Todos

Estrada Velha de Santos passa por revitalização no ano do bicentenário da Independência

18 de agosto de 2022

A Estrada Velha de Santos, no estado de São Paulo, está passando por um processo de revitalização. O caminho entrou para a história, há quase 200 anos, ao ser percorrido por Dom Pedro I em direção às margens do Rio Ipiranga, onde foi proferido o famoso “Grito da Independência”.

A via faz parte de uma rota turística dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, concedido à iniciativa privada, que inclui a chamada Calçada do Lorena e outras atrações relacionadas às comemorações do primeiro centenário da Independência, em 1922.

O Conexão123, plataforma de incentivo a experiências de viagens da 123milhas, traz em detalhes a história desse importante marco histórico. Confira! 

Você vai ler sobre

Calçada do Lorena foi caminho usado por Dom Pedro para chegar ao Ipiranga

A Calçada do Lorena ganhou esse nome em homenagem ao governador Bernardo José de Lorena. Ela foi construída em 1790, para facilitar o transporte de mercadorias entre o litoral e a capital paulista. Pavimentada por pedras, seu projeto foi considerado inovador para a época. Tinha 9 km e hoje resta preservada, aproximadamente, a metade dessa extensão. O restante do percurso completa a chamada Estrada Velha de Santos.

O trajeto foi o primeiro a ser pavimentado entre São Paulo e Santos e foi considerado muito avançado na época também por vencer um desnível de mais de 700 metros pela Serra do Mar, num terreno íngreme e com mata fechada.

A calçada também foi o caminho de mudanças históricas. Em 7 de setembro de 1822, o então príncipe regente Dom Pedro voltava de Santos para São Paulo, quando recebeu documentos que revelavam ameaças das cortes portuguesas às pretensões da colônia de se tornar independente.

Dom Pedro veio, então, para São Paulo a fim de tentar apaziguar disputas internas e garantir o apoio das elites paulistas em caso de ruptura com Portugal. Ele subiu a Calçada do Lorena até onde hoje é a região do Ipiranga, onde aconteceu o episódio da Independência.

Metade do trabalho de restauro dessa via estará concluída até 7 de setembro, o Dia da Independência. O restante será entregue no início do ano que vem. 

Estrada Velha de Santos passa por revitalização no ano do bicentenário da Independência | Pessoas caminhando na Serra do Mar | Conexão123

A Estrada Velha de Santos faz parte de uma rota turística dentro do Parque Estadual da Serra do Mar | Foto: Divulgação

Calçada do Lorena pode ser visitada no Parque Estadual da Serra do Mar

Os remanescentes da calçada, pouco mais de 4 km, encontram-se preservados e abertos à visitação turística no trecho que se estende do seu início, no planalto, até a região litorânea, já em Cubatão.

Outros pontos turísticos também foram renovados ao longo dos 9 km da Estrada Velha de Santos, em comemoração ao bicentenário da Independência, e podem ser visitados juntamente com a Calçada do Lorena

Estrada Velha de Santos passa por revitalização no ano do bicentenário da Independência | Vista aérea da Serra do Mar | Conexão123

O passeio pela Estrada Velha de Santos leva até cinco horas e termina na Baixada Santista | Foto: Divulgação

Em 1922, 100 anos depois de Dom Pedro I ter passado pelo local, o governador de São Paulo à época, Washington Luiz, teve a ideia de construir ao longo da Estrada Velha de Santos oito monumentos em homenagem à Independência do Brasil. São mirantes, escadarias, esculturas e casarões com azulejos pintados à mão que retratam políticos e heróis nacionais. Na época, cada construção servia como ponto de parada para os motoristas.

O trajeto é percorrido em quatro a cinco horas de caminhada, em rota asfaltada e de trajeto fácil. Não é possível voltar o percurso a pé. A sugestão é contatar um motorista de aplicativo para a volta ou contar com os fretados disponíveis nas cidades da Baixada Santista. O valor de ingresso ao parque é R$ 32.

A 123 milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros. Vamos viajar?