Dicas para o viajante

Veja dicas de como fazer as melhores fotos de viagem

19 de agosto de 2023

Para marcar o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Conexão123 mostra dicas de como fazer as melhores fotos de viagem. Prepare seu celular para registrar as melhores fotos dos destinos que você visitar. Veja detalhes no Conexão123.

Conheça com o Conexão123

Dicas para fazer as melhores fotos de viagem

Você está naquele destino incrível e quer registrar uma lembrança bacana da visita? O Conexão123 conversou com fotógrafos e viajantes para trazer dicas de como realizar as melhores fotografias de viagem e também saber quais são os melhores lugares e ângulos para eternizar os pontos turísticos mais famosos de cada cidade. 

De origem grega, a palavra fotografar significa desenhar na luz ou registrar a luz, portanto, a primeira dica é garantir boa luminosidade para o ambiente que você deseja fotografar. O Sol é o grande aliado do fotógrafo. “Quem quer fazer foto de paisagem, por exemplo, tem que ser uma pessoa disposta a acordar muito, muito cedo”, alerta a fotógrafa profissional mexicana, radicada no Brasil, Dasha Horita. 

Dasha é especializada em retratos e fotografa profissionalmente, mas também faz muitos ensaios usando o próprio celular ou o das pessoas que está fotografando.  Ela lembra o ditado “Deus ajuda quem cedo madruga”. 

“Nós que fazemos fotografia, seja por profissão ou por hobby, sabemos que o Sol é a principal fonte de luz e, a cada hora do dia, nossa estrela se comporta de maneira diferente”, explica Dasha. 

“Ao amanhecer e no zênite (quando ele está no ponto mais alto), o Sol fica em uma posição lateral muito amigável, e nos dá uma luz suave (fria pela manhã, quente pela tarde), ideal para capturar paisagens e retratos. Acordar bem cedo e pegar sua câmera ou celular, com certeza, sempre valerá a pena”, ensina a fotógrafa.

A foto abaixo foi feita com celular em Colorado Rocky Mountains, no Colorado, EUA, e mostra como aproveitar a luz do Sol, que pela manhã traz o efeito azulado para a imagem. 

Dia da Fotografia: como fazer as melhores fotos de viagem | Colorado Rocky Mountains por Dasha Horita | Conexão123

Foto feita com celular em Colorado Rocky Mountains, (EUA): aproveitar a luz do Sol | Foto: Dasha Horita

A melhor dica para aproveitar a luz natural é encontrar uma posição na qual o sol fique ao lado ou de frente para quem você deseja fotografar. Se fizer uma selfie, por exemplo, e o sol estiver atrás de você, a superexposição à luz vai deixar a foto escura. 

Fotografar dentro de museus

O sensor das câmeras dos celulares captam a falta de claridade em alguns ambientes internos e faz com que o aparelho programe o disparo automático do flash, que auxilia na obtenção de melhores imagens. Porém, nem todo museu permite a fotografia com esse recurso. 

Nesse caso, é preciso verificar se a câmera do seu celular tem a opção de aumentar o tempo de exposição. Esse é um meio para fotografar em ambientes sem luminosidade adequada, mas você terá de apoiar o celular num tripé, porque o aparelho não pode se mexer enquanto a foto é feita (o que pode levar até 30 segundos). 

Em razão das lives e do trabalho remoto, os tripés se popularizaram, e há diversos tamanhos, que até cabem nas mochilas. Se quiser ótimas fotos em ambientes não muito claros, esse é um ótimo equipamento para se ter. Apoie o celular no tripé e faça o registro com o tempo de exposição mais lento. 

Lugares para fotografar pontos turísticos

Para fazer fotos de dar orgulho de postar no Instagram, além de aproveitar a luz do Sol, a dica é procurar o melhor lugar para se posicionar na hora de fotografar.  Vamos ver dicas de pontos turísticos muito visitados em Paris, Roma e Brasília.

Lembrando que se você quiser ir a esses destinos internacionais para testar as dicas de fotografia, com a 123milhas você encontra passagens aéreas:

Paris

Em Paris, pode-se fazer fotos que mostram, ao mesmo tempo, a bandeira da França e o maior símbolo francês, a Torre Eiffel: suba até o último andar do Panthéon — no balcão é possível fazer uma selfie ou pedir para alguém fotografar você com os ícones da França ao fundo. 

Dia da Fotografia: como fazer as melhores fotos de viagem | Paris | Conexão123

Do alto do Panthéon, você pode fazer fotos com os símbolos da França: Torre Eiffel e a bandeira nacional | Foto: Acervo pessoal

O melhor lugar para fotografar a Torre Eiffel é uma rua lateral ao Campo de Marte: a Rue Buenos Aires. Ali você consegue uma excelente vista da torre para uma foto digna de Instagram.

Dia da Fotografia: como fazer as melhores fotos de viagem | Torre Eiffel | Conexão123

Rue Buenos Aires: melhor lugar para fazer fotos da Torre Eiffel | Foto: Acervo Pessoal

 Roma

O melhor lugar para fotografar o Coliseu de Roma é a Via del Colosseo, em frente ao Caffè Roma. Dali você consegue registrar a face mais característica desse símbolo da capital italiana. Pela noite, o monumento ganha uma iluminação especial, que rende excelentes fotografias.

Dia da Fotografia: como fazer as melhores fotos de viagem | Coliseu | Conexão123

Do Caffè Roma, você fotografa o Coliseu pela noite | Foto: Acervo Pessoal

Brasília

A arquitetura de Brasília sempre proporciona excelentes fotos. Os pontos turísticos como a Catedral e o Palácio do Itamaraty são lindos, e as cores dos prédios, em contraste com o azul do céu da capital federal, vão render imagens impressionantes.  

E você ainda pode fazer uma brincadeira na rampa que dá acesso ao estacionamento, na parte de trás do Congresso Nacional — os turistas brincam de montar a perspectiva, simulando que estão segurando as duas conchas do Senado e da Câmara dos Deputados.

Para fazer foto, siga as seguintes dicas:

  • Composição e enquadramento: divida a tela em três terços (há celulares que já trazem esse recurso — são aquelas linhas de grade na tela). Coloque as duas conchas do Congresso Nacional em cada um dos terços laterais da cena.
  • Altura e ângulo: escolha uma altura e um ângulo que realcem a grandiosidade do edifício. Em seguida, peça para a pessoa descer ou subir a rampa até as mãos se encaixarem em cada uma das conchas. Isso dará a sensação de escala.
  • Horários de luz: o nascer ou o pôr do sol podem fornecer uma luz suave e quente, que acentua os detalhes. Evite fotografar sob luz solar direta intensa, pois isso pode causar sombras duras.
Dia da Fotografia: como fazer as melhores fotos de viagem | Brasília | Conexão123

Da rua que dá acesso ao Congresso Nacional, é possível fazer fotos em perspectiva

Monte seu álbum de fotos

As fotos que você produziu nas viagens não podem correr o risco de se perderem na troca do celular ou quando o cartão de memória se danifica. Muito menos ficarem apenas armazenadas na nuvem. Elas merecem ser impressas num fotolivro de qualidade.

A 123milhas, em parceria com a Fotolivro Viagem, vai te ajudar a eternizar essas lembranças e criar um álbum especial. Funciona assim: os registros do passeio, feitos por qualquer tipo de câmera, das profissionais às de celulares, são enviados para a Fotolivro Viagem

As imagens são tratadas e o design do álbum é diagramado. Daí você recebe a versão digital para aprovação. Após aprovado, o projeto segue para impressão e você recebe o livro em casa.  Os clientes da 123milhas ganham R$ 50 de desconto na hora de montar um álbum de viagens.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto. Esse dia foi escolhido para homenagear a invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido pelo francês Louis Daguerre. 

Em 19 de agosto de 1839, em uma reunião da Academia de Ciências da França, foi anunciada a invenção do daguerreótipo. Daguerre criou esse processo de fotografia em colaboração com o cientista Joseph Nicéphore Niépce. No entanto, após a morte de Niépce, em 1833, Daguerre continuou a aprimorar o processo e conseguiu apresentá-lo ao público em 1839. 

O daguerreótipo gravava a imagem diretamente sobre uma placa de cobre  revestida com prata que, em seguida, recebia vapores de iodo. Depois de exposta na câmera escura, a imagem era revelada por vapores de mercúrio e fixada por uma solução com sal. Foi a primeira forma prática de fotografia, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da arte e da ciência de fotografar.

Quer fazer uma viagem incrível e montar um fotolivro dos melhores momentos com a Fotolivro Viagem? Com a 123milhas você pode adquirir passagens aéreas, fazer reservas em hotéis, além de comprar pacotes de viagem com a segurança da proteção do 123assist.

RESPOSTAS123

A escolha da data foi feita para homenagear o dia do anúncio oficial da invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas.

Você pode reunir as suas melhores fotos de viagem e produzir um fotolivro. Com a 123milhas você tem desconto na hora de montar um álbum de viagens.

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto.