Dicas para o viajante

Cuidados com a coluna em viagens longas são essenciais

21 de agosto de 2023

Por mais emocionante que seja viajar, em trajetos longos é comum que passageiros fiquem muito tempo sentados. Nesses momentos, os cuidados com a coluna em viagens não podem ser deixados de lado.

Seja em uma viagem de avião, de carro ou de ônibus, horas prolongadas em uma mesma posição pode ser um desafio para a coluna vertebral.

Para ajudar todos os viajantes, o Conexão123 vai compartilhar algumas dicas bem interessantes e valiosas, exemplificando os cuidados com a coluna em viagens, principalmente as que levam longas horas. Continue lendo e anote as dicas!

Conheça com o Conexão123

Como preservar sua coluna em viagens longas

Não há nada melhor do que passar um tempo viajando com a família, não é mesmo? Mas para quem vai pegar a estrada ou passar longos períodos dentro de um avião, o tempo sentado pode ser desconfortante, exigindo alguns cuidados com a coluna

Um estudo feito pela OMS — Organização Mundial da Saúde — aponta que pelo menos 80% da população mundial já sofreu com alguma dor na coluna, e essa dor pode se agravar quando ficamos na mesma posição por horas.

Viu só como é necessário ter cuidados com a coluna em viagens? Confira algumas dicas que podem ser colocadas em prática em uma viagem de carro, numa viagem de avião ou numa viagem de ônibus.

Se estiver se preparando para um longo passeio para fora do Brasil, confira também como proteger sua mala em viagens internacionais

Cuidados com a coluna: viagem de avião

Algumas viagens de avião podem durar diversas horas — não só o voo em si, mas as conexões ou escalas feitas durante o trajeto podem exaurir o viajante.

Aliás, nós já preparamos até mesmo algumas dicas de o que fazer no aeroporto durante uma conexão longa.

O Conexão123 te ajuda com alguns cuidados com o corpo bem valiosos a seguir.

Cuidados com a coluna em viagens longas: cuide-se com cinco dicas | Mulher viajando de avião com almofada cervical | Conexão123

Viagens de avião podem ser longas e sua coluna necessita de cuidados

A primeira é relacionada às malas. É bom ter em mente que nunca devemos fazê-las pesadas demais para não dificultar o movimento ao carregá-las. Inclusive, o ideal é que você viaje levando malas com rodas.

Além disso, inclua duas almofadas na sua lista de objetos para a viagem. 

Uma delas será o apoio da sua coluna lombar, enquanto a outra deverá apoiar a sua cervical.

Dicas de cuidados com a coluna em uma viagem de avião:

  • Reservar voos fora dos horários de pico para evitar longas filas e longos períodos em pé, como durante o check-in.
  • Se possível, a cada uma hora faça um leve alongamento.
  • Quem sofre de dores crônicas precisa ter cuidados extras. Considere tomar a sua medicação para a dor uma hora antes do voo para dar tempo de entrar no sistema circulatório e iniciar o efeito.
  • Leve os medicamentos para dor em um saco plástico transparente e tenha-os sempre com você, caso precise deles durante o voo. 

Essas estratégias, embora simples, podem desempenhar um papel muito importante para prevenir episódios de dor nas costas, para que você possa passar mais tempo curtindo com sua família e amigos.

Cuidados com a coluna: viagem de carro

Uma viagem de carro pode ser muito prazerosa, além de você poder apreciar a paisagem ao longo da estrada, existe tempo para, caso seja uma viagem em família, aproveitar o astral alegre de todos.

Quem dirige por muitas horas seguidas consequentemente sofre com uma latente dor nas costas, e fazer uma viagem sem os cuidados com a coluna necessários pode acabar prejudicando o motorista. 

A boa notícia é que essa dor pode ser evitada. Preparamos algumas dicas para quem já tem problemas na coluna ou quer evitá-los e cuidar da postura e da saúde o máximo possível.

Cuidados com a coluna em viagens longas: cuide-se com cinco dicas | Mulher dirigindo com dor nas costas após uma viagem de carro | Conexão123

Os cuidados com a coluna em viagens de carro são fundamentais

Muitos motoristas têm vícios ao volante, mas mesmo assim é preciso evitá-los e  seguir alguns cuidados com a coluna para manter a saúde vertebral ao volante.

Se você tem dor nas costas, andar no carro por uma hora ou mais pode ser um verdadeiro desafio. Se você tem uma longa viagem em vista, considere as dicas abaixo.

  • Faça o seu passeio o mais suave possível. Os solavancos na estrada podem sacudir sua coluna e aumentar a dor. Para um passeio mais suave, considere sentar em um travesseiro feito para um assento de cadeira, como um travesseiro de cóccix ou uma almofada de assento de carro, para se ter amortecimento extra.
  • Movimente-se durante seu trajeto. O ideal é que todos façam uma pausa de pelo menos 15 minutos para cada 2 horas de condução. Se você tem tendência a dores nas costas, faça pausas com mais frequência, como a cada 30 a 60 minutos.
  • Leve uma bolsa de gelo. Se você tem dores crônicas, pode ser uma boa ideia levar uma bolsa térmica no carro.

Embora pareça óbvio, vale a pena repetir que tirar sua mente da dor pode ser surpreendentemente útil.

Mesmo se você for o motorista, ainda há algumas opções para ocupar sua mente; experimente uma nova rádio, playlist, faça o download de um podcast ou ouça um audiolivro. Essas pequenas atitudes podem ser muito valiosas numa viagem de longa duração.

Uma boa pedida para garantir mais autonomia e liberdade durante sua viagem pela estrada é alugar um carro. Com 123carros você garante mais praticidade e economia na hora de escolher o melhor veículo para seu passeio.

Cuidados com a coluna: viagem de ônibus

Não é só em viagens de avião ou de carro que a atenção com o corpo deve ser colocada em prática. As viagens de ônibus também são cansativas e precisam que cuidados com a coluna sejam parte fundamental do trajeto.

Afinal, como já ressaltamos, as viagens longas podem acarretar dores e problemas futuros. Muitas horas na mesma posição sem a postura ideal e poucos momentos de caminhada podem colaborar para o surgimento de dores nas costas, pescoço, pernas ou coluna. Inclusive, veja mais dicas para viajar de ônibus confortavelmente e tome cuidado para evitar problemas como esses.

Cuidados com a coluna em viagens longas: cuide-se com cinco dicas | Homem em uma viagem de ônibus esticado em sua poltrona | Conexão123

As viagens de ônibus podem ser suaves para a coluna se nos alongarmos e relaxarmos na posição correta

  • Faça um leve alongamento. Estenda as pernas, faça exercícios de flexibilidade nos braços e pescoço. Isso ajuda significativamente a reduzir o desconforto.
  • A maioria das pessoas sente dores nas costas ao passar muito tempo sentadas no ônibus. Isso ocorre, muitas vezes, por não se importarem com a maneira correta de ajustar o banco. Esse descuido pode resultar em dores na coluna, braços e pernas. Portanto, esteja atento e ajuste o encosto da melhor forma possível. 

Durante a viagem de ônibus, a melhor posição para você viajar é deitado, pois diminui a força compreensiva nos discos intervertebrais. Assim, recline ligeiramente a sua poltrona e, se possível, coloque um travesseiro na região lombar.

E então, gostou das nossas dicas? A 123milhas está aqui para lhe ajudar e oferecer o melhor quando o assunto são dicas de viagem, boas opções de hospedagem, além dos já conhecidos pacotes de viagem e as mais econômicas ofertas de voos.

E não se esqueça: sempre tenha muita atenção e priorize os cuidados com a coluna em viagens, eles são essenciais!

RESPOSTAS123

Os cuidados com a coluna precisam ser frequentes em qualquer viagem de longa duração. Confira alguns pontos que precisam ter atenção especial:

  • Fazer alongamentos
  • Evitar bagagens pesadas
  • Cuidar da postura

Com os cuidados com a coluna em viagens em dia, o passeio tem tudo para ser agradável.

E pode contar com a 123milhas para escolher sua passagem e ter uma experiência de viagem maravilhosa!