Lugares para conhecer

Em ares portugueses: cidades brasileiras para sentir-se em Portugal

11 de abril de 2022

Da literatura às construções arquitetônicas, além do folclore, fado, azulejos e arte manuelina, a tradição portuguesa e os aspectos históricos e culturais estão presentes em destinos brasileiros. A colonização de lusitana no Brasil teve início em meados de 1500, com a chegada das naus em solo brasileiro. Viaje com o Conexão123 e conheça destinos nacionais que nos fazem sentir em Portugal. 

 

Você vai ler sobre

 

Colonização portuguesa no Brasil

Há mais de 500 anos, o navegador Pedro Álvares Cabral chegou ao país da América do Sul, ao lado de mil e quinhentos homens, em nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos. A princípio rumo a Calicute, na Índia, a tripulação portuguesa saiu de Lisboa e tocou a costa brasileira por acidente e deu início à expansão territorial e à exploração das riquezas no Brasil. 

Após tantos anos da vinda dos primeiros imigrantes de Portugal, a cultura tradicional da região europeia ainda tem grande influência em cidades brasileiras. Que tal sentir-se em ares portugueses sem sair do país? O Conexão123 traz para você três municípios para vivenciar a tradição portuguesa. 

 

Cidade brasileiras para se sentir em Portugal

A língua portuguesa é apenas uma das heranças deixadas pelos portugueses. Afinal, a história de união dos países também agrega cultura, pratos típicos, construções arquitetônicas e festivais temáticos. Por isso, não surpreende que encontremos pelo Brasil a grande influência da antiga colônia. 

As semelhanças podem ser tantas que é possível caminhar pelas ruas de Diamantina, Paraty e Salvador, por exemplo, e sentir-se em Óbidos ou Lisboa. Além das inúmeras percepções visuais e culturais, a miscigenação destes povos virou data comemorativa no calendário nacional. O Dia da Comunidade Luso-Brasileira é celebrado em 22 de abril. 

 

Visite Diamantina para se sentir em Portugal

Testemunha das minerações de diamantes do século XVIII, Diamantina (MG) é uma cidade colonial mineira. A partir do brilho da pedra preciosa, o município foi fundado quando os bandeirantes fizeram as primeiras buscas por minérios. Localizada a 300 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a região é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.  

Por ter sido a rota da Coroa Portuguesa, se hospedar em Diamantina pode se tornar uma verdadeira imersão cultural por meio da gastronomia diamantinense e outras atrações turísticas. 

Em ares portugueses: cidades brasileiras para sentir-se em Portugal | Diamantina em Minas Gerais | Conexão123

A cidade ficou conhecida pela exploração de diamantes durante o período colonial

 

Quando visitar Diamantina?

Os melhores meses para os aventureiros é de abril a outubro, período mais seco na região que favorece os passeios em trilhas e cachoeiras. De novembro a março é considerada a época mais chuvosa. Além do Carnaval, outra atração turística procurada é a Vesperata Diamantina, apresentação de música tradicional na região que ocorre, em duas apresentações por mês, aos fins de semana de abril a outubro.

Para visitar a cidade mineira, os turistas podem viajar de avião. O aeroporto mais próximo é o de BH, então você já sabe, né?! Alugar um carro pode ajudar durante o turismo em Diamantina. 

Já diretamente pela via terrestre, os acessos podem ser feitos pelas rodovias BR-040, BR-135, BR-159, MG-140, MG-010 e BR-381. É possível também chegar ao município dos diamantes de ônibus com saídas das rodoviárias Tietê (SP) e Belo Horizonte (MG).

 

Visite Paraty para se sentir em Portugal

O Centro Histórico de Paraty é formado pelas ruas de paralelepípedo, casas históricas, igrejas, lojas de artesanatos e restaurantes. Fundada em 1667 ao redor da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, teve grande valor econômico devido aos engenhos de cana-de-açúcar, durante o período do Brasil colônia. 

O local, que pertenceu à Estrada Real, é considerado pela Unesco o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso. Além de ser Patrimônio Nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Que tal viajar para a cidade do estado do Rio de Janeiro?

Em ares portugueses: cidades brasileiras para sentir-se em Portugal | Paraty - Rio de Janeiro | Conexão123

Paraty fazia parte da Estrada Real durante o período de colonização de Portugal

 

Quando visitar Paraty?

Em qualquer época do ano, os pontos turísticos de Paraty (RJ) agradam por seu charme, porém fora da alta temporada e em dias da semana é possível apreciar com mais tranquilidade o ar português presente na região.

Caracterizada por verões quentes e chuvosos, e invernos mais frios, o município encanta os visitantes em seus pontos turísticos. E, claro, a gastronomia é também uma atração à parte com as opções de frutos do mar. 

Para conhecer essa cidadezinha histórica, o viajante pode optar por voos com destino aos aeroportos do Rio de Janeiro, Santos Dumont e o Internacional do Galeão. Depois segue viagem pela estrada. Paraty está a 3h de distância da capital Rio de Janeiro. Por isso, vale planejar também a possibilidade de alugar um carro. Vamos viajar?

 

Visite Salvador para se sentir em Portugal

Por último e tão importante quanto qualquer outra cidade brasileira para sentir-se em Portugal, encontramos Salvador. A primeira capital do Brasil reúne aspectos únicos quando falamos da arquitetura neoclássica da região, inspirada na Europa. 

O Centro Histórico é formado por edifícios dos séculos XVI ao XIX, a partir das projeções arquitetônicas religiosa, civil e militar. Aos apaixonados por literatura, a imponência das construções regionais está escrita no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, de 1984. Visitar a capital baiana pode estar em seu roteiro de viagem para vivenciar uma experiência cultural. 

Em ares portugueses: cidades brasileiras para sentir-se em Portugal | Salvador capital da Bahia | Conexão123

O Centro Histórico de Salvador recebeu grande influência europeia durante sua construção

 

Quando visitar Salvador?

O melhor período para sua viagem é entre dezembro e fevereiro. Já nos meses de abril e maio é quando chove mais. São inúmeras as oportunidades turísticas no município da Bahia. Por isso, se hospedar na estimada Salvador pode ser incrível! Vale também a imersão gastronômica baiana

O Aeroporto Internacional de Salvador recebe voos de diversos estados brasileiros. Você pode ainda acompanhar as melhores opções de pacotes para planejar seu roteiro à capital da Bahia. 

E aí, gostou das dicas? Busque as melhores opções de viagem com a 123milhas!