Lugares para conhecer

Conheça as Sete Maravilhas Naturais do Mundo

10 de novembro de 2022

Entre os mais belos paraísos da natureza espalhados pelo mundo, alguns se destacam por tamanha grandiosidade e encantamento. Após uma acirrada disputa, que durou quatro anos, a Fundação New7Wonders elegeu as Sete Maravilhas Naturais do Mundo, localizadas nas Américas, Oriente Médio, Ásia e Europa. 

O Brasil está muito bem representado nessa lista, com atrações imperdíveis. Conheça quais são as sete Maravilhas Naturais com o Conexão123!

Você vai ler sobre:

Como foram definidas as Sete Maravilhas Naturais do Mundo

Organizada pela fundação New Open World Corporation (NOWC), hoje conhecida como New7Wonders, a campanha para definir as Sete Maravilhas Naturais do Mundo se iniciou em 2007, com a seleção de 440 localidades representando 220 países. 

Após uma nova separação, a partir da recomendação do Panel of Experts, liderado pelo Prof. Federico Mayor, diretor-geral da UNESCO, foi aberta para o voto popular uma lista com 28 finalistas. 

Em 11 de novembro de 2011 a votação foi encerrada e as Sete Maravilhas da Natureza foram eleitas. O Brasil aparece com dois destinos exuberantes, já que abriga parte da Floresta Amazônica e também as Cataratas do Iguaçu, tesouro nacional localizado na região oeste do estado do Paraná. Saiba quais são os outros destinos e reserve a sua passagem aérea para conhecê-los de pertinho! 

Amazônia, América do Sul

Considerada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia perpassa nove países da América do Sul, sendo que 60% da área desse bioma fica no Brasil, mais precisamente na Região Norte do país. Com cerca de 6.700 km² no total, a floresta conta com diversas espécies endêmicas da fauna e flora. 

Os turistas que visitam o destino podem realizar uma série de atividades relacionadas ao ecoturismo, como canoagem, escalada e trilhas. 

Em Manaus, por exemplo, é possível realizar um passeio de barco para admirar o encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões. O fenômeno é um espetáculo da natureza, que encanta todos que assistem. 

O Rio Amazonas, maior do mundo em extensão e volume de água, que nasce nos Andes Peruanos e deságua no Oceano Atlântico, cruza a Floresta Amazônica, garantindo a manutenção da biodiversidade do local. 

Conheça as 7 maravilhas naturais do mundo | Floresta Amazônica | Conexão123

Maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica cobre parte do noroeste do Brasil, se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul

Baía de Ha Long, Vietnã

A aproximadamente 170 km da capital Hanói, no Vietnã, a Baía de Ha Long abriga mais de 1.960 ilhas, sendo a maior parte delas ainda não habitada ou alterada por presença humana. O encontro das águas esverdeadas com os imponentes paredões rochosos cria um cenário magnífico. 

Para conhecer as belezas da baía, o indicado é fazer o passeio em cruzeiros ou barcos, que partem do porto de Ha Long. É possível agendar excursões guiadas partindo de Hanói, que percorrem cavernas e lagos incríveis. 

Conheça as 7 maravilhas naturais do mundo | Baía de Halong | Conexão123

A Baía de Halong é um patrimônio natural da humanidade e graças à sua beleza de tirar o fôlego, se tornou uma dos principais destinos turísticos do Vietnã

Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina

Na fronteira entre o Brasil e a Argentina, está localizada mais uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo: as Cataratas do Iguaçu, consideradas o maior conjunto de quedas d’água do mundo: são 275 no total. Elas ficam situadas no Parque Nacional do Iguaçu, se estendendo por aproximadamente 3 km, em um desenho que lembra o formato de uma ferradura. 

O parque, também reconhecido como a maior área destinada à preservação da mata atlântica do Brasil, além de proteger as águas do Rio Iguaçu, serve de abrigo para importantes espécies do ecossistema. São 45 espécies de mamíferos, 40 de serpentes, 200 de aves e mais de 250 de borboletas registradas na região.

Todos os anos, em 11 de novembro, mesmo dia em que foram anunciadas as Sete Maravilhas Naturais, é celebrado o #cataratasday. A comemoração atrai visitantes, que movimentam as redes sociais publicando registros surpreendentes do espaço. Agende seu voo para Foz do Iguaçu e tire lindas fotos com hashtag da comemoração! 

Conheça as 7 maravilhas naturais do mundo | Cataratas do Iguaçu | Conexão123

Visitada por milhões de turistas durante todo o ano, as Cataratas do Iguaçu é um tesouro nacional que colocou o Brasil na lista de 7 maravilhas naturais do mundo

Ilha de Jeju, Coreia do Sul

Na Coréia do Sul está a Ilha de Jeju, cercada de vulcões adormecidos, sendo um deles o Hallasan, a mais alta montanha do país, que atinge 1.950 m de altitude. O local presenteia os visitantes com um encantador contraste entre as formações rochosas e a tonalidade das águas do Mar da China Oriental. 

Além das belezas naturais de tirar o fôlego, a ilha oferece uma experiência inesquecível, já que os habitantes da região cultivam uma cultura única, diferente da do restante do país. Palco de praias, cachoeiras e cavernas, Jeju passou a ver o turismo local aumentando gradativamente após receber o título de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo

Conheça as 7 maravilhas naturais do mundo | Ilha de Jeju | Conexão123

Também conhecido como Ilha dos Deuses, a Ilha de Jeju se tornou favorita entre os casais em lua de mel da Coreia

Parque Nacional de Komodo, Indonésia

Reserva ambiental na Indonésia, o Parque Nacional de Komodo engloba três grandes ilhas vulcânicas: Komodo, Rinca e Padar, além de inúmeras ilhotas.

O espaço tem o objetivo de proteger o dragão-de-komodo, réptil símbolo da região, assim como espécies variadas de peixes, corais, baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. 

Atraindo os olhares dos amantes da natureza, o Parque Nacional de Komodo se tornou um dos destinos mais procurados da Indonésia. Apesar de não ser possível se hospedar dentro do parque, em Labuan Bajo, na Ilha das Flores, existem opções de hotéis e pousadas para quem deseja conhecer de perto uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo

Conheça as 7 maravilhas naturais do mundo | Parque Nacional de Komodo | Conexão123

Fundado em 1980, o Parque Nacional de Komodo também é considerado Patrimônio Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO

Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, Filipinas

O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa é uma área protegida das Filipinas, localizada na Cordilheira de Saint Paul, costa oeste da ilha. As belas praias, com águas cristalinas, cercadas por uma areia branquinha, estampam os cartões-postais dessa que é uma das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo

As grandes estruturas rochosas do parque são outros importantes atrativos turísticos. Dentro delas, cavernas e grutas abrigam estalactites e estalagmites, formações minerais que enfeitam os espaços. O rio subterrâneo navegável, de aproximadamente 8 km, deságua no mar, e nas suas margens encontra-se uma grande variedade de árvores antigas e animais silvestres. 

Conheça as 7 maravilhas naturais do mundo | Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa | Conexão123

O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa abriga onze ecossistemas distintos

Montanha da Mesa, África do Sul

Um dos principais atrativos e ícone do turismo da Cidade do Cabo, na África do Sul, a Montanha da Mesa convida turistas praticantes de mountain bike, asa-delta, surf e mergulho.

O topo da montanha, com uma extensão plana de aproximadamente 3 km de uma ponta a outra, é cercado de exuberantes penhascos. Além dos resíduos de erosão de milhões de anos, o cume tem uma rica flora, com mais de 1,4 mil espécies.

Aos visitantes menos aventureiros que desejam atingir o platô, localizado a pouco mais de 1.000 m de altitude, uma das alternativas é embarcar em um dos teleféricos, que levam os turistas até o destino em um trajeto que dura cerca de 10 minutos.

Conheça as 7 maravilhas naturais do mundo | Montanha da Mesa | Conexão123

Existem trilhas em diferentes níveis de dificuldade para os fãs de caminhada que desejam conhecer o cume da Montanha da Mesa a pé

Agora é o momento de planejar a sua próxima viagem para admirar essas maravilhas! Decida qual será o destino e conte com a 123milhas. As melhores condições de passagem aérea, aluguel de carro, seguro e hospedagem para te ajudar a viver momentos inesquecíveis.