Lugares para conhecer

Conheça destinos para quem gosta de praticar exercícios físicos na viagem

31 de março de 2023

Roteiros que abrangem cicloturismo, trilhas e aventura são ideais para aliar uma prática esportiva ao prazer de conhecer novos lugares. 

Manter a mente e o corpo sãos está na moda. Então pegue sua garrafa de água, vista uma roupa confortável e confira no Conexão123 alguns destinos para quem gosta de praticar exercícios físicos na viagem! Boa leitura! 

Viaje com o Conexão123

Atividades físicas na viagem ajudam a manter a disposição e os músculos tonificados

Combinar atividades físicas com a viagem dos sonhos é o desejo de muitos turistas que não querem perder a forma durante o período de descanso. 

Mesmo que apenas por um curto período, se ficar parado, você vai perdendo os ganhos conquistados. Por isso, manter-se ativo nas férias garante que os músculos continuem tonificados e, assim, você não perde a disposição ou o fôlego, mesmo se diminuir o ritmo e a intensidade das atividades. Além disso, isso vai facilitar o retorno após as férias, sem que se sinta tanto as mudanças no corpo.

Pensando nisso, a Agência de Notícias do Turismo, do Ministério do Turismo, listou alguns destinos para quem gosta de exercícios na viagem e que são ideais para fazer aquela foto e postar o “tá pago do dia”, em locais paradisíacos como praias, montanhas, cânions, vinhedos e cachoeiras. Confira no Conexão123!

Atividade física na viagem: cicloturismo

Uma maneira interessante de viajar pelo país é por meio do cicloturismo, pois o território brasileiro possui diversos percursos para a prática desse esporte. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé passa por destinos como São Paulo e Minas Gerais. O trajeto, que possui aproximadamente 2.500 km, percorre belas paisagens em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira.

Outra opção para curtir o turismo sob duas rodas é o Caminho de Cora Coralina. Passando por oito povoados e oito municípios de Goiás, a rota soma aproximadamente 300 km, que podem ser percorridos a pé, durante 13 a 15 dias, ou de bicicleta, de quatro a oito dias. O trajeto permite contemplar a natureza de Corumbá de Goiás e outras cidades da região, oferecendo riqueza de diversidade histórica, gastronomia e poesia.

Conheça destinos para quem gosta de praticar exercícios físicos na viagem | Minas de bike | Conexão123

Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé passa por destinos como São Paulo e Minas Gerais

Com sinalização de setas amarelas, placas orientativas e navegação por GPS, o Vale Europeu, uma rota de 300 km no litoral catarinense, é outro ótimo destino para quem gosta de exercícios na viagem. O percurso passa por estradas de terra e calçamento nas áreas rurais e urbanas e acompanha as belezas da costa do estado de Santa Catarina. Dizem que lá é possível até conhecer famosos vinhedos e avistar as baleias-franca, na Rota das Baleias.

Atividade física na viagem: trilhas

Ligando a Comunidade Maravilha, em Santa Izabel (PA), à Serra do Piriá, em Viseu (PA), está a Trilha Amazônia Atlântica, que percorre cerca de 30 comunidades tradicionais. Sem dúvida, um ótimo destino para quem gosta de exercícios na viagem!

Durante a atividade, que conta com uma rota de 460 km, é possível ter uma experiência cultural, gastronômica e de contato com a biodiversidade amazônica, incluindo igarapés, rios e a maior faixa contínua de manguezal do continente. A trilha pode ser percorrida por ciclistas, caminhantes ou até mesmo por cavaleiros e cavaleiras.

Já a próxima trilha vai permitir que o caminhante pratique atividades físicas e desbrave lugares inusitados e deslumbrantes do Rio de Janeiro (RJ). Partindo de Guaratiba, na zona oeste carioca, e indo até o Morro da Urca, a trilha de longo curso Transcarioca cruza a Cidade Maravilhosa por um percurso de 183 km. 

Durante o trajeto, é possível apreciar a beleza natural do Rio, passando pelo Pão de Açúcar, montanhas, caminhos de água, mirantes e uma bela vista dele: o Cristo Redentor. O trajeto foi o primeiro da América do Sul a ser membro da World Trails Network e ainda foi eleito pela revista Go-Outside como uma das 25 melhores trilhas do mundo.

Com aproximadamente 600 km, o Caminho das Araucárias (RS/SC) viaja pelos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, compostos por cânions, campos, rios, trechos de Mata Atlântica, comunidades tradicionais e cultura local. O percurso possui locais que permitem descanso, aventura e surpresas, como o encontro com as belezas das aves da região.

Conheça destinos para quem gosta de praticar exercícios físicos na viagem | Aparados da Serra | Conexão123

Com cerca de 600 km, o Caminho das Araucárias (RS/SC) viaja pelos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral

Para quem procura aventura e natureza em regiões serranas, o Caminho das Ararunas (PB) é o destino certo. Com mais de 100 km de percurso, os visitantes podem se hospedar em espaços de camping, casa de moradores, ou em pousadas e hotéis. A trilha passa por vales, montanhas, vilas, povoados, sítios arqueológicos e grandes blocos rochosos surpreendentes, como a Pedra da Caveira, a Pedra da Boca, a Pedra do Chapéu e o Canino da Serra Verde, além do Cânion do Macapá.

Essas trilhas fazem parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, projeto realizado por meio de uma parceria entre os ministérios do Turismo, do Meio Ambiente e o ICMBio, que trabalham no planejamento e na gestão das trilhas brasileiras. A iniciativa promove trilhas bem planejadas e que possuam ferramentas de conservação ambiental. 

Atividade física na viagem: aventura

Para aqueles que gostam de esportes radicais, o Rio de Janeiro oferece oportunidades imperdíveis. Práticas como voo livre na Pedra Bonita, surfe, windsurfe e iatismo na Baía de Guanabara e kitesurfe na Barra da Tijuca proporcionam adrenalina e aventura aos turistas que desbravam a natureza por meio do esporte.

Conheça destinos para quem gosta de praticar exercícios físicos na viagem | Rio de Janeiro | Conexão123

Para aqueles que gostam de esportes radicais, o Rio de Janeiro oferece oportunidades imperdíveis

Ou então, que tal aventurar-se pelas belezas de um “oásis” em terras tocantinenses? Em clima de deserto, o Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, faz o turista adentrar cachoeiras, corredeiras e poços de água cristalina entre enormes dunas. Os atrativos mais procurados são os fervedouros, que são nascentes de água que formam piscinas naturais. Em alguns pontos, eles podem chegar a mais de 30 metros de profundidade. Vale a pena cada segundo de aventura nesse paraíso natural.

Em Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito oferece diversas opções que juntam esporte e adrenalina. Entre os principais atrativos estão trilhas, passeios de bote, mergulho e esportes radicais, como o rapel de até 72 metros de altura. Um dos passeios queridinhos é a Gruta do Lago Azul e a visita ao Parque Ecológico Rio Formoso, que conta com tirolesa e trilhas de bike. O turista aventureiro também pode praticar flutuação nas águas cristalinas do Rio Sucuri.

E aí, curtiu as sugestões de destinos para quem gosta de praticar exercícios físicos na viagem? Na hora de planejar sua próxima aventura, lembre-se de que a 123milhas tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros. Boa viagem!