Lugares para conhecer

Aniversário de Aracaju: três curiosidades sobre a cidade

17 de março de 2023

O aniversário de Aracaju é celebrado no dia 17 de março. Fundada em 1855, a cidade sergipana é uma das mais planejadas do Brasil, fato que a torna um lugar excelente tanto para moradores quanto para turistas.

Para celebrar esta data, o Conexão123 preparou um artigo especial com três curiosidades sobre a cidade. 

Você vai ler sobre

História de Aracaju  

A história de Aracaju, capital do estado de Sergipe, começa no século XIX, quando a cidade foi fundada, em 17 de março de 1855. Ela foi construída a partir do projeto de urbanização de uma área onde antes existia uma vila de pescadores. Desde então, o município passou por diversas transformações e se tornou uma das principais capitais do Nordeste.

A cidade tem tradições e manifestações culturais muito diversas, e inúmeros edifícios e monumentos que ajudam a contar sua história. Alguns dos pontos turísticos em Aracaju mais populares são a orla de Atalaia, o Museu da Gente Sergipana e o Mercado Municipal.

História de Aracaju | Orla de Atalaia | Conexão123

Passarela do Caranguejo na Orla de Atalaia em Aracaju | Foto: Divulgação

A culinária de Aracaju é uma mistura de ingredientes locais com influências de outras regiões do Brasil. Os pratos típicos são caranguejo, moqueca sergipana, escondidinho de carne de sol, entre outros. Não deixe de conhecer os melhores restaurantes de Aracaju.

A cidade é um destino imperdível para quem deseja conhecer a história, a cultura e as belas praias do nordeste brasileiro. 

Conheça três curiosidades sobre a cidade 

Venha conosco descobrir algumas das principais curiosidades de Aracaju e prepare-se para se surpreender.

Aracaju é a menor capital do Nordeste em área territorial

Você sabia que Aracaju é a menor capital do Nordeste em área territorial? Com apenas 181,8 km², é também a terceira menor capital em extensão do Brasil, atrás apenas de Vitória (ES) e Natal (RN). Além disso, a população de Aracaju também é a menor de uma capital do Nordeste: são cerca de 657 mil habitantes.

Mesmo sendo pequena, Aracaju tem muito a oferecer. A cidade tem um centro histórico muito bem preservado, com muitos prédios antigos que datam do século XIX. Além disso, a orla de Atalaia é uma das mais bonitas do país, com uma extensão de 6 km e diversas atrações turísticas. No total, o litoral de Aracaju se estende por 35 km, banhado pelo oceano Atlântico!

Aracaju pode ser explorada a pé ou de bicicleta. Isso permite que os turistas possam conhecer muitos pontos turísticos em um curto espaço de tempo. 

Vai fazer uma viagem para Aracaju? Planeje e confira nossas dicas com as melhores hospedagens. 

Igreja de Santo Antônio: encontre o amor verdadeiro 

A Igreja de Santo Antônio é um local repleto de história e curiosidades. Construída no século XVIII, o templo é um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade e guarda muitas lendas e mistérios.

A importância da Igreja de Santo Antônio é inegável, não apenas pela sua arquitetura de estilo neogótico, mas também por ser um importante marco religioso da cidade. Bem no topo de uma colina, fornecendo uma vista panorâmica de Aracaju, a igreja é um local de devoção e fé para muitas pessoas, que procuram ali encontrar paz e conforto espiritual.

Reza a lenda, difundida entre os moradores mais antigos de Aracaju, que quem der três voltas ao redor da igreja encontrará um amor eterno rapidamente. Essa história é tão forte na região, que muitos pombinhos realizam seus casamentos na igreja, na esperança de terem um relacionamento duradouro e feliz.

Bom, se é verdade, não sabemos, mas não custa tentar e aproveitar para apreciar a bela vista da Colina do Santo Antônio.

Igreja de Santo Antônio - Encontre o amor verdadeiro  | Igreja de Santo Antônio | Conexão123

Que tal tentar a sorte para encontrar o amor verdadeiro?

Endereço:  R. Cláudio Batista, 11 – Santo Antônio

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 8h às 17h

Croa do Goré: a praia que dura 6 horas por dia 

A Croa do Goré é uma das praias mais famosas de Aracaju e tem uma curiosidade bem peculiar: ela dura apenas seis horas por dia. Isso acontece devido a um fenômeno natural decorrente do movimento das marés, que faz com que a ilhota surja do mar por algumas horas e depois volte a ficar submersa.

Para chegar até a Croa do Goré é possível realizar passeios de barco, que partem da orla de Atalaia e da praia de Aruana. Os ingressos variam entre R$ 25 e R$ 50 por pessoa, dependendo da embarcação escolhida e da época do ano. Os ingressos são vendidos nos quiosques da orla ou nas agências de turismo locais.

É recomendado visitar a Croa do Goré durante a maré baixa, que ocorre duas vezes por dia, em horários variados. É importante verificar a tábua de marés para saber o momento propício.

Geralmente, os horários mais indicados são entre 9h e 12h e entre 14h e 17h. Vale lembrar que o tempo de permanência na croa é limitado a aproximadamente 3 horas, pois a faixa de areia começa a desaparecer com o avanço da maré.

Durante o passeio, os visitantes podem apreciar a beleza das águas cristalinas, que proporcionam um banho de mar único. Além disso, é possível fazer uma parada na Ilha dos Namorados, conhecida por suas formações rochosas peculiares e por ser um local ideal para a prática de mergulho.

Croa do Goré  | Guarda-sol em Croa do Goré | Conexão123

Croa do Goré, a famosa praia que dura apenas 6h

A Croa do Goré é ponto turístico de Aracaju que já foi habitado por uma comunidade de pescadores. Atualmente dispõe de barracas com comidas típicas e bebidas para os visitantes.

Gostou de conhecer as curiosidades de Aracaju? Qual achou mais interessante?

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Vamos?