Lugares para conhecer

Turismo de montanha no Brasil: saiba como e onde aproveitar

24 de maio de 2023

Sabia que é possível realizar uma bela viagem para curtir o turismo de montanha no Brasil? Essa modalidade é caracterizada pelas temperaturas baixas e grandes aventuras. O nosso país é repleto de destinos com áreas montanhosas, por isso esse tipo de passeio está em alta por aqui.

Com o apoio da 123milhas, separamos algumas opções de destinos, locomoção e hospedagem para uma viagem ser inesquecível! Continue a leitura e confira.

Conheça com o Conexão123

Onde encontrar o clima de montanha no Brasil?

Vivenciar novas aventuras traz uma sensação maravilhosa, seja para sentir-se com mais energia ou para preencher mais uma experiência no ‘livrinho’ de conquistas, e explorar lugares desconhecidos pode ser a fonte de energia ideal.

Escalar montanhas, fazer trilhas ou ver paisagens de um ângulo diferente, tudo que tenha a ver com o turismo de aventura e seja cheio de emoção pode trazer a sensação de desafio conquistado e obstáculos ultrapassados. 

Para quem é fã do clima de montanha, com aquele friozinho, fique sabendo que aqui no Brasil temos muitas regiões montanhosas, com cenários fantásticos e espalhados pelas regiões sudeste, nordeste e norte do país.

Você pode apreciar um bom chocolate quente, comer fondue, se aquecer em frente à lareira, esquecer os problemas, relaxar e aproveitar a vida, principalmente se tiver companhia.

Explore o turismo de montanha no Brasil com o Conexão123 | Visão do topo do Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina | Conexão123

Na Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio é uma excelente pedida de visitação para os fãs do turismo de montanha

Com a 123ônibus você pode conhecer as principais montanhas no Brasil optando por diversas empresas de transporte rodoviário, categoria de veículo e de acordo com seu orçamento. Não deixe de conferir e escolher a opção do seu agrado.

Lugares para praticar turismo de montanha no Brasil 

O que você prefere: caminhadas revigorantes, escaladas desafiadoras e paisagens de tirar o fôlego ou curtir um clima romântico, tomando um bom vinho e apreciando um saboroso prato? Seja qual for a sua escolha, o turismo de montanha é a escolha certa. 

Com a 123milhas você pode conhecer as principais montanhas no Brasil, contando com passagens aéreas, hospedagem e também aluguel de carros. Não deixe de conferir e escolher a opção perfeita para você.

Se você quer conhecer destinos montanhosos, separamos três lugares ideais para sua próxima viagem. 

Chapada Diamantina (BA)

Um dos destinos mais procurados pelos amantes de turismo de montanha no Brasil, a Chapada Diamantina fica no coração da Bahia. Esse parque nacional conta com cachoeiras, rios, grutas, serras, mirantes e uma enorme faixa de mata preservada — um verdadeiro paraíso para os fãs de natureza e trekking

Se esse é o seu mundo, continue lendo, o Conexão123 preparou um conteúdo bem bacana recheado de dicas, listando algumas trilhas na Chapada Diamantina.

  • Vale do Pati

A trilha do Vale do Pati é muito conhecida no Brasil e uma das queridinhas de quem aprecia o turismo de montanha.

Ao longo da caminhada, os aventureiros podem conhecer diversos pontos memoráveis, como o Mirante do Pati, a Cachoeira do Funil, o Morro do Castelo, o Rio do Cachoeirão e outros locais espetaculares.

O trajeto começa em Mucugê e vai até o Vale do Capão. É bom lembrar que é fundamental ter bom preparo físico para percorrer o trajeto, afinal, são necessários, em média, cinco dias para conhecer todos os pontos. 

A trilha atrai gente de diversas partes do país e do mundo. “Fazer o Pati” é o termo carinhoso utilizado para se referir a essa experiência tão desafiadora e envolvente.

  • Morro do Pai Inácio

Um dos principais pontos da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio chega a 1.150 metros de altitude e é uma pedida ideal para os fãs do turismo de montanha. A vista é fascinante, principalmente durante o pôr do sol.

Para chegar até o topo é preciso percorrer uma trilha que exige um certo esforço, pois é bem íngreme. Mas não se preocupe, porque ela não é tão longa: tem aproximadamente 500 metros. Contudo, o fim da trilha e a paisagem valem muito a pena.

As visitas ao mirante acontecem todos os dias, das 9h às 17h, e a entrada é de R$ 12 por pessoa. 

Explore o turismo de montanha no Brasil com o Conexão123 | Trecho da trilha do Vale do Pati na Chapada Diamantina | Conexão123

A trilha do Vale do Pati é um dos pontos mais bonitos da Chapada Diamantina

Monte Roraima (RO)

Famosa por já ter sido até cenário de novela, a montanha localizada no estado de Roraima, entre as fronteiras do Brasil, Venezuela e Guiana, é umas das sete mais altas do país. Sua área contempla um misto de falésias, cavernas, floresta tropical na base e planalto no topo, mas muitas partes desse paraíso ainda são inexploradas.

O acesso é feito apenas pela Venezuela. O trajeto mais usado por brasileiros começa em Boa Vista, a capital de Roraima. De lá, os viajantes vão até a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén e depois partem para a aldeia de Paraitepuy. É aí que se inicia a longa caminhada.

Existem alguns tipos de expedições no Monte Roraima — podendo durar até sete dias entre subida e descida. No caminho é possível conhecer pontos importantes, como a Tríplice Fronteira e o Mirante do Índio, por exemplo.

Durante o trajeto, o clima pode ficar instável, com sol intenso e também chuva, por isso é importante ficar atento nesses detalhes antes de começar a subida.

O topo do monte garante o clímax, mas o caminho também não deixa a desejar. Dá para nadar em cachoeiras e lagos, descansar embaixo de árvores, observar espécies vegetais e animais endêmicos. Com sorte, você vai encontrar plantas carnívoras e um sapo que é do tamanho de uma unha. 

O Monte Roraima é considerado por tribos indígenas brasileiras como “A Casa de Macunaíma”. Reza a lenda que no local onde hoje está o monte havia uma árvore gigantesca, que produzia todos os tipos de frutos conhecidos.

Importante saber: é preciso contratar uma agência ou guia de turismo que acompanhe a empreitada, com a intenção de costurar as trilhas do parque Monte Roraima e subir ao topo sem se perder. 

Escalar montanhas, percorrer trilhas e admirar paisagens de um ângulo diferente: tudo que os amantes do turismo de aventura procuram pode ser encontrado no Monte Roraima.

Explore o turismo de montanha no Brasil com o Conexão123 | Foto de cima do Monte Roraima demonstrando o pico do monte com a neblina o cercando | Conexão123

O Monte Roraima é um dos melhores lugares para o turismo de montanha: é cercado de misticismo, trilhas de tirar o fôlego e uma paisagem inesquecível

Parque Nacional do Caparaó (ES e MG)

Um dos principais destinos de turismo de montanha no Brasil, o Parque Nacional do Caparaó abriga tudo o que um aventureiro gosta: trilhas ecológicas, piscinas naturais, cachoeiras, mirantes e outros atrativos incríveis.

Localizada entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, essa reserva ambiental é muito bem estruturada. Conta com áreas de camping, banheiros, espaço para churrasqueiras, área de alimentação e segurança — uma boa opção para as suas férias e até mesmo para um passeio a dois.

Além disso, o parque abriga um dos pontos mais altos do Brasil e não recebe o apelido de “paraíso do ecoturismo” à toa. 

Para quem busca opções de o que fazer no Parque Nacional do Caparaó, um dos pontos mais interessantes para visitar é o Pico da Bandeira. Com 2,89 mil metros de altitude, é o ponto mais elevado da região sudeste e o terceiro mais alto do país. 

Dá para imaginar a beleza da vista que essa formação proporciona, não é mesmo? Quem acampa no pico acorda de madrugada para ver o nascer do sol entre as serras. Como a paisagem é deslumbrante a qualquer hora do dia, continua valendo a pena a visita. 

O trajeto até o topo é de 6,3 km e tem 900 metros de desnível. O percurso é bem puxado. Por isso, não é recomendado para pessoas que não estão acostumadas a atividades pesadas, com mobilidade reduzida ou que tenham qualquer condição de saúde que interfira no condicionamento físico.

Para fazer o caminho com segurança, é essencial estar com sapatos e roupas confortáveis e apropriados para trilhas. Precisa também de agasalho, pois a temperatura é muito baixa lá em cima. Leve água e lanches, mas cuidado para não pesar muito a mochila. Isso pode atrapalhar a caminhada. 

Esteja bem preparado para curtir a trilha com tranquilidade.

E então, gostou das dicas que o Conexão123 separou? Tá esperando o quê para colocar em prática a viagem e curtir o turismo de montanha? A 123milhas te leva para a tua próxima aventura! 

RESPOSTAS123

Não faltam opções de passeios no turismo de montanha. Você pode aproveitar o clima aconchegante do frio ou praticar uma escalada. 

Acesse o Conexão123 e conheça todas as opções.

Considerando a definição do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de que montanhas são formações com altura superior a 300 metros, no Brasil existem áreas montanhosas que superam essa escala, como o Pico da Neblina, a Serra da Mantiqueira e o Pão de Açúcar.

O 123ônibus é o parceiro ideal para quem quer curtir o turismo de montanha no Brasil. Acesse o site e confira os melhores valores em bilhetes de ônibus, temos opções incríveis para você!