Lugares para conhecer

Cordilheira do Espinhaço: novo destino do turismo de natureza no Brasil

29 de julho de 2023

Temos uma nova rota turística em Minas Gerais — a Cordilheira do Espinhaço, uma representação da natureza esplêndida do Brasil.

Com paisagens deslumbrantes e uma rica biodiversidade, a única cordilheira do país está atraindo visitantes que buscam por passeios ecológicos e experiências autênticas.

O Conexão123 te apresentará as maravilhas desse lugar e mostrará como o ecoturismo e o turismo radical têm ganhado destaque nesse roteiro. Bora lá!

Conheça com o Conexão123

A única do Brasil: conheça a Cordilheira do Espinhaço

A cordilheira foi nomeada a partir da Serra do Espinhaço — um conjunto de montanhas que se estende por aproximadamente mil quilômetros — e foi reconhecida em 2005 pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. Há o desejo de que a Cordilheira do Espinhaço seja uma referência em turismo de natureza.

No estado de Minas Gerais, as montanhas começam na mata atlântica, passam pelo cerrado e chegam à caatinga, na fronteira com a Bahia. Elas se sucedem como uma coluna vertebral, daí o nome Espinhaço. As principais serras que formam a cordilheira são a da Piedade, a do Cipó, a do Intendente, a da Gandarela, a do Ouro Branco e a Serra do Rola Moça. 

O ponto mais alto da cordilheira é o Pico do Sol, com 2.072 m acima do nível do mar, localizado no Parque Natural do Caraça, parque que também abriga o Pico do Inficionado (2.068 m), o Pico da Carapuça (1.955 m) e o Pico da Canjerana (1.890 m).

Cordilheira do Espinhaço: conheça esse tesouro natural do Brasil | Trecho histórico da cidade de Ouro Branco na Cordilheira do Espinhaço | Conexão123

Além das montanhas, a região da Cordilheira do Espinhaço abriga cidades e vilarejos bucólicos

A Cordilheira do Espinhaço pode não rivalizar em altura com a Cordilheira dos Andes, a maior do mundo, mas a supera em biodiversidade. Nela estão localizadas 15% das espécies de plantas de todo o Brasil, e cerca de 40% delas, aproximadamente 2.000 espécies, não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

A Serra do Espinhaço ainda tem muito mais atributos. No topo das montanhas, há nascentes que formam cachoeiras e abastecem as bacias dos rios São Francisco, Doce e Jequitinhonha. Lá em cima também estão os campos rupestres, um bioma único em razão da quantidade e da diversidade de fauna e flora.

Além das montanhas, a região abriga cidades e vilarejos. Desde a época colonial, os moradores da Cordilheira do Espinhaço refletem a história do Brasil, como a cultura quilombola, o ciclo do ouro e a busca por pedras preciosas.

Como um verdadeiro tesouro, a cordilheira oferece inúmeras oportunidades para amantes de atividades ao ar livre, como o turismo de montanha e o trekking. Aliás, vamos falar sobre eles agora, confira nos próximos tópicos.

Turismo de montanha da Cordilheira do Espinhaço

O turismo de montanha tem conquistado espaço na Cordilheira do Espinhaço, atraindo pessoas que gostam de vivências únicas.

Explorar lugares e experimentar aventuras proporcionam uma sensação maravilhosa, seja para sentir-se com mais energia ou para assinalar mais uma experiência.

Já pensou em curtir um esporte radical na única cordilheira brasileira? Dá só uma olhada nos mais populares da região:

  • Slackline

Com o slackline você trabalha o equilíbrio e a concentração, sendo uma ótima opção para desenvolver uma “calma” extra. Esse esporte consiste basicamente em movimentos, sejam eles dinâmicos ou estáticos, feitos sobre uma fita flexível presa entre dois pontos parados, como árvores ou rochas.

A Serra do Espinhaço se tornou um excelente ponto para a prática dessa atividade, pois nela encontram-se silêncio e ar puro.

  • Escalada

Muito praticada na Serra do Espinhaço, a escalada é um esporte que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo, subindo por paredões de rochas e outras superfícies, com auxílio de equipamentos de segurança, ganchos e cordas. 

O objetivo é atingir o ponto mais alto ou o ponto estabelecido. Se esse é o seu mundo, continue lendo. O Conexão123 preparou um conteúdo bem bacana recheado de dicas, listando algumas trilhas na Chapada Diamantina.

Trekking na Cordilheira do Espinhaço

Nos arredores da cordilheira há um relevo acidentado, repleto de vegetação exuberante, e cachoeiras imponentes que levam muitos turistas a se interessarem pelo potencial naturalístico do lugar.

Em sua maioria, as pessoas que querem realizar atividades por ali partem da histórica cidade de Diamantina, em Minas. 

O trekking acompanha geralmente rotas antigas construídas para o escoamento dos diamantes retirados da região, como a Trilha Verde da Maria Fumaça, antes conhecida como Ramal Ferroviário Diamantina-Corinto, inaugurada em 1914 e desativada na década de 1970. Boa parte da estrutura, como os trilhos, foi retirada, mas ainda existem resquícios de estações e pontilhões, que podem interessar os turistas.

Cordilheira do Espinhaço: conheça esse tesouro natural do Brasil | Trilha na Cordilheira do Espinhaço | Conexão123

O trekking é muito comum e praticado pelos visitantes da Serra do Espinhaço

Esse percurso da trilha da Maria Fumaça é considerado leve. Possui altimetria constante e suave, além de passar por povoados e pontos superinteressantes, como o povoado de Guindá, a Lagoa Azul e algumas pinturas rupestres. No total, a distância percorrida é de 16 km.

Outra rota de trekking, que passa por antigas vias de escoamento, é o Caminho dos Escravos, que liga Diamantina ao distrito de Mendanha. O caminho, construído com trabalho escravo no início do século XIX, é bastante utilizado por praticantes do ecoturismo devido às lindas cachoeiras e aos visuais indescritíveis que compõem os seus arredores. O percurso, com 25 km, atravessa o Parque Estadual do Biribiri.

Para os mais aventureiros, também é possível realizar trekking ao Pico do Itambé, conhecido como o “teto do sertão mineiro”, com 2.252 m de altura.

Embora a caminhada de ascensão percorra apenas 4 km, ela pode durar até 5 horas, pois é desafiadora. A paisagem deslumbrante e os paredões rochosos tornam tudo isso uma aventura inesquecível. Uma vez lá em cima, é possível contemplar o pôr do sol e descansar.

Visite a Cordilheira do Espinhaço com 123carros

Por sua imensidão, é possível chegar à Cordilheira do Espinhaço partindo de várias localidades de Minas Gerais, como Ouro Branco, além de algumas da Bahia. 

A melhor opção para acessar a cordilheira é pela cidade de Ouro Preto. Para chegar até o município mineiro viajando de avião, recomenda-se descer no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins, que possui voos diretos chegando e saindo das principais capitais brasileiras.

Depois, vá de carro até Ouro Preto e, consequentemente, até a Cordilheira do Espinhaço. Para isso, conte com 123carros para aluguel de automóveis.

Saindo de BH, o trajeto mais fácil é pela BR-040, sentido Rio de Janeiro. Após percorrer aproximadamente 20 km, entre no trevo em direção a Ouro Preto por meio da BR-356 (Rodovia dos Inconfidentes) e siga até o destino. O percurso dura pouco mais de 1h30.

Para aqueles que gostam de cair na estrada, saindo de São Paulo, uma das alternativas é ir direto para Belo Horizonte pela BR-381 (Fernão Dias) e depois prosseguir no mesmo trajeto descrito acima. A distância é em torno de 680 km.

E então, que tal planejar sua viagem e conhecer a única cordilheira do Brasil?

Para visitar a Cordilheira do Espinhaço e outros destinos, você pode contar com a 123milhas! Oferecemos diversas opções de passagens aéreas, ofertas de hospedagem e pacotes de viagem. Conte conosco!

RESPOSTAS123

A também conhecida como Serra do Espinhaço compreende uma faixa de 1.000 km de comprimento que liga a cidade de Barão de Cocais, em Minas Gerais, à cidade de Xique-Xique, na Bahia.

A melhor opção para acessar a cordilheira é pela cidade de Ouro Preto. Para chegar até o município mineiro viajando de avião, recomenda-se descer no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins, que possui voos diretos chegando e saindo das principais capitais brasileiras e fica a cerca de 150 km de distância da cidade de Ouro Preto.

A Cordilheira do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, pois é singular em sua estrutura e formação.