Notícias

Visto para o México passa a ser obrigatório para turistas brasileiros

5 de agosto de 2022

Os brasileiros que viajarem ao México precisarão, a partir de 18 de agosto, apresentar um visto físico às autoridades do país. A medida foi anunciada na primeira quarta-feira de julho (3) pelas secretarias do Interior e de Relações Exteriores do governo mexicano. 

A nova exigência de visto para o México visa reduzir o fluxo de cidadãos brasileiros que chegam ao país, situado na América do Norte, em busca de entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

O Conexão123, plataforma de experiências de viagens da 123milhas, explica por que o visto será obrigatório novamente para os viajantes do Brasil. Acompanhe a seguir!

Você vai ler sobre

Visto para o México visa diminuir imigração ilegal de brasileiros ao país

Somente na última semana de julho de 2022, 183 brasileiros foram apreendidos tentando entrar de forma ilegal em solo americano através do México. “O objetivo geral da regulamentação é eliminar a facilitação de obtenção de visto eletrônico para brasileiros que pretendam entrar no território nacional por via aérea, como visitantes sem autorização”, informou o governo mexicano em nota.

Até então, era possível entrar no México para fins turísticos ou comerciais com uma simples autorização eletrônica, emitida de forma on-line. Esse sistema eletrônico estava em vigor desde dezembro de 2021. Antes disso, os brasileiros eram liberados para entrar legalmente no país sem visto, apenas com o passaporte.

O governo mexicano recomenda ainda que os turistas brasileiros não comprem passagens aéreas ou qualquer outro serviço turístico no México antes de obter o visto físico estampado no passaporte.

Visto para o México será novamente exigido dos turistas brasileiros | Vista aérea de Cancún | Conexão123

Cancún é um dos principais destinos turísticos do México

Lista de documentos para conseguir visto de entrada para o México

Para conseguir o visto para o México, é necessário que o viajante primeiramente agende um horário para atendimento na embaixada do México, em Brasília, ou nos consulados, em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Há uma taxa de US$ 48, ou cerca de R$ 250, na cotação atual.

Não precisam apresentar o visto físico mexicano os brasileiros que possuírem visto válido e vigente ou comprovante de residência permanente no Canadá, nos Estados Unidos, no Japão, no Reino Unido ou em qualquer um dos países do Espaço Schengen da União Europeia. Além disso, turistas que viajam por mar em navios de cruzeiro podem ficar até sete dias sem visto no porto de chegada.

Confira a lista de documentos necessários para obter o visto para o México:

  • Formulário do visto, frente e verso, em uma só página, com foto recente 3×4 colorida, com fundo branco
  • Original e cópia de passaporte válido
  • Documentos, originais e cópias, que comprovem vínculo empregatício e contracheque (holerite) dos últimos três meses ou Decore dos últimos três meses
  • Extratos bancários dos últimos três meses
  • Documentos, originais e cópias, que comprovem posse de um imóvel
Visto para o México será novamente exigido dos turistas brasileiros | Mulher sentada em frente à pirâmide maia | Conexão123

A Península de Yucatán atrai viajantes interessados na cultura maia

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo do turismo com o Conexão123, a plataforma de incentivo a experiências de viagem da 123milhas. E lembre-se que para conhecer os melhores pontos turísticos do Brasil e do mundo,  a 123milhas tem as melhores condições para comprar passagens aéreas em promoção, adquirir seu seguro-viagem ou escolher pacotes de viagem!