Todos

Três cidades berços de grandes escritores nordestinos

3 de maio de 2022

Você já deve saber que o Brasil é território fértil para a literatura. Fora do eixo Rio – São Paulo, especificamente nas vastas áreas do Nordeste brasileiro, nasceram grandes expoentes do cenário literário. Vamos conhecer os escritores nordestinos e suas cidades natais.

 

Você vai ler sobre


Literatura nordestina e a influência do regionalismo

“Acredito que toda arte é local antes de ser regional, mas, se prestar, será contemporânea e universal”, afirmou um dos grandes nomes da literatura brasileira, o nordestino Ariano Suassuna.

Dos regionalismos é que surgem os grandes movimentos literários que mexem com os corações de todos os amantes da arte e da cultura. 

Muito do que é desenvolvido por esses escritores sofreu influência do meio em que nasceram. Se quiser conhecer cada pedacinho do trabalho de um autor, é necessário conhecer, dentre outros aspectos, seu local de origem.

Jorge Amado, Augusto dos Anjos e Rachel de Queiroz compartilham de duas semelhanças. A primeira delas é que foram autores que contribuíram muito para a formação da literatura brasileira. A segunda é que todos são escritores nordestinos.

 

Escritores nordestinos: Jorge Amado

Jorge Amado, um dos escritores nordestinos famosos, é autor de obras marcantes como Capitães da Areia (1937); Gabriela, cravo e canela (1958) e Dona flor e seus dois maridos (1966). 

Jorge Leal Amado de Faria nasceu na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, no estado da Bahia, em 10 de agosto de 1912. Apesar de ter nascido lá, Jorge Amado passou a infância em Ilhéus, seu cenário preferido.

Atualmente, Itabuna conta com uma população de pouco mais de 200 mil habitantes, distribuídos em uma área territorial de 3 mil m². 

Inclusive, o município leva o nome de uma palavra em tupi que significa “padre de pedra”, fazendo referência a uma rocha que tem um formato semelhante a um padre.

Por lá, você consegue visitar a Casa Jorge Amado e conhecer mais sobre a biografia e os trabalhos deste importante autor. Inaugurada em 7 de março de 1987, a casa conta com um dos maiores acervos bibliográficos e artísticos do escritor. 

Escritores nordestinos | Casa Jorge Amado | Conexão123

Casa Jorge Amado, Salvador (BA), é uma das construções históricas referência na literatura brasileira

 

Escritores nordestinos: Augusto dos Anjos

Augusto dos Anjos, outro nome entre os escritores nordestinos famosos, foi um poeta que viveu e desenvolveu suas obras entre os anos de 1884 e 1914. Nasceu na cidade de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba

A cidade interiorana de Cruz do Espírito Santo foi fundada lá pelos idos de 1789, nascendo de um desmembramento do município de Pilar. Hoje em dia, a cidadezinha tem cerca de 17 mil habitantes, que moram em uma área de 195.596 km².

Porém, o poeta passou grande parte da infância e dos anos de educação no Lyceu Paraibano, situado na cidade de João Pessoa, onde compôs seu primeiro soneto Saudade.

Você consegue visitar o Memorial Augusto dos Anjos, em Sapé, uma cidade que fica a 49 km da capital paraibana. O local é aberto para visitação pública. Além do memorial, é possível descansar ao pé da árvore de tamarindo, assim como descreveu Augusto dos Anjos em seu poema. 

Escritores nordestinos: Augusto dos Anjos | Memorial Augusto dos Anjos | Conexão123

Memorial Augusto dos Anjos em Sapé (PB) é a casa focada em conservar as obras do escritor

 

Escritores nordestinos: Rachel de Queiroz

Professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga, Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, em 17 de novembro de 1910. Por mais que tenha passado poucos anos no Nordeste, sua obra foi influenciada pela região.

Todos aqueles que são apaixonados pela obra da escritora precisam fazer um turismo por Fortaleza, conhecendo seus pontos turísticos e fazendo passeios históricos, por entre os museus e casas de cultura. 

A casa onde a escritora morou foi tombada pelo governo local no ano de 2009, reconhecendo seu valor histórico e cultural para o Brasil. O lugar pode ser visitado por turistas que tenham curiosidade de conhecer a romancista.

Gostou da dica e ficou com vontade de conhecer esses lugares? Agende sua viagem literária com a 123milhas!