Lugares para conhecer

O que fazer em Tiradentes (MG): pontos turísticos e passeios

27 de setembro de 2022

Tiradentes é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. Os edifícios históricos preservados e o centro antigo da cidade tornaram o local um museu a céu aberto. A cidade está a 192 km de Belo Horizonte, capital do estado. Confira com o Conexão123 o que fazer em Tiradentes: pontos turísticos e passeios

Você vai ler sobre

Principais atrações em Tiradentes 

Lugar perfeito para quem busca descansar, Tiradentes é uma cidade linda e tranquila. As paisagens naturais são um convite para os olhos. Além disso, os casarões antigos são apaixonantes e os monumentos históricos valem um tour guiado.  

Os pontos turísticos de Tiradentes estão concentrados no centro da cidade. Não há necessidade de pressa para conhecê-los, já que um fim de semana é ideal para visitar a maioria. A cidade carrega um clima de sossego, então aproveite o tempo para se conectar e relaxar ao máximo, em contato com a natureza. 

As cachoeiras em Tiradentes são ótimas para quem quer se refrescar. Os locais costumam ser de fácil acesso e não precisam necessariamente de um guia. As águas são limpas e cristalinas, porém geladas na maior parte do tempo. 

O que fazer em Tiradentes: Pontos Turísticos e Passeios | Cachoeiras | Conexão123

As cachoeiras de Tiradentes são pontos turísticos muito visitados

O que fazer em Tiradentes: pontos turísticos

As igrejas de Tiradentes atraem frequentemente turistas até a cidade. As construções preservadas e estonteantes são seu principal atrativo. A história é contada nos vitrais coloridos e nas esculturas que permanecem conservadas. Grande parte dessas igrejas ficam no centro, lugar com muito de o que fazer em Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é um cartão postal de Tiradentes. Uma das igrejas mais lindas de Minas Gerais, ela fica no alto de uma ladeira. A Serra de São José emoldura a paisagem deixando a experiência ainda mais especial. 

A fachada amarela e branca, projetada por Aleijadinho, é superfotogênica e encanta quem a conhece. O interior da catedral contém adornos que totalizam, aproximadamente, 480 kg de ouro. Principalmente na capela-mor e nos seis altares. 

O relógio do sol, situado na área externa, é um dos principais símbolos de Tiradentes. Ele foi esculpido em pedra-sabão e indica as horas de acordo com a posição do astro. 

O que fazer em Tiradentes: Pontos Turísticos e Passeios | Igreja Matriz de Santo Antônio | Conexão123

As igrejas são as principais atrações turísticas de Tiradentes

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas e uma das atrações turísticas de Tiradentes. O santuário foi construído por e para os escravizados no início do século XVIII.

A imagem dos 15 mistérios do Rosário compõe a decoração do interior da igreja. A obra é de Manoel Victor de Jesus, artista negro que decorou diversas igrejas da cidade. 

Na parte externa, existe uma porta frontal, por onde entram os fiéis. Na lateral, outra passagem cuja saída dá acesso à sacristia. Além disso, o espaço de fora é repleto de árvores que dão um clima fresco ao ambiente. 

Santuário da Santíssima Trindade 

A construção do Santuário da Santíssima Trindade está datada no final do século XVIII. Ela teria sido construída pelo ermitão Antônio José Fraga em estilo barroco-rococó. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconheceu a construção como patrimônio nacional. 

Anos depois, a igreja foi substituída por outra de maior porte. Isso gerou aumento dos fiéis à procura da capela e fez subir a Santíssima Trindade ao título de Santuário. 

No espaço acontece, atualmente, uma das maiores festas de Tiradentes: o Jubileu da Santíssima. O evento atrai devotos que buscam exercer sua fé em procissões e missas que acontecem a cada hora.

Durante a festividade, barracas de comidas típicas e artigos religiosos enfeitam as calçadas. Também ocorrem atrações musicais religiosas.  

Pontos Turísticos e Passeios | Santuário da Santíssima Trindade | Conexão123

No Santuário da Santíssima Trindade acontece uma das festas mais importantes de Tiradentes

O que fazer em Tiradentes: passeios

Além das igrejas, o ecoturismo é muito forte na cidade. As cachoeiras de Tiradentes são lindas e de fácil acesso. Um dos passeios mais buscados, as quedas d’água fazem parte do roteiro alternativo do local. Aproveite para fazer caminhadas e pedaladas em meio à natureza. 

Cachoeira do Mangue

A Cachoeira do Mangue fica no pé da serra de São José e é uma das principais de Tiradentes. As quedas d’água escorrem entre as rochas formando belas piscinas naturais. Tome cuidado ao se banhar, pois a profundidade muda de acordo com a intensidade das chuvas na região.

O mangue fica no topo da serra, acima da cachoeira. A área verde é plana e possui aproximadamente 1.000 m. Ela segue alagada devido às nascentes que brotam por ali. A caminhada até o cume leva até 2 horas e meia. A paisagem é linda e merece muitas fotos. 

O que fazer em Tiradentes: Pontos Turísticos e Passeios | Cachoeira do Mangue | Conexão123

A Cachoeira do Mangue fica próxima ao centro de Tiradentes

Cachoeira Paulo André

A Cachoeira Paulo André é a mais próxima de Tiradentes. Ela está a cerca de 1 km da cidade. Ótima para quem quer se refrescar sem muito esforço, a chegada é tranquila e rápida. A cachoeira é formada por pequenos poços e tem uma queda pequena. Ideal para levar crianças. 

O acesso é feito pela estrada, onde passam carros particulares e 4X4. Após um certo ponto, o trajeto precisa ser feito a pé ou de bicicleta. As piscinas naturais têm águas cristalinas dependendo da época do ano e das trombas d’água. 

Cachoeira do Bom Despacho

Uma das melhores cachoeiras de Minas Gerais, a Cachoeira do Bom Despacho é a mais conhecida da região. Ela fica em Santa Cruz de Minas, a 5 km de Tiradentes. A água é gelada e possui coloração turva devido à queda d’água da Serra de São José. 

Os poços formados abaixo são ideais para banho e nado. Porém, é sempre bom ficar atento à profundidade e aos pedregulhos. Além dos turistas, muitos locais frequentam essa cachoeira por ser próxima ao centro da cidade.

Não há nenhuma estrutura para atender os visitantes, então leve lanches e uma garrafa de água para passar o dia. Lembre-se de recolher os resíduos. 

Ficou com vontade de conhecer Tiradentes? Tire um tempo de folga e reserve seu pacote com a 123milhas: as melhores condições para sua viagem ser inesquecível.

RESPOSTAS123

Você não pode deixar de conhecer o Centro Histórico de Tiradentes. Verdadeiro museu a céu aberto, os monumentos e igrejas valem a visita.

Em um roteiro de 4 dias em Tiradentes, você não pode deixar de conhecer os seguintes lugares:

  • Chafariz de São José
  • Museu da Liturgia 
  • Poço Fundo 

O Largo das Forras é perfeito para encontrar o que fazer à noite em Tiradentes. São diversos bares e restaurantes com música ao vivo e petiscos deliciosos.