Lugares para conhecer

Forró Caju 2023: o melhor do São João de Aracaju

31 de maio de 2023

Uma das maiores festas populares do mundo, o São João tem muita música, dança e comidas típicas. Se você é um dos amantes dessas comemorações, saiba que Forró Caju abrange o melhor da festa junina de Aracaju. 

Mais precisamente nos meses de maio, junho e julho, o clima da festividade toma conta da região — é tempo de reunir toda a família, os amigos e curtir a festa junina do Nordeste

Bora conhecer uma das celebrações mais características do Brasil e o que fazer em Aracaju nessa época. Esse conteúdo preparado pelo Conexão123 está recheado de dicas. Acompanhe!

Conheça com o Conexão123

Festa junina em Aracaju — o maior São João de Sergipe

Já é tempo de dar início aos preparativos da festa junina do Nordeste.

Com danças diversas, decorações exclusivas e muitos elementos divertidos, não é difícil entender por que os festejos de São João são tão queridos pelos brasileiros. As festas juninas chegaram ao Brasil com os colonizadores portugueses, e acredita-se que elas estejam relacionadas com rituais dos antigos povos germânicos e romanos.

Sendo os pioneiros nessas celebrações, os nordestinos fazem por onde e são donos das maiores festas juninas do Brasil! No Nordeste, as celebrações são regadas a muito forró, quadrilhas com coreografias de cair o queixo e comidas saborosas. Uma tradição muito comum é a de soltar balões coloridos, que enfeitam o céu das cidades.

Aracaju, capital do estado de Sergipe, é um dos principais destinos brasileiros para o dia de São João, com duas grandes festas, que reúnem as melhores atrações da música sergipana e também nacional: o Arraial do Povo, que costuma correr na Orla da Atalaia, e o foco desse nosso conteúdo, o Forró Caju, que acontece no centro histórico da capital.

Forró Caju 2023: O melhor do São João em Aracaju e no Nordeste | Imagem sinalizando bandeirinhas juninas, característica principal do evento | Conexão123

Festa junina em Aracaju é sinônimo de festa, dança, comida boa e muita diversão

Forró Caju: o maior evento do São João sergipano

Criado em 1993, um evento em Aracaju se tornou uma das maiores festas juninas do Nordeste e do Brasil: o Forró Caju. Com diversas atrações locais e nacionais reunidas no centro histórico da capital sergipana, a celebração movimenta aproximadamente 1 milhão de pessoas por edição.

O Forró Caju é organizado pela prefeitura da cidade e consegue expor a riqueza das tradições locais aos brasileiros em formato de megaevento. Conta com uma estrutura de ponta, com praça de alimentação, camarotes, enfermaria, programação extensa, diversificada e alcance nacional. 

Em 2023, os festejos juninos em Aracaju se iniciam no dia 12 de junho com o São João na Praça e diversas apresentações de artistas locais, com trios pé de serra, quadrilhas juninas e artistas locais. Já Forró Caju 2023 terá início no dia 23 de junho e se estenderá até o dia 29 do mesmo mês.

Além dos sete dias de apresentações, este ano o Forró Caju celebra o retorno do Forró nos Bairros, circulando por vários pontos turísticos de Aracaju. Também integra o evento o São João na Praça, na praça General Valadão, proporcionando o clima festivo de festa junina na capital sergipana.

Já na praça Hilton Lopes, será montado o palco principal da festa, o palco Luiz Gonzaga, homenageando o rei do baião. A estrutura ficará localizada entre os mercados centrais, com shows durante toda a semana do evento.Confira a programação completa do palco Luiz Gonzaga:

Sexta-feira – 23/06 | Abertura do Forró Caju 2023: Mano Walter, Alceu Valença e Gustavo Mioto
Sábado – 24/06 | Dia de São João: Zé Ramalho e Jorge de Altinho
Domingo – 25/06 | Danielzinho Junior, Cintura Fina e Forró Prime.
Segunda-feira – 26/06 | Solange Almeida, Calcinha Preta, Raí Saia Rodada e Orquestra Sanfônica de Aracaju.
Terça-feira – 27/06 | Jonas Esticado, João Gomes e Cavaleiros do Forró
Quarta-feira – 28/06 | Zé Vaqueiro, Joelma e Xand Avião.
Quinta-feira – 29/06 | Encerramento do Forró Caju 2023: Mari Fernandez, Luan Estilizado e Fogo na Saia.

Os shows serão abertos ao público, com entrada franca.

Além das apresentações musicais, o Forró Caju 2023 também dispõe de uma grande variedade de barracas de comidas típicas, em que os visitantes podem saborear pratos deliciosos da culinária nordestina, como tapiocas, acarajés, cuscuz e muito mais.

Como chegar ao Forró Caju 2023

Por acontecer em Aracaju, a capital do Sergipe, não é complicado chegar ao evento. Com um grande número de estradas, duas rodoviárias e um aeroporto, a cidade é de fácil acesso para quem está partindo dos principais municípios brasileiros.

Por se tratar de uma capital, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria recebe voos regulares das principais cidades do Brasil, e a 123milhas tem opções de pacotes e passagens aéreas para Aracaju na época do São João. É só escolher a origem e o melhor itinerário.

Para quem já está pelo Nordeste, a 123ônibus tem disponível em sua plataforma diversas rotas — saindo de várias cidades da região.

Também é possível ir para Aracaju de carro. Você pode optar pela modalidade de aluguel de carros na 123milhas, tendo em vista o conforto para ir e vir e a praticidade do serviço. 

Forró Caju 2023: O melhor do São João em Aracaju e no Nordeste | Ponto turístico na entrada na cidade de Aracaju | Conexão123

Forró Caju 2023, festa junina e lindas praias: é isso que a capital do Sergipe oferece de melhor!

Turismo em Aracaju

E não é só de Forró Caju que essa capital vive não, viu? Aracaju é linda durante o ano inteiro e tem atrações incríveis.

A cidade sergipana é banhada pelo oceano Atlântico e divide espaço com extensos rios, como o Sergipe, Poxim e Vaza-Barris. Seu planejamento urbano é único, abrindo espaço para a apreciação de suas belezas naturais. Vem que a gente conta mais sobre o turismo em Aracaju.

São 181,8 km² que formam a área aracajuana, fazendo limite com São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Santo Amaro das Brotas. 

Aracaju foi uma das primeiras cidades, de fato, planejadas no Brasil. O projeto foi elaborado por Sebastião Basílio Pirro e por uma comissão de demais engenheiros. Todas as ruas foram pensadas para ser como um tabuleiro de xadrez e para desembocarem no Rio Sergipe, um feito consideravelmente importante para a economia do município.

Forró Caju 2023: O melhor do São João em Aracaju e no Nordeste | Foto aérea de toda a extensão e beleza da orla da praia aracajuense | Conexão123

Quem visita o Forró Caju não pode perder a chance de conhecer a linda orla da praia de Aracaju

As lindas praias de Aracaju

Sim, existem praias em Aracaju! A cidade conta com diversos pontos à beira-mar para curtir momentos incríveis. Aliás, quem gosta do clima praiano vai adorar a orla aracajuense — com um extenso horizonte, uma rica fauna e flora e muitos outros atrativos visuais.

Entre as principais praias para conhecer em uma viagem para Aracaju, podemos destacar:

  • Praia de Atalaia
  • Praia do Mosqueiro
  • Praia do Refúgio

Se você quiser saber mais, o nosso guia de Aracaju está cheio de conteúdo sobre o destino, com informações históricas, curiosidades, dicas de passeios e média de preço para viajar. 

Agora é só fazer as malas e embarcar rumo ao São João do Nordeste! Conte com a 123milhas para garantir as melhores condições para sua viagem ser perfeita.

RESPOSTAS123

Serão sete dias de festa, de 23 a 29 de junho, com grandes atrações. Para curtir o Forró Caju 2023 sem preocupação, acesse o link e descubra onde se hospedar em Aracaju no São João!

As atrações do Forró Caju 2023 vão se dividir em apresentações que acontecem na Praça General Valadão, Praça Hilton Lopes e na Praça dos Mercados Centrais de Aracaju.

Não faltam opções de pacotes para a capital sergipana! No site da 123milhas você encontra a opção ideal para a sua disposição e bolso. 

Acesse e confira!