Lugares para conhecer

O que fazer em Brasília (DF): pontos turísticos e passeios

6 de junho de 2022

Além de ser a capital federal do Brasil, Brasília é um destino turístico muito importante para a arquitetura modernista nacional. É ainda a única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e detentora da maior área tombada do planeta, com 112,25 km². 

Com base nas indicações do Conexão123, monte seu roteiro ideal do que fazer em Brasília e explore os diversos pontos turísticos e passeios da cidade-modelo.

Você vai ler sobre

Principais atrações em Brasília

Fundada no ano de 1960, Brasília conta com arquitetura riquíssima e pontos turísticos surpreendentes. Capital federal do Brasil, a cidade ainda brinda os  viajantes com grandes planícies e paisagens estonteantes. 

O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e o urbanismo de Lúcio Costa são algumas das principais atrações da cidade. Assim como os parques, praças, prédios, jardins e construções históricas. O Eixo Monumental abriga grande parte das edificações excêntricas, cheias de curvas e ângulos, tornando muito mais fácil visitá-los em sequência. 

As estátuas de Brasília ajudam a narrar a história da região, que foi edificada pelos candangos – nome dado aos operários que trabalharam em sua construção. Bruno Giorgi, escultor e professor brasileiro, foi o responsável pelas famosas obras Os Candangos e Os Guerreiros, localizadas na Praça dos Três Poderes. 

Meteoro, outra escultura de Giorgi, foi erigida em 1967 e é completamente feita de mármore. O monumento demorou cerca de 14 meses para ser concluído e quase caiu em cima do artista durante a instalação. Ele fica sobre o espelho d’água em frente ao Palácio Itamaraty, como se estivesse flutuando.

Para saber mais sobre outros pontos turísticos de Brasília, continue lendo nosso artigo e se encante por essa maravilha da arquitetura moderna. 

O que fazer em Brasília: pontos turísticos e passeios | Os Candangos | Conexão123

Estátua “Os Candangos” foi feita em 1959 pelo escultor Bruno Giorgi

O que fazer em Brasília: pontos turísticos

Se está confuso e não sabe o que visitar em Brasília, que tal iniciar o seu roteiro conhecendo os prédios governamentais e as famosas obras da Praça dos Três Poderes?

Lá estão as sedes do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, além de uma surpreendente área urbanística e construções que te fazem compreender e se apaixonar por esse cartão-postal que é o Distrito Federal. Confira! 

Congresso Nacional

O Congresso Nacional é um dos principais pontos turísticos de Brasília e precisa estar na sua lista de lugares para conhecer durante sua viagem. A arquitetura do prédio é simplesmente exuberante e, certamente, vai te render ótimos cliques. 

As cúpulas invertidas, projetadas por Oscar Niemeyer, são intrigantes e possuem em seu interior um rico acervo cultural e paisagístico. Entre elas, os dois edifícios no formato da letra “H”, que fazem alusão aos conceitos “homem, honra e honestidade”, possuem 28 andares e comportam salas de funções administrativas. 

A visitação na parte interna do Congresso Nacional é gratuita, porém é necessário fazer um agendamento prévio com um guia turístico. 

O que fazer em Brasília: pontos turísticos e passeios | Congresso Nacional | Conexão123

A Praça dos Três Poderes abriga importantes monumentos históricos

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto representa o Poder Executivo e ainda abriga o Gabinete Presidencial. Também projetada por Niemeyer, a edificação é rodeada por um espelho d’água e o acesso é feito através de uma rampa. 

Em seus mais de 30 mil m² de área construída, o espaço é dividido em quatro pavimentos, divididos entre o prédio principal e anexos. O primeiro acomoda as salas nobres e os salões de banquetes presidenciais; já no segundo anexo está o gabinete do Presidente da República e, no terceiro e quarto, os gabinetes Civil e Militar, respectivamente. 

Ao acessar o interior do Palácio, as belíssimas obras de arte expostas nas paredes tornam o passeio ainda mais fascinante – então, fique atento aos detalhes. As visitas guiadas acontecem aos domingos, das 9h30 às 14h30, para grupos de até 300 pessoas. A duração é de aproximadamente 30 minutos e a entrada é gratuita. 

O que fazer em Brasília: pontos turísticos e passeios | Palácio do Planalto | Conexão123

O Palácio do Planalto foi um dos primeiros prédios construídos na nova capital

Mastro da Bandeira

Você sabia que a maior bandeira do mundo está no Brasil, mais especificamente em Brasília? O Mastro da Bandeira, da Praça dos Três Poderes, entrou para o Guinness Book por portar a maior bandeira hasteada do mundo, medindo 105 m de altura e com cerca de 286 m² de tecido. 

Uma vez ao mês, preferivelmente aos domingos, a bandeira é trocada em uma cerimônia cívica aberta ao público e gratuita. A Marinha, o Exército Brasileiro e a Aeronáutica são os responsáveis pela troca, em um regime de revezamento. Durante o evento, ainda acontecem um desfile e uma salva de tiros com munição de festim. 

Além de ser mais um dos lugares para conhecer em Brasília, imagina que bacana poder contar para seus amigos que você visitou a maior bandeira do mundo! Então, adicione esse ponto turístico à sua programação. 

O que fazer em Brasília: passeios

Antes de decidir quais passeios em Brasília deseja fazer, é importante saber que existem muitas atrações ligadas à natureza e também ao turismo arquitetônico. Por isso, estruture um roteiro para que nada fique de fora durante a sua viagem ao destino. Conheça três diferentes tipos de atividades que podem te agradar na cidade brasiliense. 

Catedral Metropolitana de Brasília de Nossa Senhora Aparecida

Primeiro monumento a ser criado na Capital Federal, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, ou simplesmente Catedral de Brasília, foi projetada por Oscar Niemeyer em 1958 e inaugurada em 1970.

O fenômeno arquitetônico, com uma área circular de 70 m de diâmetro, capaz de deixar qualquer um boquiaberto, foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan. As 16 colunas que formam sua estrutura têm um destaque especial: juntas, pesam cerca de 90 toneladas!

O interior da catedral é igualmente surpreendente. Os vitrais, em tons de azul, verde e branco, o salão com esculturas de três anjos suspensos por cabos de aço, uma réplica da Pietà de Michelangelo, a cruz de madeira sob a qual foi rezada a primeira missa de Brasília e o enorme painel de azulejos preenchem qualquer roteiro. Principalmente se você estiver em busca de destinos religiosos na região. 

Feira da Torre de TV

Na Feira da Torre de TV, você encontra lembrancinhas, móveis, roupas, brinquedos e muitos artigos turísticos de Brasília. Tem de tudo um pouco, até restaurantes que servem maravilhosos pratos regionais da cidade e de outras regiões do Brasil, como a Barraca da Mainha, especializada em comidas baianas. 

Sabe aquela foto típica, tirada nos letreiros dos destinos? Então, a placa de “Eu Amo Brasília” fica ao lado da Feira da Torre de TV, onde também está um chafariz luminoso que merece um registro. 

O horário ideal para conhecer o complexo é no início da manhã. Por ser um espaço aberto, separado por pavilhões, a caminhada entre uma loja e outra pode se tornar um tanto cansativa em razão do sol quente. De acordo com a Secretaria de Turismo, o funcionamento do espaço é de terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta a domingo, das 9h às 18h. 

Lago Paranoá

O Lago Paranoá, conhecido como o “mar de Brasília”, é um lago artificial, com uma superfície de 48 km², profundidade máxima de 38 m e cerca de 80 km de perímetro. Por lá, destacam-se a orla com calçadão, deques, áreas verdes e uma excelente infraestrutura voltada ao lazer e à prática de esportes náuticos. 

Há lugar até para praias! É isso mesmo. Em alguns pontos é possível banhar-se e mergulhar nas águas refrescantes da represa. Podemos citar a Prainha do Lago Norte e a Praia do Cerrado como destaques. Além de diversão e variadas atividades ao ar livre, o Paranoá garante umidade e abastecimento aos habitantes de Brasília.

Outro destaque, sem dúvida, vai para a Ponte Juscelino Kubitschek, que liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à área central de Brasília, através do Eixo Monumental. Mais um projeto do genial arquiteto Oscar Niemeyer.

Quem visita o Lago Paranoá precisa conhecer o Pontão do Lago Sul, um dos principais pontos turísticos de Brasília. O maior centro de lazer e entretenimento da Capital Federal conta com gastronomia variada, programações culturais e esportivas, ótima infraestrutura e um clima de paz e tranquilidade, que são perfeitos para um fim de tarde. 

Cerca de 600 mil pessoas frequentam o Pontão mensalmente, e lá elas podem desfrutar de bares, restaurantes, quiosques, playgrounds, feiras de artesanato e shows. É possível chegar ao complexo de lancha e escolher entre quatro opções de píer que facilitam o acesso. O pôr do sol visto dali é um espetáculo da natureza e eleito o mais bonito da região. 

Das margens, aproveite para assistir aos espetáculos das manobras radicais de esportes aquáticos no Paranoá, praticados por profissionais e amadores de wakeboard e de windsurf. O endereço do parque é SHIS Ql 10, Lote 1/30, Lago Sul, e o horário de funcionamento é de domingo a quinta-feira, das 7h à 0h, e de sexta e sábado, das 7h à 1h.

O que fazer em Brasília: pontos turísticos e passeios | Lago Paranoá | Conexão123

O Lago Paranoá oferece muitas atrações

Comece a arrumar suas malas e embarque rumo a Brasília! A 123milhas conta com passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros que facilitam ainda mais a sua viagem.

RESPOSTAS123

Planeje um roteiro cultural na Praça dos Três Poderes e conheça as construções arquitetônicas de Oscar Niemeyer. Depois, curta um romântico pôr-do-sol no Pontão do Lago Sul, no Lago Paranoá.

Aproveite o cair da noite para desfrutar do cenário gastronômico de Brasília e provar os deliciosos pratos típicos que unem os sabores dos mais diversos cantos do país.