comer em Maceió.

Além dos famosos frutos do mar, na capital de Alagoas não faltam opções de comidas típicas do nordeste como o cuscuz, carneiro, carne de sol, tapioca e diversas variações com ingredientes como a nata e o búfalo.

No café da manhã em Maceió não pode faltar a macaxeira, inhame ou batata doce com carne de sol (charque) e cuscuz. Preparado para conhecer a culinária maceioense? Você não pode deixar de provar nossas dicas na capital de Alagoas!

Culinária regional

Café da manhã em Maceió

Você sabe o quê um maceioense não abre mão de comer logo cedo? Pois seguem algumas das comidas que não podem faltar no café da manhã deste povo arretado!

Carne de sol com inhame ou batata doce ou macaxeira

Cuscuz

Opção de porção individual e pequena de cuscuz do sertão servida na casca do coco

Tapioca autêntica e tapioca doce

As queridinhas tapiocas doces não podem faltar no café da manhã e no lanche.

Todas essas delícias são oferecidas no restaurante Bodega do Sertão. Conhecido por ser frequentado por celebridades, o ambiente é pensado para você sentir que, de fato, está no sertão nordestino.

A decoração lúdica é composta por flores em chita, móveis de madeira rústica e objetos antigos. O atendimento é realizado por mulheres vestidas em homenagem à icônica Maria Bonita. São muitos os detalhes para reproduzir a experiência de estar em uma casa do interior de Alagoas.

Café completo da culinária nordestina:

Destaque para o café colonial nordestino completo, a carne de sol na nata, tapiocas veganas, entre outros pratos típicos da culinária nordestina.

O restaurante fica na avenida Júlio Marques Luz, 62, no bairro de Jatiúca. Funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 22h, e no domingo, das 07h às 22h.

Já para os apaixonados por frutos do mar, destacamos alguns pratos:

Chiclete de camarão, caldinho de sururu e moqueca de frutos do mar

A receita original surgiu na Praia do Francês e leva o camarão, o molho e o queijo. Porém, atualmente, a receita conta com cinco tipos de queijos diferentes como gorgonzola, parmesão e provolone, além de ervas como coentro e cominho.

O prato ganhou o nome Chiclete de Camarão por causa da fartura e da cremosidade do queijo.

Você encontra Chiclete de Camarão em restaurantes como o famoso Imperador dos Camarões e também no Parmegianno. Nesse último, o cardápio inclui pratos como o caldinho de sururu e a moqueca de frutos do mar.

Parada obrigatória no tradicional Camarão na Abóbora de Maceió.


O endereço do restaurante Imperador dos Camarões é avenida Dr. Antônio Gouveia, 607, Pajuçara. Funciona todos os dias, das 11h30 às 23h30. Na mesma avenida está localizado o restaurante Parmegianno, no número 1259, aberto entre 11h e meia-noite.

Carne de sol do Picuí

O nome carne de sol do Picuí já diz qual é o carro-chefe da casa. O espaço oferece também outros pratos da culinária de Maceió em um ambiente despojado e área externa coberta. Localizado na avenida da Paz, 1140, Jaraguá, o restaurante funciona todos os dias, das 11h às 17h.

Siri mole ao coco

Também conhecida como moqueca de siri mole, o siri mole ao coco é muito comum nessa região devido à grande quantidade de mariscos e moluscos típicos das lagoas da região. Logo, o preço do prato é bem mais acessível do que em capitais sem praias ou lagoas.

A iguaria é acompanhada de farofa e legumes. Um dos mais famosos de Maceió é o Siri Mole do Peixarão. O restaurante também oferece um cardápio extenso de pratos típicos utilizando frutos do mar, como siri de coral, ova de peixe, peixada regional, polvo e camarão ao molho de coco.

Localizado na avenida Dr. Júlio Marques Luz, 50, Jatiúca, o restaurante fica aberto todos os dias das 11h às 23h.

 

Pudim de tapioca e peixada

Não falta pudim de tapioca nos estabelecimentos de Maceió. A autêntica receita da sobremesa leva tapioca, leite, coco ralado, ovos, farinha de trigo e leite condensado.

E experimentar a culinária alagoana exige também provar a peixada da cidade.

No restaurante afro-baiano Akuaba é possível experimentar a deliciosa moqueca de peixe e o pudim de tapioca. O menu conta com peixe frito no dendê acompanhado com salada de quiabo, farofa de inhame e arroz branco.

Moqueca de peixe é acompanhada de purê de banana da terra, farofa amarela e arroz branco.

Uma deliciosa mistura de sabores fica por conta do filé mignon na chapa com gengibre, cebola, pimentão, coberto com banana da terra. Além de vinagrete de polvo, espetinho de peixe ou de alcatra, casquinha de siri e muito mais.

A energia do lugar é outro diferencial! O ambiente acolhedor é moderno e versa com o rústico, encanta pelas áreas com muitas plantas. O restaurante fica na rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6, Jatiúca. Funciona todos os dias, das 11h às 23h.

 

Bolo de macaxeira com coco e mugunzá

No café da manhã em Maceió não falta o famoso bolo de macaxeira com coco. Outro queridinho na cidade é o mugunzá, também conhecido como “canjica doce” em outros estados.

O tradicional bolo de macaxeira raiz com coco.

Quer provar essas delícias? Vá à barraca de comidas típicas Milho Universitário MCZ. Os preços são acessíveis e o delivery de vários pratos feitos com milho, tão comuns na culinária nordestina, é entregue na cidade toda.

Para os apaixonados por pamonha e outras delícias do milho, Maceió é um paraíso.

759 Parrilla

Se a sua intenção é comer carne saborosa, o seu lugar em Maceió é o 759 Parrilla. As carnes originárias do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai são um sucesso. É o caso, por exemplo, do assado de tira gaúcho. Ou das coxinhas picantes com molho blue cheese.

O cardápio variado oferece cupim, manta de cordeiro com risoto de limão siciliano e pedaços de abacaxi grelhados e muitos sanduíches caprichados. O pão francês recheado com queijo, coberto com linguiça suíça, molho agridoce e crispys de couve também é uma boa pedida!

“Prime Rib” – Costela na Parrilla acompanhada do chopp gelado para espantar o calor de Maceió.

Destaque para o polvo salteado com batatas rústicas e pétalas de cebolas defumadas. Delícia, né?

759 Parrilha fica na avenida Dr. Antônio Gouveia, 759, Pajuçara. Funciona de quarta a sexta-feira, das 11h às 21h, com música ao vivo.

Najuany Bistrô

Um local com decoração estilo “romântica”. Essa é a melhor descrição para o Najuany Bistrô. Destaque para o linguine ao molho de tomate artesanal e camarão rosa. E ainda o risoto negro com mignon ao molho de gorgonzola.Para a sobremesa, brownie de chocolate com sorvete de baunilha. Hummm!

Risotto de limão com polvo combinam com vinho branco.

O restaurante é um espaço certo para comemorações, como dia dos namorados, festas de aniversário e noivados. Fica na rua São Francisco de Assis, 73, Jatiúca, e é aberto de segunda a sábado, a partir das 19h.

 

Restaurante Janga

A especialidade da casa são os pratos com frutos do mar. No Restaurante Janga, destaque é para o risoto de lagosta, salada de frutos do mar e para o filé de siri como entrada. A sobremesa destaque é a cocada assada servida com sorvete de tapioca no próprio coco.

Camarão acebolado é flambado na manteiga de garrafa junto com a cebola.

Localizado na rua General João Saleiro Pitão, 1296, Ponta Verde, o restaurante Janga funciona para almoço de terça a domingo, das 12h às 16h. Para jantar, ele está aberto de terça a sábado, das 18h30 às 23h30.

 

Barracas

 

Acarajé da Elísia

Famoso acarajé de Maceió é o da barraca da Elísia, quem começou uma história de de sucesso com o alimento ainda no supermercado Hiper e agora oferece o prato no estacionamento de um shopping. A massa de feijão é feita hora, o vatapá e o caruru frescos, com porção abundante de camarão.

Bahia em Maceió: o acarajé da Elísia faz sucesso na cidade.

A barra fica no estacionamento do Maceió Shopping, na avenida Comendador Gustavo Paixa, 2990, Mangabeiras.

 

3 sobremesas típicas de Maceió

 

Picolé de tapioca da Fika Frio

A Fika Frio é uma marca regional de picolés que oferece diversos sabores alagoanos, como caju, graviola e cajá, com destaque para o famoso picolé de tapioca.

Picolé regional com sabor tradicional de tapioca.

Imagina experimentar a massa de tapioca com coco em formato de palito? Maravilhoso define! Você encontra essa marca espalhada por toda cidade em vários pontos, mas pode se deliciar na loja oficial no bairro Jatiúca, que fica na avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, 506.

 

Los Palitos

Especializada em sobremesas, a Los Palitos oferece diversas opções no cardápio como o Grand Gateau e milk shakes diferenciados com mais de 30 combinações disponíveis. Todas as sobremesas são acompanhadas das famosas Paletas Mexicanas. O estabelecimento fica na rua Dr. Lessa de Azevedo, 35, Pajuçara.

 

Maria Pitanga

É onde você encontra o melhor açaí da cidade, com os acompanhamentos mais deliciosos, além de opções sem glúten ou lactose.

A açaiteria Maria Pitanga fica na avenida Dr. Antonio Gomes de Barros, 836, Loja 05, Jatiúca. Funciona todos os dias, das 15h ao meio-dia.

 

Onde comer bem e barato em Maceió

 

Caruaru Galeteria Beer

É possível comer galeto, picanha argentina e feijoada a um preço justo em Maceió. O Caruaru Galeteria Beer fica na rua Carlos Tenório, 360, Ponta Verde. O espaço abre todos os dias às 11h30 e fecha às 23h30.

 

Massagueirinha

No restaurante Massagueirinha o espaço é simples e aconchegante. O carro-chefe da casa é a casquinha de siri (uma das melhores de Maceió).

Caldos de camarão, peixe e sururu também estão no cardápio desse restaurante que oferece pratos executivos muito bem servidos com ótimo custo/benefício. Basta ir até à rua Deputado José Lages, 1105, Ponta Verde, em qualquer dia da semana das 11h à meia-noite.

 

Casa de Mainha

Casa de Mainha oferece preço justo para todos os principais pratos da culinária regional. O atendimento chama atenção por seus caracterizados e o ambiente é cheio de detalhes tipicamente nordestinos. Localizado na rua Engenheiro Demócrito Sarmento Barroca, 80, Pajuçara. É aberto de sexta a domingo, das 07h às 21h, e de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 21h. De sexta a domingo é servido café da manhã a partir das 07h.

 

Experimente lanches em Maceió e Maragogi

 

Sanduíche do Careca

Definitivamente, o Sanduíche do Careca fez história em Maceió com suas inesquecíveis maioneses, qualidade e bom preço. Hoje, são mais nove unidades do Grupo Careca, entre unidades de sanduba, restaurante e sorveteria.

Carne seca acompanhada de catupiry no famoso Sanduíche do Careca.

A sanduicheria está localizada na avenida Empresário Carlos da Silva Nogueira, 495, Jatiúca, e fica aberta todos os dias da semana.

 

Villa Maceió Food Park

Localizada na rua Lourenço Moreira da Silva, em Ponta Verde, a Villa Maceió Food Park é uma praça de alimentação que oferece diversos tipos de comida em um só local. Aberto ao público todos os dias, das 18h às 23h, o Food Park é indicado para toda família!

 

Maragogi – o Caribe brasileiro

Como é mundialmente conhecida, as praias de Maragogi tem a beleza das praias caribenhas. E na gastronomia também não fica para trás. Além dos frutos do mar, lagostas, camarões e outras delícias da culinária de Alagoas, em Maragogi você encontra pratos famosos como as “broinhas de Maragogi”.

Existem diversas opções de restaurantes em Maragogi. Mas aqui destacamos pratos deliciosos de restaurantes menos “badalados”, com preços acessíveis e qualidade. Que tal conferir?

 

Camarão no abacaxi do Estrela do Mar

Quem experimenta indica e repete! O camarão no abacaxi é um dos melhores pratos para se comer em Maragogi. O restaurante Estrela do Mar é para quem quer almoçar e jantar com a incrível vista para o mar do Caribe brasileiro. Outro prato queridinho do lugar é a lagosta.

O mais pedido da casa: camarão no abacaxi do Estrela do Mar.

O restaurante Estrela do Mar fica na rua Manoel Santos Rangel, 77, Maragogi.

Lagosta com legumes do Restaurante Colibri

Comida farta, preço justo e diversas opções de sucos com frutas orgânicas e locais. O Restaurante Colibri oferece delicioso penne aos frutos do mar e lagosta com legumes.

Como as porções são caprichadas, lembre-se de “guardar um lugar” para a sobremesa. Localizado na rodovia São Geraldo, AL 101 Norte, bairro Santa Teresa Verzeri 488, em Coopeagro, o restaurante funciona todos os dias, das 11h às 16h.

E agora, ficou encantado pela culinária nordestina? Diversidade nos sabores, variedade de pratos e sobremesas… fica até difícil escolher por onde começar, não é mesmo? Depois desse tour gastronômico pela capital alagoana, aproveite para escolher os locais onde você tem que ficar em Maceio!