Lugares para conhecer

Aniversário de Porto Alegre: cinco curiosidades sobre a cidade

24 de março de 2023

No dia 26 de março, a capital do Rio Grande do Sul completa mais um ano de sua fundação. Para celebrar o aniversário de Porto Alegre, o Conexão123 preparou uma lista com três curiosidades sobre a cidade. Aproveite para conhecer mais sobre essa metrópole encantadora e descubra o que a torna tão especial.

Você vai ler sobre

História de Porto Alegre

A história de Porto Alegre remonta ao século XVII, quando os primeiros exploradores portugueses chegaram à região. A cidade foi fundada em 26 de março de 1772, com a formação da primeira colônia na localidade. Durante muitos anos, Porto Alegre foi um importante centro comercial e portuário, sendo responsável pelo escoamento da produção agrícola da região.

Ao longo dos séculos, a cidade passou por diversas transformações, tornando-se um importante eixo político e cultural. Foi palco de grandes episódios históricos, como a Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1835 e 1845, e a Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870.

Atualmente, Porto Alegre é uma cidade moderna e cosmopolita, mas preserva suas tradições. Seu centro histórico é um verdadeiro tesouro, com muitos pontos turísticos a serem visitados.

Além disso, há muitos lugares interessantes para comer em Porto Alegre, pois a cidade é também conhecida por sua rica gastronomia, com pratos típicos como o churrasco gaúcho e o arroz de carreteiro, verdadeiras delícias.

Curiosidades de Porto Alegre 

Porto Alegre é uma cidade repleta de surpresas e curiosidades que muitas vezes passam despercebidas pelos moradores e visitantes.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa metrópole encantadora, está no lugar certo.

Confira a seguir algumas curiosidades de Porto Alegre que vão surpreender. 

Mercado Público de Porto Alegre existe desde 1869

O Mercado Público de Porto Alegre, fundado em 1869, é um dos mais antigos e tradicionais do Brasil. Hoje, o prédio se tornou um local onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos típicos da região, como carnes, frutas, verduras, peixes e queijos.

O mercado se consolidou como um importante marco histórico e cultural da cidade, sendo frequentado tanto pelos moradores quanto pelos turistas. Entre suas principais atrações, estão as frutas frescas, as barracas de produtos tradicionais, como o charque e o bacalhau, e os restaurantes que servem comida típica. Não deixe também de apreciar os artesanatos regionais.

Endereço: Largo Jorn. Glênio Péres, 1 – Centro histórico

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 18h

Aniversário de Porto Alegre: três curiosidades sobre a cidade | Mercado Público de Porto Alegre | Conexão123

O Mercado Público de Porto Alegre é um prédio histórico da cidade de Porto Alegre

Porto Alegre tem uma rua que ficou conhecida como a mais bonita do mundo

A Rua Gonçalo de Carvalho, situada no centro de Porto Alegre, ficou conhecida como a “rua mais bonita do mundo” graças à exuberante beleza natural que a cerca.

Ela foi construída no início do século XX, em uma área que antes era ocupada por chácaras e pomares. O nome é uma homenagem a Gonçalo de Carvalho, um importante comerciante da região. Nos anos 1970, a rua quase foi demolida para a construção de um viaduto, mas foi salva graças à mobilização de moradores e ativistas ambientais.

A rua é repleta de árvores frondosas, que unem-se por suas copas, formando uma espécie de teto verde. O ambiente fresco e tranquilo contrasta com a agitação da cidade, criando uma sensação de paz e harmonia. Ali também estão diversos prédios históricos de grande importância para o município.

Porto Alegre tem uma rua que ficou conhecida como a mais bonita do mundo | Rua Gonçalo de Carvalho | Conexão123

Conheça a Rua Gonçalo de Carvalho que ficou conhecida como a mais bonita do mundo | Foto: Divulgação

Para além de sua beleza, a rua é um símbolo de luta e mobilização social em prol da preservação do meio ambiente, tanto que foi tombada como patrimônio histórico em 2006, sendo orgulho para os porto-alegrenses e uma atração imperdível para os turistas que visitam a cidade.

O famoso Rio Guaíba na realidade não é um rio

Apesar de ser amplamente conhecido como “rio Guaíba“, na realidade o corpo d’água que margeia Porto Alegre é um estuário. O Guaíba é formado pela foz de cinco rios, entre eles o Jacuí, e pela influência das marés do oceano Atlântico. Essa mistura de água doce e salgada é o que caracteriza o Guaíba como um estuário.

O Guaíba é um dos principais cartões-postais de Porto Alegre. Muitas pessoas se reúnem às margens do estuário para apreciar o pôr do sol, um espetáculo que é considerado um dos mais bonitos do mundo. Além disso, ele é um importante canal de navegação para o transporte de cargas e passageiros.

O famoso Rio Guaíba na realidade não é um Rio | Pôr do sol no rio Guaíba | Conexão123

Pôr do sol no rio Guaíba, incrível, né?

O estuário possui uma grande diversidade de fauna e flora, sendo uma importante área de preservação ambiental. A pesca artesanal é uma atividade econômica relevante para as comunidades ribeirinhas da região.

A classificação desse curso de água como estuário ainda não é um consenso, mas o importante é o reconhecimento da riqueza e importância desse ecossistema para a cidade de Porto Alegre e para o estado do Rio Grande do Sul.

Gostou de conhecer as curiosidades de Porto Alegre?

Programe a sua viagem com a 123milhas. Oferecemos passagens de avião, aluguel de carro, passagem de ônibus, pacotes e excelentes hospedagens!