Lugares para comer

3 restaurantes com estrela Michelin em São Paulo

6 de novembro de 2021

Você, muito provavelmente, já ouviu falar sobre os restaurantes com estrelas Michelin pelo mundo. O Guia Michelin existe desde 1900 e o objetivo do criador, André Michelin (sim, o mesmo dos pneus Michelin), era criar um guia de turismo para que os donos de carros pudessem viajar e conhecer os locais indicados. Ele começou a listar os hotéis e restaurantes da França, mas com o passar dos anos esse guia foi ganhando notoriedade mundo afora. Hoje em dia, ser um restaurante “estrelado” é sinal de fama, credibilidade e requinte. E, hoje, conheça os 3 restaurantes com estrela Michelin em São Paulo.

 

O Guia

 

O Guia Michelin já vendeu mais de 30 milhões de exemplares e, atualmente, avalia mais de 30 mil restaurantes em todo o mundo. Seus críticos gastronômicos são renomados e super confiáveis, criando, assim, uma expectativa muito grande sobre os restaurantes que são listados.

 

 

Os critérios de classificação seguem o método de estrelas. Os mais renomados ganham três estrelas, mas todos que chegam a ser citados no guia são sempre estabelecimentos excepcionais e que realmente valem a pena conhecer.

 

No Brasil, temos 14 estabelecimentos classificados com estrelas no guia, mas hoje focaremos nos restaurantes que ficam localizados na capital paulista. Então, sem mais delongas, bora conhecer os 3 restaurantes com estrela Michelin em São Paulo?

 

D.O.M., de Alex Atala – ⭐⭐

 

O chef Alex Atala sempre foi um advogado para a culinária brasileira de raiz. Criado em 1999, o D.O.M. preza por ingredientes típicos da nossa cultura, como o  açaí, jambu e tucupi. Não por querer agradar ao país de origem, mas sim para mostrar às pessoas que a alta gastronomia pode (e deve) valorizar os produtos nacionais.

 

 

O restaurante fica no suntuoso bairro do Jardins e mistura o contemporâneo com o clássico. Sua decoração traz toques brasileiros, sempre evidenciando a nossa cultura. O chef te convida a sair da zona de conforto, propondo uma nova experiência gastronômica com sabores autênticos da cozinha brasileira mas com um olhar contemporâneo.

 

 

Rua Barão de Capanema, 549 – Jardins – São Paulo – SP

 

Ryo, de Edson Yamashita – ⭐⭐

 

Em 2016 surgiu o desejo do chef Edson Yamashita por um restaurante que proporcionasse experiências japonesas autênticas na cidade de São Paulo. Daí o nome Ryo, que significa “coisas boas” em japonês. A tradição dos pratos servidos no restaurante é traduzida na culinária tradicional Kaiseki. Essa culinária era originalmente servida aos monges zen-budistas, acompanhada de chá, bem simples e caseira.

 

 

O chef ainda comanda o balcão de sushis e a cozinha quente do restaurante, atendendo somente oito clientes por vez. Os presentes recebem pequenos pratos servidos em sequência e finalizados com maestria pelo chef com ingredientes sazonais. Tudo é muito bem organizado e pensado para transformar sua experiência no restaurante em algo que você jamais irá esquecer.

 

 

Rua Pedroso Alvarenga, 665 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

 

Picchi, de Pier Paolo Picchi – ⭐

 

Trazendo a culinária 100% italiana para o Brasil, o chef Pier Paolo Picchi inova ao apresentar no Picchi uma autêntica experiência de almoço de domingo de uma família italiana. Filho de imigrantes italianos, Pier cresceu na cozinha da casa. Ele traz um misto de culinária familiar e inovação ao incorporar ingredientes brasileiros, como queijos artesanais e temperos típicos do nosso país.

 

 

A comida clássica italiana aliada à culinária moderna traz um frescor para esse restaurante, que oferta pratos já conhecidos com um toque diferenciado e fresco. O chef faz questão de trabalhar com fornecedores locais e produtos da estação, transformando uma simples refeição em uma experiência gastronômica incrível.

 

 

Rua Oscar Freire, 533 – Jardins – São Paulo – SP

 

E aí, ficou com água na boca? Marque agora mesmo sua visita à capital paulista e aprecie os 3 restaurantes com estrela Michelin em São Paulo. Sem dúvidas, serão experiências gastronômicas inesquecíveis!