Todos

Turismo LGBT: os melhores destinos ao redor do mundo

28 de junho de 2023

O turismo LGBT contempla a garantia de segurança e acolhimento para todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou da identidade de gênero. 

É uma modalidade que tem crescido cada vez mais, mas especialmente no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado em 28 de junho, as buscas por destinos inclusivos aumentam.

Pensando nisso, o Conexão123 separou alguns dos melhores lugares ao redor do mundo para pessoas LGBTQIAP+ visitarem sem medo. Vamos conferir? 

Conheça com o Conexão123

O que é turismo LGBT? 

É um nicho do turismo com foco na população LGBTQIA+ que engloba destinos, estabelecimentos e prestadores de serviço que apoiam e protegem a comunidade. Por definição, contempla qualquer produto turístico que possui preparo e está focado em atender a população da sigla.

O receio de enfrentar discriminação e hostilidade é uma constante entre as pessoas da comunidade LGBTQIAP+ , especialmente porque esse grupo enfrenta perigos reais ao visitar diversos locais ao redor do mundo.

Além disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre o verdadeiro significado do turismo voltado para a comunidade LGBTQIAP+, que nada mais é do que a valorização e respeito a essas pessoas. 

No turismo LGBT, são oferecidos destinos, serviços e eventos especialmente voltados para acomodar, com conforto, viajantes em todos os espectros da sigla. Isso pode incluir opções de hospedagem, como hotéis e resorts, além de estabelecimentos, como bares, clubes, saunas, restaurantes e festivais, que são adaptados para atender às preferências e interesses do público LGBT.

Destinos LGBT Internacionais 

Agora que você entende a importância do turismo LGBT, vamos conferir alguns destinos internacionais que se adequam a esta modalidade. 

São Francisco (Califórnia) 

São Francisco é uma cidade vibrante, localizada na costa oeste dos Estados Unidos, no estado da Califórnia. A icônica Ponte Golden Gate é um marco mundialmente conhecido e uma das atrações mais fotografadas do mundo.

A cidade foi pioneira e tem uma longa história de ativismo pelos direitos civis da população LGBTQIAP+. Inclusive, a famosa bandeira do arco-íris, destinada ao movimento, foi criada na cidade, em 1978, pelo artista Gilbert Baker. 

O bairro de Castro, em São Francisco, é considerado o coração da comunidade LGBTQIAP+. É um local vibrante, repleto de bares, clubes, lojas e restaurantes voltados para esse público. Esse bairro abriga o Castro Theatre, um icônico cinema que exibe filmes clássicos e independentes, além de sediar festivais de cinema LGBTQIAP+.

Turismo LGBT - Destinos Internacionais - São Francisco | Bairro Castro | Conexão123

Localizado na parte central de San Francisco, o bairro Castro é um destino popular para a comunidade LGBTQIAP+

A cidade de São Francisco foi palco de diversos outros eventos e lutas LGBTQIA+ e, por isso, é um destino escolhido pelo público. As ruas são repletas de bandeiras e memoriais, como o Pink Triangle Memorial, um monumento dedicado às pessoas da comunidade assassinadas durante o regime nazista.

A Parada do Orgulho de São Francisco, também conhecida como San Francisco Pride, é um evento anual que celebra a comunidade LGBTQ+. O desfile é um dos maiores e mais antigos eventos desse tipo no mundo, tendo sido realizado pela primeira vez em 1970, inspirada pelos protestos de Stonewall em Nova York.

Barcelona (Espanha) 

Barcelona, cidade cosmopolita da região da Catalunha, na Espanha, é um dos municípios europeus mais vibrantes, por conta de sua arte e arquitetura. A cidade é considerada um dos principais destinos para turismo LGBT+ na Europa e possui uma ampla oferta de espaços e eventos voltados para o público.

O bairro de Eixample, também conhecido como Gayxample, é o mais famoso da Espanha, dentre os locais voltados para o público LGBTQIAP+. Nele, você encontrará uma série de bares, clubes, restaurantes e lojas voltados para a comunidade.

Barcelona também é famosa por sediar um evento LGBTQIAP+, a Parada do Orgulho de Barcelona, realizada anualmente em junho. Durante essa época, a cidade se enche de cores e festividades, com desfiles, festas e eventos culturais.

Las Vegas

Las Vega, em Nevada, nos Estados Unidos, dispõe de uma cena inclusiva e acolhedora para a comunidade LGBT+. Embora seja uma cidade famosa por seus cassinos e entretenimento, Vegas também possui uma comunidade vibrante e diversa que celebra a diversidade sexual e de gênero.

A cidade abriga uma série de eventos e festivais voltados para a comunidade LGBT+, como o Las Vegas Pride, que é uma celebração anual do orgulho LGBT+ com desfiles, festas e outras atividades. Além disso, há uma variedade de bares, clubes e locais de entretenimento voltados especificamente para o público LGBT+.

A agitação na região para a comunidade está concentrada na área ao longo da Paradise Road, bem como nas avenidas Tropicana e Harmon, mais especificamente a leste do hotel MGM Grand.

Las Vegas também tem uma forte presença de organizações e grupos de defesa dos direitos LGBT+, que trabalham para promover a igualdade e combater a discriminação.

Toronto (Canadá) 

A cidade de Toronto fica localizada na província de Ontário, no Canadá. É conhecida por ser uma cidade inclusiva e acolhedora para a comunidade LBTQIAP+, como todo o Canadá. 

A área mais diversa é a Church-Wellesley Village, localizada no centro da cidade. Essa região é o coração da comunidade LGBTQIAP+ em Toronto e abriga uma grande variedade de bares, boates, restaurantes, lojas e eventos voltados para o público. Outros bairros muito conhecidos para turismo LGBT são Kensigton Market e Queen Street West

Turismo LGBT - Destinos Internacionais - Toronto | Church Wellesley Village | Conexão123

Além das faixas de rua pintadas, há muitos bares, restaurantes e lojas temáticos na Church Wellesley Village para a comunidade LGBTQIA+

Essas regiões abrigam diversos espaços culturais, galerias de arte, cafés e lojas com uma atmosfera inclusiva.

Tel Aviv 

Tel Aviv está localizado na costa central de Israel, banhada pelo Mar Mediterrâneo. É a segunda maior cidade do país.

Nos últimos anos, Tel Aviv ganhou reconhecimento internacional como um destino popular para turistas LGBT+ e tem sido amplamente reconhecida como uma cidade com uma comunidade vibrante.

Tel Aviv abriga a maior parada do orgulho LGBT do Oriente Médio, conhecida como Tel Aviv Pride, que atrai milhares de participantes de todo o país e do exterior. O evento é uma celebração animada da igualdade e dos direitos LGBT, com desfiles, festas e eventos culturais ao longo de vários dias.

Além disso, Tel Aviv possui uma cena gay próspera, com muitos bares, clubes e estabelecimentos voltados para o público LGBT. O Bairro Florentin e a área ao redor da Rua Rothschild são conhecidos por sua vida noturna animada e incluem vários locais populares entre a comunidade LGBT.

A cidade também tem uma legislação progressista em relação aos direitos LGBT. A discriminação com base na orientação sexual é ilegal e as leis de Israel garantem direitos e proteções para a comunidade LGBT, incluindo a adoção por casais do mesmo sexo e a igualdade no local de trabalho.

Destinos LGBT Nacionais 

No Brasil, há diversos destinos nacionais que são populares entre os viajantes LGBTQIAP+ e que oferecem uma atmosfera aberta, tolerante e vibrante. A seguir estão alguns exemplos de destinos nacionais populares para o turismo LGBT+.

São Paulo (SP) 

São Paulo, a capital paulista, é um dos destinos mais populares para o turismo LGBTQIAP+. Com uma população de mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é um verdadeiro símbolo de diversidade no Brasil. 

A cidade é famosa por sediar a maior Parada do Orgulho LGBT da América Latina, um evento que atrai milhões de pessoas anualmente e que conta com a presença de celebridades, como Pabllo Vittar, Mc Loma, Ludmilla, Lexa, Luísa Sonza e outros nomes são figurinhas marcadas no evento e, da rua, é possível acompanhar de perto duas performances.

Turismo LGBT+: destinos nacionais mais procurados | Parada do Orgulho LGBTQIAP+ no Rio de Janeiro | Conexão123

A primeira parada de SP aconteceu em 1997, e desde então é realizada anualmente, geralmente no mês de junho

Em 2001, o estado de São Paulo se tornou pioneiro ao promulgar uma lei que criminaliza a LGBTfobia, antecipando-se à legislação nacional. A cidade oferece uma ampla variedade de opções de entretenimento para a comunidade LGBTQIAP+. Há uma infinidade de bares, restaurantes e casas noturnas, espalhados por diferentes ruas e bairros.

Destacam-se as animadas casas noturnas da Rua Augusta e da Rua Frei Caneca, esta última carinhosamente chamada de “Rua Gay Caneca” pelos membros da comunidade. Esses locais são frequentados principalmente por pessoas que apreciam a cena pop, cult e underground.

Rio de Janeiro (RJ) 

O Rio de Janeiro é um destino que atrai a atenção de diversos turistas, incluindo aqueles que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+.

Um dos pontos mais populares e frequentados pela comunidade é a Zona Sul, que abriga locais badalados para pessoas da sigla no Rio de Janeiro. Uma dessas opções é a praia que se estende entre os Postos 8 e 9, próximo à Rua Farme de Amoedo. O Posto 8, conhecido como “Farme Gay”, é um ótimo lugar para fazer novas amizades e aproveitar momentos agradáveis.

No bairro de Copacabana, encontra-se o famoso Quiosque Rainbow, outro ponto de encontro muito visitado pela comunidade LGBT. Localizado à beira-mar, o Quiosque Rainbow é um restaurante e bar que oferece um menu diversificado de comidas e bebidas, além de proporcionar música ao vivo para animar ainda mais o ambiente.

Saiba mais sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ 

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, voltado para levantar pautas importantes sobre os direitos de quem é da sigla (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual), conscientizar a população e também para celebrar todas as formas de amor e de identidade de gênero.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ é 28 de junho e marca o aniversário da Rebelião de Stonewall, um evento que ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1969, considerado um marco importante no movimento pelos direitos e pela visibilidade das pessoas da sigla.

A Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações espontâneas que aconteceram após uma invasão policial no Stonewall Inn, um bar frequentado principalmente por pessoas LGBTQIAP+. Essa rebelião durou vários dias e gerou uma maior mobilização e conscientização sobre os direitos LGBTQIAP+ e a igualdade de gênero. 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ é uma oportunidade para comemorar as conquistas já alcançadas e também reivindicar uma sociedade mais igualitária e inclusiva para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Gostou de saber mais sobre os destinos que abrem espaço para o turismo LGBT? Conte com a 123milhas para planejar e realizar a sua viagem dos sonhos com as melhores ofertas em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e até aluguel de carros.

RESPOSTAS123

Turismo LGBT é uma forma de turismo voltada para pessoas que se identificam com a comunidade LGBTQIAP+. É um segmento que busca oferecer experiências de viagem inclusivas e acolhedoras para esse público.

Os destinos mais populares para o turismo LGBT incluem:

  • São Francisco 
  • Barcelona 
  • Tel Aviv
  • Las Vegas
  • Toronto
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro

O turismo LGBT oferece uma ampla variedade de atividades e experiências para seus viajantes. Algumas das principais atividades incluem:

  • Festivais e eventos 
  • Destinos turísticos
  • Vida noturna (bares e clubes voltados para a comunidade)