Vitória

Vitória

Conheça Vitória

Capital do Espírito Santo, Vitória reserva uma série de experiências turísticas. Praias, montanhas, vegetação, atrações e monumentos históricos oferecem ao turista a oportunidade de incluir diversos lugares para o turismo em Vitória.

Você vai ler sobre

Cidade de Vitória

Vitória é a capital do estado de Espírito Santo, localizado na região sudeste do país. O município foi fundado pelos portugueses ao longo do processo de colonização ocorrido no Brasil. A população vitoriense, nome dado para quem nasce na região, é estimada em 369 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (2021). 

A quarta região mais populosa do Espírito Santo e pertencente à metrópole denominada Grande Vitória, faz divisa ao norte com o município da Serra, ao sul com a Vila Velha, a leste é banhada pelo oceano Atlântico e a oeste está próxima à Cariacica. 

Desde o longo período colonial iniciado em 1551, o território tem estruturas portuárias de grande importância econômica. O Porto Tubarão, por exemplo, é considerado um dos principais do país.  A geografia de Vitória tem formação de uma ilha principal, 34 ilhas menores e região continental, além de ser dividida em 79 bairros. 

A sua viagem para Vitória será marcada pela oportunidade de conhecer a cultura local, influenciada por Portugal, a arquitetura histórica e a variedade de locais onde comer em Vitória. Aproveite o guia do Conexão123 para percorrer pelo destino antes de arrumar as malas e viajar! 

Viagem para Vitória

O guia turismo em Vitória ES traz aos viajantes os principais atrativos para cada gosto, afinal existem diversas opções de “turistar”. Além das atividades de comércio e logística, o setor turístico é uma importante atividade econômica, justamente pela oferta de imersão à cultura local. 

O termo viajar para Vitória agrega uma variedade de lugares para conhecer ainda mais a capital capixaba e descobrir a fundo o que torna o destino um point de lazer, cultura e conhecimento. 

Aos apaixonados pelo ar praiano, a cidade tem as praias de Camburi, Castanheiras, Ilha do Boi e Curva da Jurema como as mais procuradas pelos turistas. Práticas aquáticas como windsurf, kitesurf, stand up paddle e veleiro são opções de diversão durante o período “pé na areia” em Vitória/ES

Os locais à beira-mar oferecem infraestrutura com quiosques para comer e beber, deck de madeira com mesas e cadeiras, um calçadão com pistas de corrida e caminhada, e também espaços para passeios de bicicleta, patins e skate

Ambientes urbanos e históricos

Além das praias, a região contempla o checklist do guia turístico em Vitória com opções de visitar monumentos históricos e centros urbanos. Aliás, o município apresenta estrutura moderna e bem equipada para moradores e apreciadores de turismo ao redor do mundo. 

Existem áreas de lazer, ruas arborizadas e, à noite, alguns bairros mais agitados, que podem fazer parte do seu roteiro de viagem. Listamos alguns lugares para você incluir no seu Turismo em Vitória ES: Guia de Viagem. Mas antes de se locomover aos endereços, confira os dias e horários das atrações. 

 Turismo Vitória ES: Guia de viagem | Parque Estadual da Fonte Grande | Conexao123

Com nova infraestrutura, o Parque Estadual da Fonte Grande oferece ao turista decks nos mirantes com vistas imperdíveis

  • Rua Viva na Praia do Canto (passeios noturnos);
  • Orla de Maria Ortiz (pontos para pesca);
  • Orla de Nova Palestina (point para registrar pôr do sol);
  • Praia de Camburi; 
  • Praça Dom João Batista;
  • Parque Estadual da Fonte Grande.

Aos turistas que apreciam arte e história, ir para Vitória ES é poder desfrutar de momentos de conhecimento e registros únicos. Aliás, as opções são muitas e você pode planejar sua viagem com lugares onde ir em Vitória. 

  • Ponte Carlos Lindenberg (Ponte da Passagem): considerada cartão postal da capital e um marco para o desenvolvimento da cidade, o local foi projetado pelo engenheiro capixaba Karl Fritz Meyer;
  • Estátua Maurício de Oliveira: em homenagem ao músico Maurício de Oliveira, foi inaugurada em 2016 e construída pelo artista Fernando Poletti;
  • Vitória 360 Graus: a estrutura integra o patrimônio arquitetônico e paisagístico do município, além de ser uma atração turística;
  • Monumento ao Índio Araribóia: inaugurada em 1959, a estátua é a figura de um índio em tamanho natural;
  • Monumento a Iemanjá: representa a conhecida como rainha do mar e homenageia as tradições afro-brasileiras;
  • Cruz Reverente: o local foi construído para comemorar a visita de João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991;
  • Relógio da Praça Oito de Setembro: tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Espírito Santo, foi construído pelo alemão João Ricardo Hermann Schorling;
  • Monumento a Mãe: precursor da escultura cinética no Brasil, o artista Maurício Salgueiro fez a estátua de ferro; 
  • Monumento a Dona Domingas: construído em homenagem a uma personagem local, que era catadora de papel;
  • Monumento à Comunidade Negra: em reconhecimento da contribuição ao povo afrodescendente, representa a casaca, instrumento musical típico do Congo.

Se possível, vá além das dicas e conheça ainda mais sobre Vitória.

Turismo para Vitória: quando ir?

O clima tropical da região proporciona média anual de 24º C. No verão as temperaturas variam entre 23º C e 30º C, já no inverno o termômetro fica entre 18º C e 26º C. Entre outubro e janeiro é a época mais quente e, consequentemente, mais chuvosa, portanto, se você quer dias sem chuvas fortes, evite viajar em novembro. 

Já vimos a diversidade de atrações turísticas em solo vitoriense, por isso, ir para Vitória pode torna-se um destino promissor para você. Mas ainda temos algumas curiosidades para abordar. Entre as de turismo já apresentadas, o viajante ainda poderá vivenciar a cultura local, que está diretamente atrelada ao artesanato, a culinária e a música, por meio de festivais tradicionais. 

  • Autos da Paixão: ocorre nas noites de quinta e sexta-feira Santa e traz um espetáculo para retratar a vida e morte de Jesus;
  • Aniversário do Parque Moscoso: para festejar a data, anualmente, no mês de maio são realizadas diversas atividades culturais, educativas e de lazer; 
  • Festival de Arraiás: promovido durante quatro noites do mês de junho, teve sua primeira edição em 1989;
  • Festa de São Pedro: acontece no fim do mês de junho e tem quadrilha, casamento caipira, shows musicais e procissão marítima para homenagear São Pedro;
  • Aniversário de Vitória: em setembro a população se junta para celebrar mais um ano do município com diversas atrações.

Outras comemorações também integram o calendário.

Turismo para Vitória: como chegar?

O roteiro Vitória de turismo propicia algumas alternativas de trajetos para chegar à capital do Espírito Santo. Existem algumas opções de meios de transporte. O aéreo pode ser mais ágil, se contar com voos diretos.

De São Paulo para o aeroporto de Vitória -  Eurico de Aguiar Salles - a média de tempo de voo é de uma hora e 30 minutos, mesmo período de viagem para turistas oriundos de Salvador, na Bahia. Porém, de ônibus, por exemplo, saindo da capital paulista até a capixaba demora cerca de 14 horas.

O acesso à cidade pode ser feito de carro através das estradas brasileiras, as principais rodovias federais que passam pelo estado do Espírito Santo são as BR-101, 262 e 259. Além disso, o viajante tem a opção de visitar os pontos turísticos de Vitória com maior conforto e tranquilidade. Se você quer saber mais sobre aluguel de carros, conte com a 123milhas. 

Pelas ruas e bairros do município, ainda é possível contar com transporte público para locomoção. Ou, então, pedir os veículos de aplicativos, que podem ser uma alternativa. 

Turismo Vitória ES: Guia de viagem | Vista aérea | Conexao123

Vista aérea da curva da Jurema, praia localizada em Vitória, no Espírito Santo

Quanto custa viajar para Vitória?

Viajar para Vitória é imergir na cultura e nas possibilidades turísticas que o lugar oferece para todos os gostos. Planejar a viagem inclui saber o valor total, que dependerá da quantidade de passageiros e outros pontos. Aliás, a dica é aproveitar os tópicos apresentados pelo Turismo em Vitória ES: Guia de Viagem do Conexão123. 

Cada turista terá um custo final diferente, pela decisão de onde ficar em Vitória , já que existem muitas opções de hospedagem. Além da escolha da gastronomia e o que conhecer em Vitória. Afinal, você poderá curtir das praias aos centros urbanos e históricos. 

Pacotes de Turismo para Vitória

O guia para Vitória Espírito Santo de turismo mostrou para você os lugares para visitar. Depois dessa prévia viagem por terras vitorienses, chegou a hora de viajar! A 123milhas traz aos turistas a chance de escolher a passagem aérea, hotel, aluguel de carro em um só clique. Se você preferir já deixar tudo definido, tem a opção de pesquisar pacotes de viagem. 

Além disso, o top ofertas prepara, diariamente, viagens a preços únicos e especiais pensados exclusivamente para você. 

Deu vontade de conhecer Vitória, no Espírito Santo? Reserve agora sua próxima viagem com a 123milhas.

RESERVAR

RESPOSTAS123

Há muito o que explorar pela capital do estado do Espírito Santo. Em cinco dias de viagem, você poderá desfrutar de praias, parques, restaurantes, monumentos históricos e muitos mais. Vale a pena planejar seu roteiro um checklist dos pontos ideais para você. Listamos alguns deles:

  • Museu de Artes do Espírito Santo;
  • MUCANE – Museu Capixaba do Negro;
  • Relógio da Praça Oito de Setembro;
  • Monumento a Mãe;
  • Monumento a Dona Domingas;
  • Monumento à Comunidade Negra;
  • Museu Capixaba do Negro.

Durante o verão, as praias Camburi, Castanheiras, Ilha do Boi e Curva da Jurema são os lugares mais buscados pelos turistas. Além disso, existem parques para praticar o ecoturismo, como o Parque Estadual da Fonte Grande que ainda oferece decks para registros impressionantes. Você ainda poderá visitar monumentos históricos da região.      

Confira a lista do Conexão123:

    • Parque Moscoso;
    • Parque Natural Municipal Gruta da Onça;
  • Museu de Artes do Espírito Santo;       
    • Praia Camburi;
  • Ilha do Boi;
  • Praia Curva da Jurema; 
  • Praia Castanheiras.      

Bônus: O que eu não posso deixar de fazer em Vitória?

Você pode conferir um panorama completo de viagem com Turismo em Vitória ES: Guia de Viagem do Conexão123. Aqui vão algumas dicas imperdíveis: 

  • Parque Estadual da Fonte Grande;
  • Fundação Projeto Tamar;
  • Praia do Canto;
  • Relógio da Praça Oito de Setembro;
  • Parque Natural Municipal Gruta da Onça.