Veja dicas de como fazer as melhores fotos de viagem
Para marcar o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Conexão123 mostra dicas de como fazer as melhores fotos de viagem. Prepare seu celular para registrar as melhores fotos dos destinos que você visitar. Veja detalhes no Conexão123.
Conheça com o Conexão123
- Dicas para fazer as melhores fotos de viagem
- Fotografar dentro de museus
- Lugares para fotografar pontos turísticos
- Monte seu álbum de fotos
- Saiba mais sobre o Dia Mundial da Fotografia
Dicas para fazer as melhores fotos de viagem
Você está naquele destino incrível e quer registrar uma lembrança bacana da visita? O Conexão123 conversou com fotógrafos e viajantes para trazer dicas de como realizar as melhores fotografias de viagem e também saber quais são os melhores lugares e ângulos para eternizar os pontos turísticos mais famosos de cada cidade.
De origem grega, a palavra fotografar significa desenhar na luz ou registrar a luz, portanto, a primeira dica é garantir boa luminosidade para o ambiente que você deseja fotografar. O Sol é o grande aliado do fotógrafo. “Quem quer fazer foto de paisagem, por exemplo, tem que ser uma pessoa disposta a acordar muito, muito cedo”, alerta a fotógrafa profissional mexicana, radicada no Brasil, Dasha Horita.
Dasha é especializada em retratos e fotografa profissionalmente, mas também faz muitos ensaios usando o próprio celular ou o das pessoas que está fotografando. Ela lembra o ditado “Deus ajuda quem cedo madruga”.
“Nós que fazemos fotografia, seja por profissão ou por hobby, sabemos que o Sol é a principal fonte de luz e, a cada hora do dia, nossa estrela se comporta de maneira diferente”, explica Dasha.
“Ao amanhecer e no zênite (quando ele está no ponto mais alto), o Sol fica em uma posição lateral muito amigável, e nos dá uma luz suave (fria pela manhã, quente pela tarde), ideal para capturar paisagens e retratos. Acordar bem cedo e pegar sua câmera ou celular, com certeza, sempre valerá a pena”, ensina a fotógrafa.
A foto abaixo foi feita com celular em Colorado Rocky Mountains, no Colorado, EUA, e mostra como aproveitar a luz do Sol, que pela manhã traz o efeito azulado para a imagem.
A melhor dica para aproveitar a luz natural é encontrar uma posição na qual o sol fique ao lado ou de frente para quem você deseja fotografar. Se fizer uma selfie, por exemplo, e o sol estiver atrás de você, a superexposição à luz vai deixar a foto escura.
Fotografar dentro de museus
O sensor das câmeras dos celulares captam a falta de claridade em alguns ambientes internos e faz com que o aparelho programe o disparo automático do flash, que auxilia na obtenção de melhores imagens. Porém, nem todo museu permite a fotografia com esse recurso.
Nesse caso, é preciso verificar se a câmera do seu celular tem a opção de aumentar o tempo de exposição. Esse é um meio para fotografar em ambientes sem luminosidade adequada, mas você terá de apoiar o celular num tripé, porque o aparelho não pode se mexer enquanto a foto é feita (o que pode levar até 30 segundos).
Em razão das lives e do trabalho remoto, os tripés se popularizaram, e há diversos tamanhos, que até cabem nas mochilas. Se quiser ótimas fotos em ambientes não muito claros, esse é um ótimo equipamento para se ter. Apoie o celular no tripé e faça o registro com o tempo de exposição mais lento.
Lugares para fotografar pontos turísticos
Para fazer fotos de dar orgulho de postar no Instagram, além de aproveitar a luz do Sol, a dica é procurar o melhor lugar para se posicionar na hora de fotografar. Vamos ver dicas de pontos turísticos muito visitados em Paris, Roma e Brasília.
Lembrando que se você quiser ir a esses destinos internacionais para testar as dicas de fotografia, com a 123milhas você encontra passagens aéreas:
Paris
Em Paris, pode-se fazer fotos que mostram, ao mesmo tempo, a bandeira da França e o maior símbolo francês, a Torre Eiffel: suba até o último andar do Panthéon — no balcão é possível fazer uma selfie ou pedir para alguém fotografar você com os ícones da França ao fundo.
O melhor lugar para fotografar a Torre Eiffel é uma rua lateral ao Campo de Marte: a Rue Buenos Aires. Ali você consegue uma excelente vista da torre para uma foto digna de Instagram.
Roma
O melhor lugar para fotografar o Coliseu de Roma é a Via del Colosseo, em frente ao Caffè Roma. Dali você consegue registrar a face mais característica desse símbolo da capital italiana. Pela noite, o monumento ganha uma iluminação especial, que rende excelentes fotografias.
Brasília
A arquitetura de Brasília sempre proporciona excelentes fotos. Os pontos turísticos como a Catedral e o Palácio do Itamaraty são lindos, e as cores dos prédios, em contraste com o azul do céu da capital federal, vão render imagens impressionantes.
E você ainda pode fazer uma brincadeira na rampa que dá acesso ao estacionamento, na parte de trás do Congresso Nacional — os turistas brincam de montar a perspectiva, simulando que estão segurando as duas conchas do Senado e da Câmara dos Deputados.
Para fazer foto, siga as seguintes dicas:
- Composição e enquadramento: divida a tela em três terços (há celulares que já trazem esse recurso — são aquelas linhas de grade na tela). Coloque as duas conchas do Congresso Nacional em cada um dos terços laterais da cena.
- Altura e ângulo: escolha uma altura e um ângulo que realcem a grandiosidade do edifício. Em seguida, peça para a pessoa descer ou subir a rampa até as mãos se encaixarem em cada uma das conchas. Isso dará a sensação de escala.
- Horários de luz: o nascer ou o pôr do sol podem fornecer uma luz suave e quente, que acentua os detalhes. Evite fotografar sob luz solar direta intensa, pois isso pode causar sombras duras.
Monte seu álbum de fotos
As fotos que você produziu nas viagens não podem correr o risco de se perderem na troca do celular ou quando o cartão de memória se danifica. Muito menos ficarem apenas armazenadas na nuvem. Elas merecem ser impressas num fotolivro de qualidade.
A 123milhas, em parceria com a Fotolivro Viagem, vai te ajudar a eternizar essas lembranças e criar um álbum especial. Funciona assim: os registros do passeio, feitos por qualquer tipo de câmera, das profissionais às de celulares, são enviados para a Fotolivro Viagem.
As imagens são tratadas e o design do álbum é diagramado. Daí você recebe a versão digital para aprovação. Após aprovado, o projeto segue para impressão e você recebe o livro em casa. Os clientes da 123milhas ganham R$ 50 de desconto na hora de montar um álbum de viagens.
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Fotografia
O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto. Esse dia foi escolhido para homenagear a invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido pelo francês Louis Daguerre.
Em 19 de agosto de 1839, em uma reunião da Academia de Ciências da França, foi anunciada a invenção do daguerreótipo. Daguerre criou esse processo de fotografia em colaboração com o cientista Joseph Nicéphore Niépce. No entanto, após a morte de Niépce, em 1833, Daguerre continuou a aprimorar o processo e conseguiu apresentá-lo ao público em 1839.
O daguerreótipo gravava a imagem diretamente sobre uma placa de cobre revestida com prata que, em seguida, recebia vapores de iodo. Depois de exposta na câmera escura, a imagem era revelada por vapores de mercúrio e fixada por uma solução com sal. Foi a primeira forma prática de fotografia, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da arte e da ciência de fotografar.
Quer fazer uma viagem incrível e montar um fotolivro dos melhores momentos com a Fotolivro Viagem? Com a 123milhas você pode adquirir passagens aéreas, fazer reservas em hotéis, além de comprar pacotes de viagem com a segurança da proteção do 123assist.
RESPOSTAS123
A escolha da data foi feita para homenagear o dia do anúncio oficial da invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas.
Você pode reunir as suas melhores fotos de viagem e produzir um fotolivro. Com a 123milhas você tem desconto na hora de montar um álbum de viagens.
O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto.