Roma e Vaticano

Roma e Vaticano

Conheça Roma e Vaticano

Uma cidade cheia de lendas e atrações. Roma parece ter sido feita para ser apreciada em longas caminhadas. Com séculos de história e triunfos, a Cidade Eterna é praticamente um museu a céu aberto. É um destino tão único que abriga até mesmo um outro país dentro de seu território: o Vaticano. Uma cidade-estado com belas Igrejas, museus e obras de arte mundialmente conhecidas. 

Esses incríveis destinos europeus têm passeios para todos os gostos. Por isso, o Conexão123 preparou este guia de viagem de turismo em Roma e Vaticano com as melhores dicas para você aproveitar mais e economizar sempre. Andiamo

 

Conheça com o Conexão123

Roma e Vaticano 

A cidade de Roma começou como uma pequena aldeia e se tornou um dos maiores impérios da antiguidade. Localizada na Península da Itália, no centro do Mediterrâneo europeu, Roma e os romanos foram considerados o povo mais influente e importante da civilização ocidental.

Construída às margens do rio Tibre, a cidade é capital da Itália desde 1870, mas o seu rico passado remonta a períodos bem anteriores. Suas ruas e avenidas reúnem edificações e monumentos de todas as épocas, desde a era etrusca até os tempos modernos, atraindo milhões de turistas anualmente. 

E é dentro do território romano que se localiza a Cidade do Vaticano, uma cidade-estado com pouco mais de 800 habitantes, distribuídos em 0,44km². O pequeno país é um instrumento da independência da Igreja Católica de qualquer poder estabelecido neste mundo. 

Vamos aprender mais um pouco sobre esses destinos tão singulares?

Como surgiu Roma?

Cercada de mitos desde a sua fundação, Roma fascina os visitantes e turistas de diversas maneiras, inclusive pelo campo da narrativa. Reza a lenda que a cidade teria sido criada por dois irmãos gêmeos, filhos do deus Marte: Rômulo e Remo. Abandonadas ao nascer e deixadas à deriva no rio Tibre, as crianças teriam sobrevivido após serem protegidas e amamentadas por uma loba, e então, adotadas por pastores da região.

Apesar de toda a magia e encantamento gerados pela narrativa mitológica, a história oficial da cidade é outra: Roma surgiu da junção de sete pequenas aldeias de pastores latinos e sabinos que estavam situadas às margens do rio Tibre, tornando-se uma cidade-estado depois da conquista dos povos etruscos em 753 a.C.

Ao longo dos séculos, o território romano assistiu ao surgimento e à queda de diversas formas de governo, desde a Monarquia, passando pela República, e chegando a se tornar um dos maiores Impérios do Ocidente.

Turismo em Roma e Vaticano | Fórum Romano e Palatino | Conexão123

O Fórum Romano e o Palatino são dois passeios abrangentes e emocionantes para conhecer a vida na Roma Antiga

O Império Romano (27 a.C. a 476 d.C), foi uma das superpotências globais mais influentes e poderosas da história, conhecido por sua arquitetura monumental, avanços em engenharia e organização política e militar. Em seu auge, os romanos chegaram a dominar toda a costa do Mediterrâneo. 

Apesar de sua grandiosidade, também foi um período marcado por desigualdade social e política, corrupção e lutas internas por poder. O Império chegou ao fim em 476 d.C. após uma série de guerras civis, invasões bárbaras e desordem econômica.  

Concomitantemente, a ascensão do Cristianismo levou à centralização do poder da Igreja Católica, com os bispos de Roma reivindicando a primazia do papado. Durante a Idade Média, o papado alcançou seu auge de poder na região.

Roma tornou-se a capital da Igreja Católica e o poder do Papa cresceu ainda mais. A Itália unificou-se em 1861, mas a disputa entre o governo italiano e o papado pela posse de Roma durou até 1929, quando os Pactos Lateranenses reconheceram o Estado do Vaticano como uma entidade soberana e independente dentro da cidade de Roma. 

Como surgiu o Vaticano?

O Vaticano, além de ser o menor país do mundo, também é a sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa. Seu nome é referência a uma das sete colinas da capital italiana.

A população do Vaticano é composta apenas por membros da Igreja Católica e da seleta guarda suíça. Porém, o país recebe milhares de turistas todos os dias.

O território em que está a cidade-estado foi doado para a Igreja Católica pelo rei dos Francos, Pepino, em 756 d.C. Mas o país só foi constituído oficialmente em 1929, quando o ditador italiano Benito Mussolini e o papa Pio XI assinaram o Tratado de Latrão e o de Concordata, oficializando o catolicismo como religião oficial da Itália, condição que foi revogada em 1984. 

Após a criação oficial do Estado do Vaticano, sete Papas passaram pelo Trono da Basílica de São Pedro. Atualmente, o chefe do Estado do Vaticano é o Papa Francisco.

Turismo em Roma e Vaticano 

Os destinos, localizados na região centro-oeste da península itálica, são extremamente turísticos e procurados por viajantes de todas as partes do mundo. Do verão ao inverno, há vários passeios a serem feitos em Roma. E claro, quem visita a capital italiana não pode deixar o Vaticano de fora do roteiro, já que ele fica localizado no coração da cidade. 

O que fazer em Roma e Vaticano é uma pergunta fácil de responder, já que ambas as localidades oferecem diversas atrações, principalmente para quem gosta de arte e cultura. Vamos conhecer alguns dos principais pontos turísticos desses destinos??

O que fazer em Roma

Começando com o que fazer em Roma, de museus a ruas repletas de monumentos, o primeiro item da lista de lugares para visitar é o Coliseu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno

Cenário das mais lendárias batalhas entre gladiadores, de estrutura monumental por dentro e por fora, o Coliseu é um dos símbolos da Itália. Atualmente, é possível visitar a parte interna da construção, andar pelas arquibancadas e até mesmo entrar na arena!

Se você quer conhecer melhor a história de Roma, não deixe de passar pelo Fórum Romano, a Praça Navona, que é a mais bela de Roma, a Fontana Di Trevi, o  Mausoléu de Adriano e claro, o Panteão.

Turismo em Roma e Vaticano | Ponte e Igreja Sant'Angelo | Conexão123

A Ponte Sant'Angelo é um dos roteiros da Visita Fantasma em Roma, Itália

Que tal um bom vinho italiano? A região de Castelli Romani, há cerca de 30 km do centro de Roma, é muito conhecida por suas vinícolas (como a Santa Benedetta, Malvasias di Candia e a Trebbiano) e a respeitada produção de vinho, além de ser a residência de verão do Papa Francisco. A região tem temperaturas agradáveis no verão e uma atmosfera pacífica.

Agora, se você é fã de Um Lugar Chamado Notting Hill, Piccola Londra vai te encantar! O bairro chamado “pequena Londres” (tradução literal) é um projeto do arquiteto Quadrio Pirani, construído no início do século XX. O estilo de outras cidades europeias foi a inspiração para o local.

Se estiver de passagem por Roma, reserve pelo menos um dia inteiro para conhecer o Vaticano, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa. O local abriga diversas obras de arte reconhecidas mundialmente e transpira história em todas as suas construções e monumentos.

O que fazer no Vaticano

Há inúmeras opções do que fazer no Vaticano, cidade-estado localizada no coração de Roma. 

A principal atração do local é a Basílica de São Pedro, que é a maior e mais importante igreja católica do mundo. Construída entre os séculos XVI e XVII, é considerada uma obra-prima da arquitetura renascentista, projetada por artistas como Michelangelo, Bramante e Bernini. Segundo a tradição, ela teria sido erguida sobre o túmulo do apóstolo Pedro, seguindo as escrituras: “tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”.

Seu interior é decorado com esculturas, pinturas e mosaicos que retratam a história do cristianismo, como a famosa Pietá, de Michelângelo. Aproveite também para subir a “escadaria para o céu” da Basílica de São Pedro até a cúpula (visitação paga), lá é possível apreciar uma vista panorâmica espetacular de Roma. 

E claro que a Capela Sistina não pode ficar de fora do roteiro! A construção é famosa pelos afrescos, feitos por alguns dos mais renomados artistas da Renascença. O trabalho mais conhecido no interior da estrutura é o teto, que foi pintado por Michelangelo entre 1508 e 1512. A obra-prima apresenta nove histórias do Livro de Gênesis, incluindo a famosa cena da criação de Adão. As paredes laterais da capela também reúnem obras de alguns dos maiores artistas do Renascimento, como Botticelli e Perugino. 

A capela foi construída entre 1473 e 1481 durante o pontificado do Papa Sisto IV, daí o nome "Sistina". É a capela privada do Papa e é usada para conclave papal, onde os cardeais se reúnem para eleger o próximo Papa. 

E falando em Papa, sabia que é possível receber a benção do Papa Francisco? Quando ele está em território italiano, todas as quartas-feiras, às 9h da manhã, acontece a Audiência Papal, que é uma série de leituras e hinos em vários idiomas realizada com a companhia dos cardeais, que termina com uma oração em latim. Por fim, o Papa caminha pela praça abençoando os fiéis.

Apesar de gratuita, a participação nesses audiências exige a apresentação de ingressos , pois os lugares são limitados e a demanda é muito alta. Esses encontros ocorrem na praça São Pedro, que também é parada obrigatória para os turistas que visitam o Vaticano.

Turismo em Roma e Vaticano | Vista da da Praça São Pedro pela Cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano - Itália | Conexão123

Vista da da Praça São Pedro pela Cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano, Itália

Projetada no século XVII por Gian Lorenzo Bernini, a praça tem formato oval, cercada por uma colunata com quatro filas de colunas, que representam os braços da Igreja acolhendo os fiéis. Na parte central da praça, há um obelisco egípcio de 25 metros de altura, trazido de Heliópolis no século I pelo Imperador Calígula.

A Praça de São Pedro é usada para eventos religiosos e solenes. Ela é também um ponto de encontro para os peregrinos que visitam a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, sendo um dos lugares mais movimentados e emocionantes do Estado.

Agora, se você gosta de estar entre o verde da natureza, precisa conhecer os Jardins do Vaticano. Trata-se de uma área arborizada que cobre praticamente metade do país e foi iniciada em 1279 pelo Papa Nicolau III. É recomendado visitar os jardins com um guia oficial dos museus ou a bordo do ônibus aberto com audioguia. Por isso, verifique os dias e horários disponíveis.

Quando ir para Roma e Vaticano

Quando ir para Roma e Vaticano vai depender do clima que você prefere e dos passeios que pretende fazer. 

Esta região da Itália, nos dias mais gelados, registra temperaturas de 3ºC a 14 ºC. Já no verão, os termômetros podem passar dos 40ºC.

O clima de Roma e Vaticano é mediterrânico suave (verões quentes, secos e suaves, e invernos chuvosos, com raras ocasiões de neve) com as estações bem demarcadas, mas agradável em boa parte do ano.

A dica é: se quiser um clima mais fresco, a primavera, que vai de março a meados de junho, é a estação ideal, embora seja alta temporada. Ademais, durante esse período também ocorre a celebração da Semana Santa, uma data muito importante em Roma e no Vaticano, com vários eventos religiosos tomando conta das localidades.

Turismo em Roma e Vaticano | Fiéis reunidos para ver o Papa | Conexão123

Aos domingos, o Papa vigente costuma surgir para o Angelus, na janela da biblioteca do Vaticano, e às quartas-feiras ocorre o Udienza Generale, eventos que reúnem milhares de fiéis e turistas

Entre a metade de setembro e início de novembro as temperaturas baixam. Em outubro ocorre o ottobrate, o veranico de outubro, uma época de calor que dá a ilusão de se estar no verão. Já em novembro quase não há turistas pela cidade.

Se quiser aproveitar um verão bem quente, viaje a partir da segunda metade de junho até a primeira metade de setembro.

Como chegar em Roma e Vaticano 

Se você está decidido a conhecer esses destinos incríveis, deve estar se perguntando: como ir para Roma e para o Vaticano

A melhor maneira de chegar em Roma é de avião, já que a cidade fica localizada na costa oeste da península itálica, e possui um dos aeroportos mais movimentados do país, o Aeroporto Leonardo da Vinci (popularmente conhecido como Aeroporto de Fiumicino), com três pistas de pouso e quatro terminais de passageiros. Existem voos diretos de São Paulo (SP), mas também existem opções com escala em cidades como Madri (Espanha) ou Lisboa (Portugal).

O tempo de viagem, saindo de São Paulo, é de aproximadamente 12 horas para um percurso sem escalas.

O Vaticano não fica exatamente no centro de Roma, mas é de fácil acesso a partir de lá. Uma opção rápida e barata é ir de metrô! Ele funciona das 5h30 às 23h30 durante a semana e até 0h30 aos sábados. Para chegar até o Vaticano, pegue a Linha A, descendo na estação Ottaviano-S. Pietro.

Outra opção barata e confortável é ir de ônibus. A parada mais próxima do Vaticano é na Piazza del Risorgimento. Existem também os ônibus turísticos, facilmente reconhecidos pela cor vermelha e o tamanho avantajado. Dá pra ir de bicicleta ou scooter também, mas lembre que o trânsito em Roma é caótico.

Táxis ou serviços de carros de aplicativo também são opções válidas, mas se escolher essas alternativas, tenha uma rota definida para não dar “passeios extras”. 

Quanto custa viajar para Roma e Vaticano

Nos tópicos anteriores, apresentamos o turismo em Roma e Vaticano, que reserva muitos encantos. Porém, ao calcular o preço de sua viagem, é importante fazer algumas observações. Em primeiro lugar, o custo pode variar muito, pois depende do perfil do viajante e até mesmo da época da viagem.

O tíquete aéreo (ida e volta) muda conforme o local de embarque do viajante e data do passeio. Saindo de São Paulo (SP), para o aeroporto de Roma, a passagem custa a partir de R$ 4.525 (por passageiro e fora das temporadas de férias). 

Se você tiver flexibilidade para viajar, pode fazer muita economia com os Voos PROMO da 123milhas. 

Com essa modalidade, é possível encontrar passagens aéreas (de ida e volta) e pacotes de viagem por preços acessíveis para os mais variados destinos. 

Passagens aéreas para Roma pelo PROMO 123 estão a partir de R$ 912. Ao selecionar a data da sua viagem, é preciso ter flexibilidade de 24 horas para antes ou depois do dia escolhido, pois a 123milhas pode emitir as passagens dentro desse intervalo, levando em consideração a quantidade de dias que você deseja passar no destino.

As informações detalhadas do voo são fornecidas com antecedência para que você possa se programar adequadamente.

O preço do hotel em Roma começa em R$ 284 a diária, com café da manhã incluso, para um quarto duplo.

Reforçamos que os preços informados neste guia de Roma se referem a viagens fora da alta temporada.

Pacotes de turismo para Roma e Vaticano

Os pacotes costumam ser uma ótima opção àqueles que desejam garantir passagens aéreas e hospedagem em um só clique. Dessa forma, o viajante tem a chance de aproveitar melhor os preços. 

Partindo de São Paulo (SP) para Roma, o bilhete de avião (ida e volta com parada) mais hotel para três dias, com café da manhã incluso, está a partir de R$ 6.400 (por passageiro).

O que achou do guia de turismo em Roma e Vaticano? Conte com a 123milhas para garantir sua passagem aérea, hotéis e muito mais!

RESERVAR

RESPOSTAS123

A capital italiana envolve os pombinhos com sua história, cultura, excelente gastronomia e o clima de romance. Por isso, é um dos destinos preferidos para a lua de mel na Itália. Roma é o tradicional destino para casais que gostam de descobrir o destino através de caminhadas, passando por igrejas, praças e monumentos históricos.

Não. O país é aberto para a visita de milhares de turistas todos os dias. Porém, para morar no Vaticano, é preciso seguir o catolicismo.

  • Viaje na baixa temporada: de janeiro a março ou de setembro a novembro.
  • Caminhe pelas ruas de Roma ou utilize o transporte público.
  • Procure por hotéis e hospedagens acessíveis.
  • Alimentação: coma em pé ou sente-se nos bancos das praças (normalmente os lugares cobram pela mesa), peça a comida para levar. Os vinhos são bons e baratos. Além disso, não compre garrafas de água, pois as fontes de água são potáveis em Roma.
  • Invista no Roma Pass: com ele você economiza nas atrações e pula filas; o transporte público e os ônibus turísticos de dois andares estão inclusos, sendo livres com este cartão.