Lugares para conhecer

Turismo rural: Rota das Lavandas é nova opção no Paraná

13 de abril de 2022

A rota das lavandas é a mais nova opção para os viajantes que apreciam o turismo rural. Lançada durante a ExpoLondrina 2022, o atrativo turístico já conta com cinco produtores de regiões do Paraná: Palmeira, Toledo, Londrina, Umuarama e Carambeí. A previsão de abertura para visitas é maio deste ano. Veja mais essa opção de viagem com o Conexão123.

 

Você vai ler sobre

 

Atração turística nos lavandários 

O novo roteiro de turismo visa encantar visitantes de outras localidades do Brasil, além dos paranaenses. A propósito, a iniciativa fomenta também o turismo rural do Paraná como mais uma oportunidade de renda dos agricultores locais. 

A criação da atividade turística integra parte da atuação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Para você que ama curtir momentos em meio à natureza e apreciar cultivos locais, a rota oferecerá informações técnicas sobre a produção, mostrará a beleza dos lavandários e proporcionará a chance de experimentar sorvete, chocolate e geleia produzidos com a planta. Os visitantes que completarem o roteiro poderão também conhecer o método de extração de óleos essenciais. 

 

Turismo rural com a rota das lavandas paranaenses

Sorvete, chocolate e geleia de lavanda são os itens produzidos pelo Lavandário Vale dos Sonhos, em Palmeira. Os campos de lavanda dividem espaço com três lagos e um celeiro. Além disso, o estabelecimento oferece opção de ensaios fotográficos e visita guiada, mediante agendamento prévio. As fabricações caseiras podem ser adquiridas no armazém, além de cursos de aromaterapia.

Na região oeste do Paraná está a cidade de Toledo. A propriedade Alfazenda garante a oportunidade de conhecer sobre o cultivo da planta e a extração do óleo essencial. O visitante também poderá comprar o que é produzido no local. 

Já em Londrina, a Santa Lavanda oferece aos visitantes logo na entrada água saborizada e shortbread de lavanda, um tradicional biscoito holandês. Após uma palestra sobre os benefícios da planta, o turista é direcionado ao campo para aprender a podar a lavanda e ainda poderá levar um buquê para casa. Encontre mais detalhes sobre o que fazer em Londrina. 

O município de Umuarama é berço do laboratório TEC BIO, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que ensinará sobre a extração de óleo essencial e os benefícios do produto. Aliás, o viajante poderá conhecer o aroma de outros 25 óleos essenciais.

Em Carambeí, a rota da lavanda passa por um vilarejo com características holandesas com foco no turismo rural. Além de conhecer o lavandário local, o turista poderá acompanhar a transformação da planta em produtos artesanais. A propriedade também oferece contato com bezerros e uma queijaria. 

Rota das Lavandas é nova opção de turismo rural no Paraná | Turismo Rural | Conexão123

O turismo rural tem ganhado destaque entre os viajantes que apreciam viajar e curtir momentos em meio à natureza

 

O que é turismo rural?

Respirar novos ares e estar em contato com a natureza, essas e outras sensações integram a oportunidade de viajar. Para quem é apaixonado por ser turista, planejar viagens e roteiros é tão prazeroso quanto pegar a estrada ou embarcar no avião. Mas, afinal, o que é turismo rural?

Dentre tantas modalidades para turistar, o turismo rural tem ganhado destaque nacional. Conhecido também como agroturismo, permite aos viajantes conhecer e ter contato direto com a natureza, a agricultura e a cultura locais, além de valorizar a hospedagem em ambiente totalmente rural. 

Quem busca por essa modalidade turística, deseja vivenciar coisas simples e autênticas. Por isso, a atividade ganha notoriedade aos turistas que querem paz, tranquilidade e descanso durante os dias de viagem. 

Ficou com vontade de visitar a Rota das Lavandas? Aproveite também para ver o Turismo no Paraná: Guia de Viagem.

Conte com a 123milhas para programar sua viagem com hotel e passagem aérea!