Lugares para conhecer

Salvador: ruas e bairros para fazer compras durante a viagem

29 de junho de 2022

A viagem para Salvador reserva um roteiro turístico repleto de praias, igrejas seculares, pratos típicos, passeios e, claro, as famosas compras de lembranças e itens regionais. Seja para presentear a família, os amigos ou apenas para eternizar bons momentos, os souvenirs são excelentes opções. 

As ruas e bairros da metrópole da Bahia são conhecidos por trazer também a sensação de estar em ares portugueses, justamente pela influência do período Brasil Colônia. Fundado em 1554, o município foi até 1763 a capital do país, devido à proximidade com o mar. Vamos conhecer locais onde fazer compras em Salvador

 

Você vai ler sobre


Lugares para fazer compras em Salvador

Viajar para Salvador é imergir à gastronomia, à cultura e à história do destino, além de se aventurar pelos pontos turísticos e passeios locais, como o Elevador Lacerda e o Farol da Barra. 

Além do mais, existem muitos lugares e ruas de Salvador ideais para tirar um dia inteiro para fazer compras e ver mais de perto elementos culturais da região. Por isso, o turismo em Salvador é perfeito para todos os estilos de viajantes. 

O Conexão123 separou três dicas com vielas e bairros soteropolitanos para garantir a famosa lembrancinha de viagem. Bora? 

Salvador: ruas e bairros para fazer compras durante a viagem | Pelourinho | Conexão123

Salvador possui muitas opções de comércio

 

Salvador: Apoena – Galeria de Arte Sacra e Indígena – Largo Terreiro de Jesus (Pelourinho)

O Largo Terreiro de Jesus acolhe uma importante galeria de arte sacra e indígena com obras de grandes artesãos nordestinos, como Carolina Leão, Patrícia Barros e Mestre JC. No coração do bairro Pelourinho, a Apoena vende em suas prateleiras itens que vão de roupas a quadros, além de artigos religiosos. 

A parte térrea do local é dominada pelas artes sacras. Já o primeiro andar contempla a produção indígena de várias partes do Brasil. Desde as criações de Élon Brasil, Moitará, com quadros e cestos bordados, aos jarros de palha do artista José Kuripako.

Os produtos ainda trazem muitas cores, e das janelas do estabelecimento é possível admirar a linda vista dos largos Terreiro de Jesus e Cruzeiro de São Francisco

O espaço cultural funciona todos os dias das 10h às 18h. Anote o endereço certinho: Largo Terreiro de Jesus, 21-185 – Pelourinho, Salvador

Salvador: ruas e bairros para fazer compras durante a viagem | Apoena – Galeria de Arte Sacra e Indígena | Conexão123

O bairro Pelourinho abriga ruas de paralelepípedos, lojas de souvenirs e praças | Foto: Fábio Marconi

 

Salvador: Feira de São Joaquim – Avenida Engenheiro Oscar Pontes (Água de Meninos)

Que tal sentir-se como um verdadeiro morador soteropolitano? A Feira de São Joaquim, em Salvador, é considerada a maior feira livre da cidade baiana e é conhecida pela grande diversidade de produtos com preços que variam de pechinchas a valores mais altos. 

Na Cidade Baixa, entre a Avenida Engenheiro Oscar Pontes e a Baía de Todos os Santos, o lugar conta com artigos religiosos, cestos e bolsas de palha, frutas frescas, artesanatos de barro, especiarias e alimentos típicos da região, como camarão fresco e cuscuz. 

Por lá, passear pelas vielas é encontrar um pouco de tudo do que tem na Bahia. Os corredores que formam a feira dão a sensação de estar em um labirinto, que propicia um verdadeiro mergulho na alma da cultura baiana. 

Inclusive, o turista ainda pode comer nos bares e restaurantes ao redor. Mas atenção, se você for almoçar, chegue cedo para garantir mesas e cadeiras. Aliás, o visual rende registros fotográficos incríveis. 

O visitante vai conhecer um ambiente que é muito buscado pelos próprios residentes, o que traz uma experiência diferente. Portanto, vá preparado para ver de tudo um pouco e pechinchar bastante. 

Diariamente, das 6h às 17h, o comércio a céu aberto traz ao público o que há de melhor da capital da Bahia. 

Salvador: ruas e bairros para fazer compras durante a viagem | Feira de São Joaquim | Conexão123

A Feira de São Joaquim é considerada a maior feira livre de Salvador | Foto: Amanda Oliveira

 

Salvador: Mercado Modelo – Praça Visconde de Cayru (Comércio)

O Mercado Modelo é parada obrigatória e símbolo do município. No local, você pode encontrar o tempero baiano nas comidas servidas, produtos artesanais, lembranças da Bahia e itens oriundos do estado nas suas mais de 260 lojas. 

Situado no Centro Histórico de Salvador, o mercado surgiu em 1912 para abastecer a Cidade de Baixo, mas, em 1971, passou a ocupar o prédio atual na Praça Visconde de Cayru, antiga alfândega de Salvador. A construção em estilo neoclássico, datada de 1861, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Aos viajantes que buscam a tão apreciada lembrancinha dos destinos que visitam, o espaço oferece opções de bijuterias, bolsas, camisetas e bebidas. Já o último andar do edifício é agraciado pela culinária baiana.

A exemplo, o restaurante Maria de São Pedro, que dispõe de uma linda vista da Baía de Todos os Santos. Além disso, existem outras alternativas de lugares para comer, como bares, lanchonetes e cantinas. 

O ponto turístico abre de segunda a sábado, das 9h às 18h; e domingo, 9h às 14h. Anote o endereço: Praça Visconde de Cayru, s/n – Comércio. 

Salvador: ruas e bairros para fazer compras durante a viagem | Mercado Modelo | Conexão123

O Mercado Modelo, em Salvador, integra uma intensa variedade de artigos e produtos regionais | Foto: Site Mercado Modelo

 

Onde se hospedar em Salvador

Para apreciar de pertinho todos os encantos da capital baiana e também visitar os lugares onde fazer compras em Salvador, o ideal é buscar hospedagens perto dos pontos turísticos. 

Uma alternativa de onde se hospedar em Salvador é o Novotel Salvador Rio Vermelho. A acomodação oferece conforto e comodidades incríveis, entre elas academia, piscina, lavanderia, estacionamento, internet e restaurante. Além do mais, a localização é excelente, próximo à Vila Caramuru, ao Largo da Mariquita e ao bairro Pelourinho. 

Já o Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions é um resort urbano com ótimo serviço de lazer e entretenimento. Academia, internet, spa, piscina, estacionamento, lavanderia e restaurante integram a infraestrutura da hospedagem. Os hóspedes podem desfrutar todos os dias de um delicioso café da manhã. 

Aproveite e descubra mais opções de onde ficar em Salvador

Curtiu as dicas de locais para fazer compras nas ruas e bairros de Salvador durante a sua viagem? Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços e pacotes de viagem.