Polícia Federal passa a emitir passaporte de emergência no BH Airport
Quem precisa fazer uma viagem internacional urgente e não pode esperar a tramitação normal da emissão de passaportes pode solicitar o passaporte de emergência. A partir deste mês de agosto, o posto da Polícia Federal no Aeroporto de Belo Horizonte também emite o documento. Entenda quem pode pedir este serviço com o Conexão123.
Conheça com o Conexão123
- O que é o passaporte de emergência
- Quem pode solicitar o passaporte de emergência
- Como obter o passaporte de emergência
- Saiba mais sobre a estrutura do BH Airport
O que é o passaporte de emergência
O passaporte de emergência, ou passaporte emergencial, não tem fins turísticos e pode ser solicitado quando a pessoa comprova a necessidade imediata da viagem, em um prazo mais curto do que o tempo de entrega do passaporte tradicional, em uma viagem de extrema relevância. O documento tem validade de um ano e não pode ser renovado posteriormente.
A viagem que vai justificar a emissão deste documento de emergência precisa ser para os países que reconhecem o passaporte emergencial brasileiro. O documento é expedido em até 24 horas.
A Polícia Federal (PF) passou a emitir o passaporte de emergência no BH Airport (Aeroporto de Belo Horizonte) com o objetivo de facilitar o processo de obtenção do documento em situações de urgência.
“Ao proporcionar a emissão de passaportes de emergência nas instalações da Polícia Federal, nosso objetivo é assegurar que os passageiros tenham a conveniência de contar com essa opção em situações urgentes, reconhecendo que nem sempre é possível um planejamento antecipado”, ressalta Robson Freitas, gestor de Operações e Segurança do BH Airport.
Quem pode solicitar o passaporte de emergência
O passaporte de emergência não se destina a viagens de turismo e, para emissão, é preciso comprovar a necessidade imediata.
Entre as situações consideradas emergenciais que permitem a emissão urgente do passaporte estão:
- Questões de saúde do solicitante, de seu cônjuge ou de parentes próximos (até o segundo grau);
- Necessidade de proteção patrimonial;
- Situações de trabalho não previstas;
- Participação em missões de ajuda humanitária;
- Interesses da administração pública;
- Catástrofes naturais;
- Durante conflitos armados.
Como obter o passaporte de emergência
O processo para obter o passaporte emergencial exige a apresentação de documentos que comprovem a situação e a necessidade imediata da viagem. Além disso, os solicitantes são submetidos aos mesmos procedimentos padrões de emissão de passaportes comuns e para estrangeiros. Isso inclui a coleta de informações biográficas e biométricas.
Depois de confirmadas todas as informações, o passaporte é entregue pessoalmente no Posto de Serviços e Passaportes, que está localizado no primeiro pavimento do BH Airport.
Saiba mais sobre a estrutura do BH Airport
O BH Airport possui estrutura para receber 32 milhões de passageiros por ano. Os viajantes que saem da capital mineira podem usufruir do conforto e da comodidade do estacionamento do Aeroporto de Belo Horizonte que conta com cinco pátios com vagas cobertas ou descobertas, nas categorias Premium (P) e Econômica (E).
O estacionamento do BH Airport fica dentro do aeroporto, cercado, iluminado e monitorado por câmeras e rondas. Com atendimento 24h e serviços de apoio ao motorista, é garantia de praticidade e segurança em qualquer viagem. Com a 123milhas, é possível reservar a vaga para estacionar no BH Airport com desconto exclusivo de 15%.
Os viajantes que querem usufruir do BH Airport, eleito pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) o aeroporto mais sustentável do Brasil, podem contar com a 123milhas, que oferece passagens aéreas, reserva em hotéis e promoções de pacotes de viagem.