Notícias

Polícia Federal passa a emitir passaporte de emergência no BH Airport

11 de agosto de 2023

Quem precisa fazer uma viagem internacional urgente e não pode esperar a tramitação normal da emissão de passaportes pode solicitar o passaporte de emergência. A partir deste mês de agosto, o posto da Polícia Federal no Aeroporto de Belo Horizonte também emite o documento. Entenda quem pode pedir este serviço com o Conexão123.

Conheça com o Conexão123

O que é o passaporte de emergência

O passaporte de emergência, ou passaporte emergencial, não tem fins turísticos e pode ser solicitado quando a pessoa comprova a necessidade imediata da viagem, em um prazo mais curto do que o tempo de entrega do passaporte tradicional, em uma viagem de extrema relevância. O documento tem validade de um ano e não pode ser renovado posteriormente. 

A viagem que vai justificar a emissão deste documento de emergência precisa ser para os países que reconhecem o passaporte emergencial brasileiro. O documento é expedido em até 24 horas. 

A Polícia Federal (PF) passou a emitir o passaporte de emergência no BH Airport (Aeroporto de Belo Horizonte) com o objetivo de facilitar o processo de obtenção do documento em situações de urgência. 

“Ao proporcionar a emissão de passaportes de emergência nas instalações da Polícia Federal, nosso objetivo é assegurar que os passageiros tenham a conveniência de contar com essa opção em situações urgentes, reconhecendo que nem sempre é possível um planejamento antecipado”, ressalta Robson Freitas, gestor de Operações e Segurança do BH Airport. 

Quem pode solicitar o passaporte de emergência

O passaporte de emergência não se destina a viagens de turismo e, para emissão, é preciso comprovar a necessidade imediata. 

Entre as situações consideradas emergenciais que permitem a emissão urgente do passaporte estão: 

  • Questões de saúde do solicitante, de seu cônjuge ou de parentes próximos (até o segundo grau); 
  • Necessidade de proteção patrimonial; 
  • Situações de trabalho não previstas; 
  • Participação em missões de ajuda humanitária; 
  • Interesses da administração pública; 
  • Catástrofes naturais; 
  • Durante conflitos armados. 

Como obter o passaporte de emergência

O processo para obter o passaporte emergencial exige a apresentação de documentos que comprovem a situação e a necessidade imediata da viagem. Além disso, os solicitantes são submetidos aos mesmos procedimentos padrões de emissão de passaportes comuns e para estrangeiros. Isso inclui a coleta de informações biográficas e biométricas. 

Depois de confirmadas todas as informações, o passaporte é entregue pessoalmente no Posto de Serviços e Passaportes, que está localizado no primeiro pavimento do BH Airport. 

PF passa a emitir passaporte de emergência no BH Airport | Passaporte | Conexão123

A documentação para solicitar o passaporte de emergência deve comprovar a urgência da viagem

Saiba mais sobre a estrutura do BH Airport

O BH Airport possui estrutura para receber 32 milhões de passageiros por ano. Os viajantes que saem da capital mineira podem usufruir do conforto e da comodidade do estacionamento do Aeroporto de Belo Horizonte que conta com cinco pátios com vagas cobertas ou descobertas, nas categorias Premium (P) e Econômica (E).

O estacionamento do BH Airport fica dentro do aeroporto, cercado, iluminado e monitorado por câmeras e rondas. Com atendimento 24h e serviços de apoio ao motorista, é garantia de praticidade e segurança em qualquer viagem. Com a 123milhas, é possível reservar a vaga para estacionar no BH Airport com desconto exclusivo de 15%.

Os viajantes que querem usufruir do BH Airport, eleito pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) o aeroporto mais sustentável do Brasil, podem contar com a 123milhas, que oferece passagens aéreas, reserva em hotéis e promoções de pacotes de viagem.