Lugares para comer

Dia da Batata Frita: conheça um pouco sobre a história da iguaria e melhores lugares para apreciá-la

29 de maio de 2023

30 de maio é o Dia da Batata Frita. De origem belga — apesar de os franceses reivindicarem a maternidade — o petisco é um dos mais pedidos e famosos do mundo.  

O Conexão123 vai te mostrar destinos internacionais para provar as diferentes formas de preparo desse prato tão querido.

Conheça com o Conexão123

Melhores lugares para comer batata frita

Feliz Dia Mundial da Batata Frita! Sim, 30 de maio foi o dia escolhido para celebrar uma das comidas mais queridas e versáteis do mundo. Crocantes, encaracoladas, rústicas, cheias de cobertura ou como complemento do hambúrguer, as batatas fritas são irresistíveis. E que melhor forma de comemorar do que experimentar diferentes versões de preparo dessa delícia?

Dia da Batata Frita: melhores lugares para provar a iguaria | Batatas fritas e hambúrguer | Conexão123

Batata frita é um dos petiscos mais versáteis do mundo e acompanhamento perfeito do hambúrguer

O Conexão123 reuniu alguns dos melhores destinos do mundo onde você pode comer batatas fritas preparadas de várias formas. Para todos eles, a 123milhas pode te auxiliar na compra de passagens aéreas e reserva de hotéis. 

Então prepare-se para fazer as malas e embarcar nessa deliciosa viagem em busca das melhores batatas fritas pelo mundo. 

Batata frita original, em Bruxelas – Bélgica

Foram os belgas que inventaram as batatas fritas. Nos registros do historiador Jo Gerard, já há menções ao preparo da receita em 1681 nos Países Baixos, uma região onde hoje se localiza a Bélgica. Portanto, para provar a iguaria original, seu destino é Bruxelas.

As batatas fritas belgas são famosas pela textura crocante por fora e macia por dentro. Ao serem servidas, elas são tradicionalmente acompanhadas de molhos diversos. 

Além da clássica maionese, você encontra uma variedade de opções, como de andalouse (uma mistura de maionese, tomate, pimentão e especiarias), de alho, tártaro, entre outros. Esses complementos realçam o sabor das batatas fritas, proporcionando uma experiência ainda mais prazerosa.

Em Bruxelas, você encontra uma variedade de lugares renomados para provar a batata frita autêntica. Vamos conferir alguns:

  • Maison Antoine: localizada na Place Jourdan, é considerada uma das melhores barracas da cidade.  
  • Fritland: situado no coração da cidade, próximo a Grand-Place, o estabelecimento é um lugar icônico para saborear as tradicionais batatas fritas belgas.  
  • Friterie de la Barrière: localizada no bairro de Saint-Gilles, essa friterie é muito apreciada pelos moradores locais.  

Que tal conhecer o berço da batata frita? Na 123milhas você pode pesquisar passagens aéreas para Bruxelas, na Bélgica.  

Poutine, em Montreal – Canadá

No Canadá, o poutine é um prato muito tradicional. Trata-se de uma versão em que as batatas são cobertas com queijo coalho fresco e regadas com um molho quente e saboroso. 

É um prato bastante simples, mas extremamente delicioso. Começa com uma base de batatas fritas crocantes, que podem ser cortadas em formato de palito ou em fatias mais grossas, dependendo do estabelecimento. Em seguida, é adicionado o queijo coalho fresco, que derrete levemente devido ao calor das batatas fritas.

O toque final é o molho, preparado com uma base de carne ou vegetais, e pode conter sabores adicionais, como ervas, cebolas ou outros temperos. O molho é derramado sobre as batatas fritas e o queijo coalho, criando uma combinação irresistível de texturas.

Entre os locais mais famosos para comer Poutine em Montreal estão: 

  • Chez Ashton: restaurante conhecido por suas generosas porções de Poutine e pelo sabor autêntico. Além disso, o ambiente é descontraído e acolhedor.
  • Poutineville: casa renomada que se dedica ao prato. Eles oferecem uma ampla variedade de opções personalizadas, permitindo que você escolha seus próprios ingredientes e molhos para criar sua Poutine perfeita.
  • La Banquise: considerado um dos melhores lugares para saborear Poutine, o La Banquise é uma lanchonete icônica. Eles oferecem uma variedade incrível, desde as clássicas até as versões com ingredientes adicionais, como carne, bacon, cogumelos e muito mais.
Dia da Batata Frita: melhores lugares para provar a iguaria | Poutine | Conexão123

Poutine é um dos pratos canadenses com batata frita mais famosos

Montreal dispõe de muitos lugares para desfrutar da autêntica Poutine. Confira com a 123milhas passagens aéreas para Montreal com os melhores preços. 

Fish and chips, em Londres – Inglaterra

Londres é um dos destinos mais populares para se deliciar com um autêntico “fish and chips”. Esse clássico da culinária britânica tem uma longa tradição e pode ser encontrado em diversos estabelecimentos espalhados por toda a cidade.

A base do prato é peixe empanado e batatas fritas crocantes. O bacalhau é mais comumente utilizado, mas há preparos também com o linguado e o haddock. As batatas fritas são cortadas em formato de palito e fritas em óleo quente até ficarem douradas. O prato é geralmente servido com uma fatia de limão, molho tártaro, ervilhas cozidas e uma pitada de sal e vinagre para realçar o sabor.

Dia da Batata Frita: melhores lugares para provar a iguaria | Chips and Fish | Conexão123

Comer fish and chips é tradição antiga em Londres

Em Londres você encontra inúmeros restaurantes para experimentar o delicioso “fish and chips”:

  • The Golden Hind Restaurant Marylebone: localizado em Marylebone, é um dos restaurantes mais antigos e renomados de Londres para saborear um “fish and chips” tradicional.  
  • Poppies: com várias filiais na cidade, é conhecido por seu ambiente retrô e autêntico. Eles servem “fish and chips” feitos com ingredientes frescos e de alta qualidade, oferecendo uma experiência verdadeiramente britânica.
  • The Fish House of Notting Hill: esse estabelecimento oferece um menu especializado em frutos do mar, incluindo um excelente “fish and chips”. As batatas fritas são especialmente elogiadas, assim como a variedade de molhos disponíveis.

Esses são apenas alguns dos lugares famosos onde você pode saborear o autêntico “fish and chips” em Londres. Para experimentar essa refeição tradicional britânica, confira na 123milhas os melhores preços de passagens aéreas para Londres

Salchipapa, em Lima – Peru

A salchipapa é um prato popular e saboroso que se tornou uma verdadeira instituição em Lima, a capital do Peru. Essa delícia consiste em uma combinação de salsicha e batata frita (papa em espanhol), resultando em uma refeição rápida e cheia de sabor. Essa forma de preparo da batata frita é considerada uma opção de comida de rua ou fast food em Lima.

A preparação da salchipapa é bastante simples. Primeiramente, as salsichas são cortadas em pedaços pequenos ou em formato de cubos e, em seguida, fritas em óleo quente até ficarem douradas. As batatas, por sua vez, são cortadas em palitos ou em formato de cubos também e fritas até adquirirem crocância. O prato é servido com molhos e acompanhamentos variados, como maionese, ketchup, mostarda e até mesmo guacamole.

Em Lima, é possível encontrar uma infinidade de lugares que servem Salchipapa, desde barracas de rua até restaurantes renomados:

  • La Lucha Sanguchería Criolla: uma das mais conhecidas e antigas lanchonetes da cidade, famosa por seus sanduíches e Salchipapas deliciosas.
  • El Chinito: com várias filiais na região, esse restaurante é famoso por sua Salchipapa acompanhada de molhos deliciosos e opções de salsichas especiais.
  • Panchita: esse restaurante conhecido por sua culinária peruana de qualidade também serve uma deliciosa Salchipapa.

Se você estiver visitando Lima, não deixe de experimentar essa fusão deliciosa entre salsicha e batata frita. E na 123milhas você encontra passagens aéreas para Lima com excelentes preços.

Qual a origem da batata frita

A origem da batata frita remonta ao século XVII, na região da Valônia, atual Bélgica. Pela tradição, conta-se que, naquela época, os pescadores belgas costumavam fritar pequenos peixes como parte de sua refeição diária. No entanto, durante o inverno, os rios congelavam e era difícil para os pescadores obterem peixes frescos. Para contornar essa situação, eles começaram a cortar batatas em formato de peixe e fritá-las, criando assim a primeira versão das batatas fritas.

No entanto, foi na França que as fritas ganharam popularidade e se tornaram uma iguaria icônica. Durante o século XIX, as batatas eram cultivadas em abundância na região da França conhecida como Flandres, onde as pessoas as consumiam de várias formas. Elas eram cortadas em formato de palito e fritas até ficarem douradas e crocantes. Esse método de preparo, conhecido como frites, se espalhou rapidamente por toda a França. 

Com o tempo, o termo frites foi modificado para “french fries” (batatas fritas em inglês), como é amplamente conhecido atualmente.

Embora a origem exata do termo seja um pouco incerta, muitos acreditam que o adjetivo “french” tenha sido adicionado por soldados americanos durante a Primeira Guerra Mundial. Segundo a História, os soldados americanos teriam sido apresentados às batatas fritas pelos soldados belgas e franceses, e eles começaram a chamá-las de “french fries” para se referirem às batatas fritas à moda francesa.

Hoje em dia, as batatas fritas são um acompanhamento clássico em restaurantes, lanchonetes e fast foods ao redor do mundo. Elas podem ser servidas como aperitivo, acompanhamento de hambúrgueres, sanduíches ou pratos principais. 

Essas dicas deram água na boca, não é? Para homenagear o Dia da Batata Frita conte com a 123milhas para as melhores opções de passagens, hospedagem e pacotes para encontrar a melhor batata frita do mundo!

RESPOSTAS123

As batatas fritas nasceram na região onde hoje fica a Bélgica.

Há registros que em 1681, na Bélgica, já se preparavam batatas fritas.

O costume de consumir o tubérculo foi introduzido pelos colonizadores espanhóis na região sul.