Notícias

Busca por destinos de praia motiva metade das viagens de lazer de brasileiros

No ano passado, os destinos de praia, que reúnem a tríade água, sol e calor, foram o principal motivo das viagens de lazer de aproximadamente cinco em cada dez brasileiros (49%). 

Os dados que indicam as preferências e motivações de viagens são da PNAD Contínua Turismo 2020-2021, elaborada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no fim de julho.

Quer conhecer os principais motivos que fazem o brasileiro viajar? A plataforma de experiências de viagens Conexão123 traz mais detalhes sobre a pesquisa. Confira!

Você vai ler sobre

Lazer e visita a parentes ou amigos são os principais motivos para brasileiros viajarem

O turismo no litoral é o principal motivador de viagens no país, principalmente para os turistas provenientes das regiões Nordeste (55%) e Sul (49%).  Entre as principais motivações que fizeram os brasileiros viajar em 2021, estão o lazer (35,7%) e a visita a parentes ou amigos (32,5%).

Além dos destinos de praia, atividades turísticas que têm no patrimônio natural e nas belas paisagens seus principais atrativos (viagens de natureza, ecoturismo e aventura) também representaram uma parcela importante das viagens de lazer (25,6%), seguidas de atividades relacionadas à cultura e à gastronomia (16%).

Busca por destinos de praia motiva metade das viagens de lazer dos brasileiros | Praia no litoral norte da Bahia | Conexão123

Com litoral de 7.500 km e cerca de 3.000 praias, Brasil possui vários destinos de praia desejados

Os turistas internacionais também são grandes apreciadores das belezas do litoral brasileiro: destinos de praia e sol são a principal motivação também para estrangeiros em visita ao Brasil. Em 2019, antes da pandemia, eles representavam 65% das viagens a lazer nesse segmento. Os dados constam do Anuário Estatístico de Turismo 2021, do Ministério do Turismo.

Praias brasileiras aparecem em listas internacionais de mais belas do mundo

Com litoral de 7.500 km e cerca de 3.000 praias, o Brasil possui vários destinos de praia desejados, do Amapá ao Rio Grande do Sul. O país sempre aparece em listas internacionais como um dos detentores das mais belas praias do mundo.

Na premiação Travellers’ Choice, do site TripAdvisor, deste ano, o Brasil emplacou três destinos no ranking de melhores praias: a Quarta Praia, em Morro de São Paulo (BA); a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE); e a Praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN).

Outra praia brasileira famosa, inclusive no exterior, é a de Grumari, na zona oeste do Rio de Janeiro. Agora em 2022, ela figurou na lista das 50 melhores do mundo para se visitar durante as férias de verão, segundo o site Big 7 Travel, especializado em turismo e gastronomia.

Destaques importantes também são as lagoas dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas (MA), e as belezas naturais e culturais encontradas nas baianas Trancoso e Caraíva, ambas em Porto Seguro, que encantam os turistas com sua mistura única de glamour e simplicidade caiçara.

Busca por destinos de praia motiva metade das viagens de lazer dos brasileiros | Vista da Praia de Grumari | Conexão123

Destinos de praia foram principal motivo das viagens de lazer de cinco em cada dez brasileiros

Ainda na Região Nordeste, paraísos tropicais como a Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres (AL), e a Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), são muito visitadas. Indo em direção à Região Sul, os destaques quando se fala em destinos de praia são a encantadora Ilha do Campeche, em Florianópolis (SC), e a Praia do Cassino, entre as cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar (RS), a mais extensa do mundo, com mais de 200 km.

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo do turismo com o Conexão123, a plataforma de incentivo a experiências de viagem da 123milhas. E lembre-se que para conhecer os melhores pontos turísticos do Brasil e do mundo,  a 123milhas tem as melhores condições para comprar passagens aéreas em promoção, adquirir seu seguro-viagem ou escolher pacotes de viagem! Partiu praia!?