Notícias

Atrações das comemorações do Bicentenário da Independência em São Paulo

26 de agosto de 2022

As comemorações do Bicentenário da Independência tomam conta da cidade de São Paulo, com eventos culturais em mais de 200 pontos da capital paulista. São shows de música, peças de teatro, sessões de cinema, exposições, palestras e desfiles que prometem celebrar o 7 de setembro em grande estilo.

A reabertura do Museu do Ipiranga, fechado desde 2013, é o principal destaque da programação. Como se vê, há muito o que fazer em São Paulo devido ao feriado de 7 de setembro.

Quer conhecer todos os atrativos das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil? Confira com o Conexão123!

Você vai ler sobre

Comemorações do Bicentenário da Independência: 200 atrações espalhadas por São Paulo

Cerca de 200 pontos da capital paulista serão palco de ações culturais durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. A programação do projeto “Vozes da Independência”, organizado pela prefeitura de São Paulo, vai levar música, cinema, teatro e outras atividades para a cidade a partir do dia 25 de agosto.

Outra atração das comemorações é a restauração da Estrada Velha de Santos. A via faz parte de uma rota turística dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, concedido à iniciativa privada, que inclui a chamada Calçada do Lorena e outras atrações relacionadas às comemorações do primeiro centenário da Independência, em 1922.

Atrações das comemorações do Bicentenário da Independência em São Paulo | Jardim francês | Conexão123

O Jardim Francês foi totalmente revitalizado para as comemorações do 7 de setembro

No dia 7 de setembro, a capital paulista fica recheada de eventos. Além de grandiosa remontagem histórica, com encenação do Grito do Ipiranga no Parque da Independência, ocorre o tradicional desfile cívico-militar, que retorna após interrupção de dois anos, por causa da pandemia de Covid-19.

Ele será realizado na Avenida Dom Pedro I, também no bairro do Ipiranga, e deve contar com a participação de militares das três Forças Armadas, da Esquadrilha da Fumaça e dos Dragões da Independência. 

Confira agora os atrativos dessa celebração histórica!

Bicentenário da Independência: Bloco dos Independentes

Intervenção artística composta por uma trupe numa performance que evocará histórias de personagens importantes da história brasileira de forma lúdica e didática. Sepé Tiaraju, Dandara dos Palmares, Anita Garibaldi, Anita Malfatti e Luiz Gama chegam ao público por meio de um pequeno bloco de brincantes pernaltas com bonecos alegóricos.

O grupo será acompanhado de músicos e instrumentistas e contará com música e composição especial de Raquel Tobias e bonecos e figurinos do artista cearense Abmael Henrique.

Onde e quando:

  • Praça do Patriarca e Viaduto do Chá – 26/08, às 15h e 16h30
  • Avenida Paulista – 28/08, às 15h e 16h30
  • Praça Patriarca e Viaduto do Chá – 01/09, às 15h e 16h30
  • Viaduto do Chá e Viaduto do Chá – 02/09 às 15h e 16h30
  • Parque da Independência – 04/09, às 15h e 16h30

Bicentenário da Independência: Vozes Insurgentes

A exposição “Vozes Insurgentes” apresenta um recorte histórico dos heróis e heroínas nacionais, personagens que evocam as lutas ao longo da construção social, econômica e cultural do Brasil.

Bárbara de Alencar, Antônio Conselheiro, Chico Mendes, Machado de Assis, Abdias do Nascimento, entre outras personalidades, serão revisitadas e ilustradas pelas mãos do multiartista Filipe Celestino.

Onde e quando:

  • Viaduto do Chá, Parque do Carmo, Parque da Previdência, Parque do Ibirapuera e Parque da Vila Guilherme. De 25/06 a 25/09/2022

Bicentenário da Independência: Vozes do Ipiranga

“Vozes do Ipiranga” traz uma experiência cênica imersiva em áudio 3D na qual o público se torna personagem central da obra., A experiência é disponibilizada de forma permanente e gratuita no Parque da Independência, junto ao Museu do Ipiranga.

Atrações das comemorações do Bicentenário da Independência em São Paulo | Imagem aérea do Museu do Ipiranga | Conexão123

O Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo

Todos os personagens apresentados na mostra têm suas existências e memórias inspiradas pelo próprio coração, numa alusão poética ao coração de D. Pedro I, separado de seu corpo a partir de um pedido registrado em testamento.

Onde e quando:

  • Parque da Independência. Abertura: 07/09/2022. Intervenção artística permanente

Bicentenário da Independência: Sarau da Marquesa

No Solar da Marquesa de Santos, a atriz Beth Araújo  o Sarau no Solar, com apresentação de músicas do século XIX executadas ao vivo, declamação de poemas, leitura de textos e cartas amorosas escritas pelo imperador D. Pedro I quando estiveram juntos. O projeto contará com intervenções especiais da atriz interpretando Domitila, interagindo com o público nos arredores do Solar da Marquesa.

Onde e quando:

  • Solar da Marquesa de Santos / Museu da Cidade. 10/09

Bicentenário da Independência: cem anos de Vila Itororó

O Palacete da Vila Itororó também vai fazer parte das comemorações do Bicentenário da Independência. Idealizado e construído pelo português Francisco de Castro, foi inaugurado em 1922 como monumento comemorativo ao Centenário da Independência.

Neste ano será celebrado o primeiro ano da inauguração e abertura pública do conjunto arquitetônico como centro cultural, com um espetáculo visual e musical em um festival de projeção mapeada no palacete, uma ação inédita no espaço, acompanhada de música experimental e dança contemporânea com o Balé Jovem da Cidade.

Onde e quando:

  • Vila Itororó. 10/09, às 18h: Projeção Mapeada + Show Meniere de Eramir Neto e convidados, e às 20h espetáculo Mariofágia do Balé Jovem da Cidade.

Bicentenário da Independência: Theatro Municipal

Já no Theatro Municipal acontece um concerto especial da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, com repertório especial em homenagem ao Bicentenário da Independência.

Onde e quando:

  • Theatro Municipal. 06/09, a partir das 19h

Bicentenário da Independência: festival musical gratuito no Parque da Independência

No Parque da Independência, um festival com desfiles e atrações musicais com duração de cinco dias e totalmente gratuito anima o público. Confira os destaques:

7 de setembro:

  • Tradicional desfile cívico-militar na Avenida D. Pedro I, com participação das três Forças Armadas, da Esquadrilha da Fumaça e do Batalhão Nove de Julho (Avenida D. Pedro I, das 9h às 11h)
  • Espetáculo de música, dança e artes visuais, atrações ainda não reveladas (19h às 21h)

8 de setembro: 

  • SP Companhia de Dança, SP Big Band e Orquestra Jazz Sinfônica com Anavitória e Roberta Campos (18h às 21h)

9 de setembro:

  • SP Companhia de Dança, SP Big Band e Orquestra Jovem com Almir Sater & Gabriel Sater (19h às 22h)

10 de setembro:

  • SP Companhia de Dança, SP Big Band e Orquestra Funmilayo com Xênia França e Luedji Luna (19h às 22h)

11 de setembro:

  • Banda Sinfônica da Polícia Militar, Geraldo Azevedo, Osesp e projeção mapeada no Museu do Ipiranga (18h às 21h)

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros. Vamos viajar?