Dicas para o viajante

Dicas de viagem com pet em diversos tipos de transporte

13 de março de 2023

Viajar com animal de estimação é uma experiência única e gratificante, mas também pode proporcionar alguns momentos desafiadores. Ao levar consigo o companheiro de quatro patas, os donos de pets se deparam com inúmeras dúvidas durante a viagem.

Pensando nisso, e aproveitando o Dia Nacional dos Animais, celebrado em 14 de março, o Conexão123 traz dicas valiosas para ajudar os leitores a planejar uma viagem com pet segura, garantindo uma jornada tranquila para você e seu melhor amigo. 

Você vai ler sobre

Dia Nacional dos Animais

O Dia Nacional dos Animais foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da proteção desses seres que compartilham conosco este planeta.

A escolha não foi por acaso. Em 14 de março de 1946, foi criada a Lei de Proteção aos Animais, que estabelece punições para aqueles que praticam maus-tratos, abuso ou violência contra espécies domésticas e silvestres. O objetivo da lei é garantir que os animais sejam tratados com respeito e dignidade, e que suas necessidades básicas sejam atendidas.

Por isso, não deixe de aproveitar o dia para demonstrar o seu amor pelos animais e promover a conscientização sobre a importância do cuidado com eles.

Dicas de viagem com pet

Fazer uma viagem com pet pode ser uma tarefa incrível, mas também árdua. Independentemente do meio de transporte, é necessário planejamento e cuidados especiais para garantir a segurança do seu companheiro.

Confira algumas dicas valiosas que vão tornar a jornada mais tranquila e agradável para ambos, independentemente do tipo de transporte que você escolheu para realizar a empreitada ao lado de seu melhor amigo. 

Dicas de viagem com pet em diversos tipos de transporte | Família viajando com o pet | Conexão123

Os momentos em família se tornam ainda mais especiais ao lado dos bichanos

Viagem com pet no ônibus 

Se você está planejando uma viagem com pet no ônibus, seja para um percurso curto ou longo, é importante se preparar para garantir uma jornada tranquila e segura. 

Para concretizar a viagem com o pet em ônibus, é necessário que sejam seguidas as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Ibama (no caso de animais silvestres), bem como as especificações de cada empresa de transporte rodoviário. Só estão autorizados a viajar de ônibus cães e gatos de pequeno porte e de até 10 quilos. 

Outra exigência comum é a de que o animal viaje em uma caixa transportadora no assento do lado, ou seja, pode ser necessário comprar mais uma passagem. 

Confira algumas dicas:

  • Verifique antecipadamente as regras da empresa de transporte: algumas empresas têm políticas específicas em relação ao tamanho e peso do animal, tipo de caixa de transporte, vacinação e documentação necessárias.
  • Escolha a caixa de transporte adequada: é importante ser um local condizente com o tamanho e peso do seu animal de estimação. Certifique-se de que seja bem ventilado e confortável.
  • Identifique o seu pet: coloque uma coleira com uma identificação atualizada contendo o nome do animal, seu nome e número de telefone para contato. Isso é importante caso ele se perca ou se separe de você durante a viagem.
  • Alimente e hidrate o animal: antes de embarcar, alimente o seu pet com uma quantidade adequada de comida e água. Leve uma garrafa de água vazia e a abasteça com água potável nas paradas. Leve também uma tigela para alimentar o animal durante a viagem. Não se esqueça de manter um pouco de comida ou alguns petiscos sempre à mão. 
  • Leve uma toalha ou pano de limpeza: é importante estar preparado caso o animal vomite ou faça suas necessidades durante a viagem. 
  • Mantenha a calma: durante a viagem, é importante ter calma e confortar o animal, caso ele fique ansioso ou agitado. Fale com ele suavemente e ofereça brinquedos ou petiscos para distraí-lo.

Lembre-se sempre de seguir as regras da empresa de transporte e garantir o conforto e segurança do seu animal de estimação durante a viagem. Para mais informações, conheça as regras para viajar com seu animal no ônibus e aproveite a sua jornada com o seu companheiro.

Viagem com pet no carro

Com algumas dicas úteis, você pode transformar a viagem com pet no carro em uma experiência agradável. 

Para saber como transportar o animalzinho adequadamente, é importante considerar três artigos da lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que constituem o Código de Trânsito Brasileiro: 

  • Art. 169: a falta de atenção ao dirigir é considerada uma infração. Portanto, proporcione as condições ideais para que a presença do animal no carro não seja motivo de distração no volante.
  • Art. 235: é proibido transportar animais nas partes externas do carro. Se o motorista desrespeitar essa regra, pode ser multado por efetuar infração grave e ter o veículo apreendido. 
  • Art. 252: O animal não pode estar no colo do motorista, em seus braços ou entre suas pernas. Caso essa regra seja desrespeitada, o condutor pode receber multa por infração média.

Ademais, se o pet estiver na janela com o veículo em movimento, ciscos e pequenas pedras podem atingir seus olhos, e o vento pode causar otite. Sem contar a possibilidade de ele pular para fora do carro por algum estímulo externo.

Dicas de viagem com pet: viagem com pet no carro | Gato na caixa de transporte | Conexão123

Ao viajar com pet no carro, lembre-se de mantê-lo sempre seguro | Foto: Divulgação

Confira nossas sugestões e prepare-se para uma jornada incrível ao lado do seu melhor amigo. 

  • Caso seu pet não esteja acostumado a andar de carro, faça pequenos passeios antes da viagem, para que ele se adapte.
  • Para animais de pequeno porte, utilize caixa de transporte. Para animais grandes, use o cinto de segurança. Isso evitará que ele se machuque em caso de frenagens bruscas ou acidentes.
  • Faça paradas frequentes para o seu pet esticar as pernas, se aliviar e beber água. Lembre-se de nunca deixá-lo sozinho no carro, especialmente em dias quentes.
  • Certifique-se de que a temperatura no interior do carro esteja agradável, evitando deixar o animal exposto a altas temperaturas ou correntes de ar frio.
  • Leve a comida e água do seu animal em recipientes próprios e evite alimentá-lo com o carro em movimento, para não causar enjoo ou mal-estar.
  • Não deixe a cabeça do seu animal para fora da janela, isso pode causar lesões oculares e até mesmo acidentes.

Se você vai fazer uma viagem com outros tipos de animais de estimação, não deixe de conferir nossas dicas para viajar com pet no carro.

Viagem com pet no avião 

Viajar com pet no avião pode parecer complicado, mas com planejamento, a tarefa fica bem mais simples. Assim que sua passagem for emitida, lembre-se de solicitar o serviço no site da companhia aérea. Em alguns casos, as empresas de aviação deixam que a solicitação seja feita horas antes do voo, para destinos domésticos. 

Mas a melhor alternativa para evitar surpresas desagradáveis é sempre preencher o formulário com antecedência. Esse é um dos documentos obrigatórios para que seu animal viaje contigo em voos nacionais e internacionais, por isso não vale esquecê-lo. 

Aqui estão algumas dicas valiosas para uma viagem mais tranquila:

  • Verifique as regras da companhia aérea: cada uma tem suas próprias normas para transportar animais, por isso, é importante verificar com antecedência as condições, documentação necessária e restrições de tamanho e peso.
  • Escolha a caixa de transporte adequada: para avião, deve ser resistente, confortável e estar de acordo com o tamanho do pet. Lembre-se de colocar, no recipiente, o seu nome e o do pet, informações de contato e orientações de alimentação e medicação, se necessário.
  • Prepare seu pet para a viagem: acostume-o à caixa de transporte e o leve para fazer um passeio ou brincar antes do embarque, para que ele possa se cansar e ficar mais relaxado. Além disso, tente não alimentá-lo por algumas horas antes do voo, para evitar náuseas.
  • Viajando internacionalmente: se você estiver viajando com pet para outro país, verifique com antecedência as exigências de quarentena, vacinação e documentação necessária para entrada no país.
  • Cuidados durante o voo: é importante garantir que o pet esteja confortável e seguro. Mantenha-o hidratado e, se necessário, dê-lhe medicamentos para aliviar o estresse e a ansiedade. Só não se esqueça de consultar um veterinário antes, beleza? 
Dicas de viagem com pet: viagem com pet no avião | Pet no avião | Conexão123

Não se esqueça de verificar com a companhia aérea todas as regras. Alguns animais podem ir ao colo, deixando a viagem mais tranquila para você e seu amigo

Lembre-se sempre de conferir com a companhia aérea sobre as regras específicas para transportar animais no avião. Para mais dicas e informações, leia nosso outro texto sobre como levar animais de estimação em voos.

Gostou das nossas dicas de viagem com pet? 

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Vamos?