Lugares para conhecer

Lugares incríveis para ver o pôr do sol no Brasil

3 de maio de 2023

Em 3 de maio é comemorado o Dia Internacional do Sol, data em que homenageamos essa importante estrela que possui profunda relação com a sobrevivência de todas as espécies de seres vivos da terra.

Para celebrar o dia, o Conexão123 trouxe algumas dicas de locais incríveis para ver o pôr do sol no Brasil. O país é repleto de lindas paisagens e lugares perfeitos para assistir a esse espetáculo da natureza. Prepare a sua câmera! 

Conheça com o Conexão123

Dia Internacional do Sol 

O Dia do Sol foi instituído primeiramente nos Estados Unidos, pelo presidente Jimmy Carter, que pensou em dedicar o dia à defesa solar. Essa celebração foi inspirada no sucesso do Dia da Terra.

Pensando na importância da estrela, a NASA e a ESA (European Space Agency) criaram um programa educacional chamado Sun-Earth Days, que tem o objetivo de popularizar o conhecimento sobre o sol e como ele influencia a vida na Terra. 

O sol é a principal fonte de energia no mundo. Até mesmo outros recursos, como gases naturais, petróleo e carvão, foram criados graças à captação e ao armazenamento da energia solar por plantas, algas e alguns animais há centenas de milhares de anos. 

Ou seja, sem o sol não teríamos nenhuma chance de vida na Terra, ou mesmo em outra parte do nosso Sistema Solar.

Lugares para ver o pôr do sol no Brasil 

Agora que você já sabe sobre a importância da data e do astro-rei que nos brinda com sua presença a cada novo dia, vamos conhecer alguns lugares para ver o pôr do sol no Brasil? 

Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara

Na vila de Jericoacoara, no Ceará, encontra-se uma duna alta e bastante popular, conhecida como Duna do Pôr do Sol

Todos os dias, dezenas de pessoas sobem ao topo do monte de areia para testemunhar o magnífico espetáculo do anoitecer. É um momento verdadeiramente belo, que proporciona excelentes fotos e que você não pode deixar de vivenciar durante a viagem.

Lugares incríveis para ver o pôr do sol no Brasil | Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara | Conexão123

O pôr do sol em Jericoacoara é um evento único que vale a pena ser admirado

Digno de muitos registros, o lugar é, para muitos, o responsável pelo pôr do sol mais bonito do Brasil. As dunas ficam na praia de Jeri, a poucos metros da rua principal. Por volta das 17h já começa a movimentação de pessoas subindo para apreciar o espetáculo. Ao redor, barraquinhas e quiosques comercializam bebidas e petiscos. 

Praia de Maresias, São Sebastião 

O pôr do sol em Maresias, no litoral do estado de São Paulo, é lindo em qualquer época do ano. Os tons de amarelo, laranja e rosa pintam o céu durante o espetáculo, que toma lugar no município de São Sebastião.

A praia tem cenários muito atrativos, além de ser um lugar super agradável. Assistir ao sol se pondo é uma daquelas atividades que devem ser feitas constantemente. 

Um dos melhores locais para apreciar o pôr do sol é entre as praias de Maresias e Paúba, onde está localizado o Mirante de Maresias. Para chegar até lá, é necessário fazer uma trilha, de aproximadamente 30 minutos. Esse mirante oferece uma vista panorâmica de ambas as praias, estando a cerca de 50 metros do nível do mar. 

Se você preferir, no início da trilha você pode solicitar os serviços de um monitor, pelo preço de R$ 20.

O Mirante Maresias com certeza é um dos melhores lugares para ver o pôr do sol no Brasil e com certeza precisa estar incluso no seu roteiro de viagem ao visitar a cidade. 

Pedra do Arpoador, Rio de Janeiro 

O Rio de Janeiro continua lindo e proporcionando ainda mais beleza para quem o visita. Da Pedra do Arpoador, na Praia de Ipanema, é possível apreciar um dos maiores espetáculos na Cidade Maravilhosa. Multidões aguardam o horário de subir rumo ao rochedo para assistir ao dia indo embora. Claro que não poderia estar de fora da nossa lista de melhores lugares para ver o pôr do sol no Brasil.

Lugares incríveis para ver o pôr do sol no Brasil | Pedra do Arpoador no Rio de Janeiro | Conexão123

A pôr do sol na Pedra do Arpoador é um espetáculo na Cidade Maravilhosa

Dica: procure chegar pelo menos 30 minutos antes de o sol se pôr, para conseguir um bom lugar e poder tirar várias fotos bonitas. No fim do calçadão da praia, há alguns degraus na própria pedra, uma trilha improvisada, que as pessoas usam para ir ao topo. 

A subida é bem tranquila, qualquer pessoa consegue realizá-la. Até mesmo os moradores do Rio reservam um tempo na agenda para desfrutar de tamanha grandiosidade. 

Ver o pôr do sol do Arpoador é atividade quase que obrigatória para quem está no Rio.

Gostou de conhecer lugares para ver o pôr do sol no Brasil? Conte com a 123milhas para as melhores opções de passagens, pacotes, hospedagem e aluguel de carros. Partiu ver esse espetáculo da natureza?

RESPOSTAS123

Segundo a opinião popular, não há pôr do sol mais bonito do que o que acontece na Duna do Pôr do Sol, em Jericoacoara.

O Dia do Sol surgiu de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o astro-rei às pessoas.