Lugares para conhecer

Festas juninas: curiosidades do Dia de Santo Antônio

As festas juninas marcam também as tradicionais celebrações do mês de junho, que homenageiam São Pedro, o padroeiro dos pescadores, São João, o “santo festeiro”, e, claro, Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. 

Em 13 de junho é celebrado o dia do santo famoso por interceder por quem busca um amor para a vida toda. Por isso, o Conexão123 traz curiosidades sobre a data para você se preparar para os festejos pelo Brasil. 

 

Você vai ler sobre


Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro

Uma das figuras religiosas mais populares no Brasil durante as festas juninas é Santo Antônio. Segundo as crenças, ele ajuda as pessoas que buscam um amor verdadeiro. Por isso, ficou tradicionalmente conhecido como “santo casamenteiro”. Mas você sabe por que o frade ganhou essa fama? 

Antes de explicarmos as lendas relacionadas ao nome, vale ressaltar que, na verdade, Santo Antônio, ao nascer, na cidade de Lisboa, Portugal, ganhou o nome de Fernando. 

Não se sabe ao certo o ano de seu nascimento, apenas da sua morte, que ocorreu em 13 de junho de 1231, data que originou o Dia de Santo Antônio. Ainda jovem, o religioso tornou-se franciscano e pregou em Portugal, Marrocos, Itália e França. 

Dentre as crenças que o tornaram o “santo casamenteiro”, há a história de uma moça que queria muito se casar, porém não tinha dinheiro para o dote, ou seja, bens materiais para dar à família do noivo. Essa prática era muito comum antigamente, e ainda existem alguns lugares ao redor do mundo que a mantêm. 

A futura esposa, desesperada para arrecadar o montante, visto que mulheres não casadas eram vistas como inadequadas à época, ajoelhou-se aos pés de uma imagem de Santo Antônio e suplicou com fé. Algum tempo depois, moedas de ouro surgiram à sua frente e, então, ela pôde se casar. 

Outra lenda fala sobre uma devota aflita por ficar solteira por tanto tempo. Com raiva, ela pegou uma imagem do santo e arremessou pela janela, atingindo um homem na rua. Preocupada com o incidente, a moça decidiu correr para socorrer o rapaz e pedir desculpas. Eles começaram a conversar e, posteriormente, a relação se transformou em amor e culminou em matrimônio. 

Como vimos, existem diversos relatos que abordam a história do “santo casamenteiro”, mas não é possível afirmar diretamente a sua origem oficial. O que se sabe de fato é que o grande desejo de se casar faz com que os devotos supliquem ao santo por um milagre.

Festas Juninas: Curiosidades do Dia de Santo Antônio | Santo Antônio | Conexão123

A crença em Santo Antônio mistura fé e devoção

 

Curiosidades sobre Santo Antônio

Já vimos que o “santo casamenteiro” tem fama mundial. Portanto, reunimos curiosidades que envolvem Santo Antônio para você saber mais sobre o frade. 

A primeira relaciona-se com a morte do santo. Na marca dos 750 anos do falecimento de Santo Antônio, em 1981, o Vaticano autorizou a exumação dos restos mortais. 

Então uma equipe de cientistas da Universidade de Pádua, após exames antropométricos na ossada, constatou que o frade não morreu com 35 para 36 anos, como se acreditava. Ao falecer, ele tinha ao menos 40 anos, ou seja, o mais provável é que tenha nascido por volta dos anos 1180.

No Brasil, existem cerca de 40 municípios, de norte a sul do país, com o nome do santo, entre eles Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, Santo Antônio do Içá, no Amazonas, e Santo Antônio das Missões, no Rio Grande do Sul

Por último, após menos de um ano da sua morte, ele foi reconhecido oficialmente como santo, depois da análise de 53 milagres realizados. O anúncio da santificação foi feito por Gregório IX. Aliás, a cidade de Pádua, na Itália, foi escolhida pelo franciscano para passar o fim da vida.

Outra curiosidade é que, em Portugal, Santo Antônio não é só casamenteiro. Por lá, ele também é conhecido por ajudar a encontrar objetos perdidos, como São Longuinho no Brasil, além de oferecer apoio emocional àqueles que desejam reencontrar a própria fé. 

Há também uma tradição na Sé Catedral, na cidade de Lisboa, onde, desde 1958, se casam pessoas com dificuldades financeiras. Evento geralmente promovido em 12 de junho e que remete à história de o santo conseguir o dote necessário às jovens sem condições de se casar.

Festas Juninas: Curiosidades do Dia de Santo Antônio | Casal fazendo coração com roupa de festa junina | Conexão123

O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho. O santo é conhecido por ajudar aqueles que buscam um amor para toda vida

 

Cidades brasileiras que comemoram o Dia de Santo Antônio

O Dia de Santo Antônio é celebrado em diversos municípios brasileiros. No litoral norte de São Paulo, em Caraguatatuba, ocorre a manifestação cultural em homenagem ao padroeiro da cidade. Parte da programação é a caminhada penitencial ao Morro Santo Antônio feita pelos devotos. Em 2022, a cidade promove a 169ª Festa de Santo Antônio. 

No sul do Ceará, em Barbalha, a Festa de Santo Antônio é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. As ruas são decoradas para receber os visitantes durante as celebrações. Um dos ápices do evento é o hasteamento da bandeira do padroeiro da cidade na igreja matriz. Neste ano, os festejos se iniciaram em 13 de maio. 

O distrito de Cabo Frio, Tamoios, no Rio de Janeiro, também realiza a Festa de Santo Antônio. A agenda cultural integra missa, quadrilha, artesanato, show ao vivo, brincadeiras e comidas típicas. Os festejos ocorrem de 10 a 13 de junho de 2022, na Capela de Santo Antônio e na Praça de Santo Antônio. 

Outras regiões brasileiras incluem a programação anual em homenagem ao frade português. E falando em “santo casamenteiro”, existem destinos nacionais e internacionais que são apontados como ideais para celebrar o amor. Entre eles, alguns se destacam:

Festas Juninas: Curiosidades do Dia de Santo Antônio | Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Caraguatatuba | Conexão123

Em Caraguatatuba, no litoral norte de SP, a Festa de Santo Antônio é secular e integra o calendário anual da cidade
Crédito: Bia Gomes/PMC

 

Festas juninas: retomada dos festejos pelo país

As tradicionais festas juninas marcam a retomada dos festejos pelo Brasil em 2022, e os santos voltam a ser homenageados em todo o país. Após dois anos de paralisação, os apaixonados pelas quadrilhas e pela culinária típica podem comemorar o retorno das celebrações. 

O calendário do turismo nacional já agrega diversas opções das tradicionais festas. De norte a sul, os viajantes podem curtir o que há de melhor em músicas, brincadeiras e comidas de festa junina, como bolo, maçã do amor, pamonha, tapioca e quentão, entre outras iguarias. 

Confira três festejos que vão movimentar as Regiões Nordeste e Sudeste: 

E aí? Que tal aproveitar o Dia de Santo Antônio em uma deliciosa festa junina? Muitos lugares ao redor do Brasil vão promover festejos juninos incríveis! 

Para ver de perto e apreciar cada detalhe, conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carro!