
Como é o Natal na histórica cidade de Tiradentes?
Por Marcello Oliveira
Depois de mais de um ano com o turismo praticamente parado no Brasil e no mundo, cidades com o potencial de atrair visitantes estão se reinventando para trazer de volta os turistas. A histórica Tiradentes, em Minas Gerais, é um exemplo disso. A cidade investiu em um esquema especial de iluminação e decoração natalina e o resultado veio: hotéis e pousadas com grande procura aos fins de semana e também para os feriados de Natal e Ano Novo.
Mas o que esperar do Natal em Tiradentes? Primeiro, é bom lembrar que, apesar da celebração do Natal tradicional, Tiradentes decidiu valorizar os detalhes mineiros em sua festa e isso é nítido. E não é que os casarões históricos nas ruas de pedras enfeitados com guirlandas e luzes combinaram? Até 26 de dezembro, Tiradentes se transforma em uma vila de Natal, com direito a casa do Papai Noel e um circuito por onde ele anda contando histórias, que são projetadas na igreja Nossa Senhora das Mercês, todas as noites. O bom velhinho também desfila pelas ruas de pedra a bordo de um clássico automóvel conversível. Que tal tomar um cafezinho no melhor estilo mineiro na cozinha da mamãe Noel tendo aquela prosa com ela? O endereço dela em Tiradentes é a Casa Aimorés, no centro, e recebe visita das 16h às 22h. No mesmo local, às sextas e sábados, quitandeiras ensinam as crianças a fazer biscoitos, pães e bolos para a noite de Natal.
A iniciativa veio dos lojistas e donos de pousadas, junto com a prefeitura. Com isso, o turismo voltou com tudo na cidade. O clima está de pura festa. Várias pousadas estão fazendo pacotes especiais de fim de ano, como é o caso da Pousada Pequena Tiradentes, uma das mais tradicionais e mais procuradas da cidade, que oferece um dos serviços mais completos da região.
Mas os atrativos de Tiradentes começam na estrada. É um grande corredor gastronômico de 190 km a partir de Belo Horizonte. Minha dica é não deixar de passar no Charm Country, no KM 26 da BR 383, em São Brás do Suaçuí. A dona do estabelecimento é quem recebe os visitantes, sempre com fornadas de pão de queijo caseiro fresquinhos. Você pode recheá-lo com linguiça artesanal feita por ela mesma em uma chapa no fogão a lenha e também com queijo gratinado na mesma chapa. O lanche custa R$ 24 e é o carro chefe do local. Alguns quilômetros depois está a cidade de Lagoa Dourada, famosa por seus rocamboles enrolados na hora. Em uma rápida conversa com moradores, descobrimos que o melhor deles está um pouquinho escondido da rota dos viajantes que estão a caminho de Tiradentes, na padaria do Jaci. Não é difícil achar e a procura vale a pena. Um rocambole tradicional, de doce de leite, de 1 kg, custa R$ 29.
Confira no vídeo abaixo como foi a nossa viagem ao Natal de Tiradentes.