Lugares para comer

Festival de cachaça: três eventos para apreciar a bebida no Sudeste

Marvada, mé, veneno, branquinha, água que passarinho não bebe… Não importa qual nome é usado para se referir a ela: a cachaça é a bebida típica que está no coração da maioria dos brasileiros. Ela é tão apreciada que os festivais de cachaça, em homenagem à iguaria, são muito comuns ao redor do Brasil!  

Foi em 2009, durante a feira Expocachaça, em Belo Horizonte, que o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) decidiu instituir o dia 13 de setembro como Dia da Cachaça.

A bebida é feita a partir do bagaço da cana-de-açúcar e surgiu ainda no período colonial, sendo considerada o primeiro destilado da América Latina. Hoje, é consumida nos quatro cantos do país, de Norte a Sul, passando pelo Nordeste – onde é possível realizar a Rota da Cachaça, com foco no turismo de experiência gastronômica. Vale a pena conferir!

Agora vamos conhecer três festivais que difundem a importância da cachaça no país!

Você vai ler sobre

Festival da Cachaça em Paraty (RJ)

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores acontece em Paraty, cidade carioca localizada a aproximadamente 240 km do Rio de Janeiro. Trata-se de um evento que acontece todo ano e tem reconhecimento nacional e internacional.

O Festival da cachaça em Paraty concentra os principais alambiques da região, com intuito de valorizar a produção local, que teve início no século XVI, de acordo com registros históricos. Afinal de contas, estamos falando de um dos traços culturais e gastronômicos mais expressivos do Brasil.

Os visitantes podem degustar as diferentes cachaças enquanto aprendem mais sobre o processo de produção e aproveitam as outras atrações da programação cultural, como shows de diferentes artistas. Geralmente, a entrada no evento é gratuita.

Na última edição, participaram alambiques como: 

  • Cachaça Coqueiro
  • Engenho D’Ouro
  • Maria Izabel
  • Cachaça Paratiana
  • Alambique Pedra Branca
Festival de cachaça: três eventos para apreciar a bebida no Brasil | Alambique Pedra Branca | Conexão123

Alambique Pedra Branca foi um dos expositores do famoso Festival da Cachaça em Paraty (RJ) | Foto: Divulgação / Pedra Branca Cachaça de Paraty

A previsão é que o próximo evento aconteça no segundo semestre de 2023. Mesmo assim, você já pode começar a planejar a sua viagem a começar pela hospedagem, por exemplo. Em Paraty, uma das alternativas é a Pousada Literária, localizada no Centro Histórico de Paraty. 

Veja mais em: Onde ficar em Paraty: melhores pousadas da cidade histórica litorânea!

Festival Mundial da Cachaça de Salinas (MG)

O Festival Mundial da Cachaça acontece na cidade de Salinas, em Minas Gerais, localizada a cerca de 620 km de Belo Horizonte, capital do estado. O objetivo do festival é alavancar o setor turístico no município, principalmente ligado à gastronomia. 

O lar da famosa cachaça Salinas, exportada Brasil afora, só poderia proporcionar um dos maiores eventos ligados à bebida. A festa é responsável por difundir o melhor da cachaça mineira, reconhecida mundialmente. 

A última edição recebeu mais de 50 mil pessoas, entre turistas de negócios, distribuidores, importadores e consumidores da bebida. Além dos expositores da cachaça artesanal, o evento contou com cerca de 80 estantes e diversos shows musicais, como o de Amado Batista.

Festival de cachaça: três eventos para apreciar a bebida no Brasil | Cachaça com torresmo | Conexão123

Deguste cachaça com torresmo entre as atrações do Festival Mundial da Cachaça de Salinas (MG)

Expocachaça em Belo Horizonte (BH)

Outra representante da cachaça mineira é a famosa Expocachaça, que acontece na cidade de Belo Horizonte anualmente. O próximo evento já tem data marcada, vai de 6 até 9 de julho de 2023.

Considerado como a vitrine mundial da cachaça, o evento comemora 25 anos de atividade em 2023. A última edição teve a participação de 20 estados produtores da bebida no Brasil.

O evento é uma verdadeira festa: os visitantes podem circular pelos estandes, degustar bebidas, tomar shots e drinks feitos com a iguaria, se deliciar com petiscos e curtir diversas apresentações de música. Com ampla infraestrutura e quatro dias de realização, e Expocachaça de 2022 contou com 150 expositores e um público de aproximadamente 20 mil pessoas.

Já é possível adquirir o ingresso antecipado para a próxima edição, sendo que a meia-entrada custa R$ 25 e a inteira R$ 50. Porém, a venda também será realizada na bilheteria física nos dias da feira.

O evento acontece na Serraria Souza Pinto, uma construção que funciona como um espaço cultural e recebe eventos o ano inteiro, localizada na Av. Assis Chateaubriand, 889 — Centro. O metrô mais próximo é a Estação Central, cerca de 300 m. 

Festival de cachaça: três eventos para apreciar a bebida no Brasil | Cachaças artesanais | Conexão123

A próxima Expocachaça em BH vai acontecer em julho de 2023, onde você poderá experimentar o melhor das cachaças artesanais

O próximo evento só acontece no ano de 2023, provavelmente, no início do segundo semestre. Porém, é recomendável se antecipar e planejar sua viagem, pesquisando pacotes de viagem para BH, por exemplo. Assim, você consegue o aéreo com o máximo de desconto possível.

Gostou das dicas sobre os eventos que valorizam a cachaçaria nacional? Conte com a 123milhas para realizar a viagem gastronômica perfeita!