Guia turístico

Dia dos Namorados: destinos românticos no Brasil para curtir a dois

5 de junho de 2022

À beira-mar, em trilhas e cachoeiras ou por ruas históricas, o clima de romance está no ar com a chegada do Dia dos Namorados, data que homenageia o amor partilhado entre casais. 

Celebrar a ocasião com atividades para fazer a dois está na programação de muitos brasileiros. Pensando nisso, o Conexão123 preparou uma semana intensa com conteúdos exclusivos sobre o período e, para começar, reuniu três destinos românticos no Brasil especialmente para os apaixonados. 

 

Você vai ler sobre


Lugares para vivenciar o clima de romance no país

Celebrado em 12 de junho no Brasil, o Dia dos Namorados ressalta o amor a dois e realça o verdadeiro significado de “partilhar a vida boa com você”, como nos diz a canção “Letras”, composta por Anavitória e Rubel. 

Para entrar no clima de romance, o Conexão123 preparou a Semana dos Namorados com dicas e conteúdos exclusivos para comemorar a data junto com os apaixonados. 

Neste ano, o presente de Dia dos Namorados pode ganhar um toque único. Já pensou em oferecer ao seu parceiro(a) uma viagem inesquecível, que tenha a cara dele(a)? Os destinos românticos no Brasil podem ser a escolha ideal para os casais aventureiros, “praieiros” ou mais tranquilos. Afinal, nosso país é recanto de inúmeras oportunidades turísticas. 

Acordar com uma vista de tirar o fôlego, degustar um delicioso café da manhã, experienciar passeios turísticos únicos e construir lembranças com uma pessoa especial são sinônimos de uma viagem no Dia dos Namorados

O ecoturismo em Penedo (Rio de Janeiro), o turismo histórico em Tiradentes (Minas Gerais) e as paisagens à beira-mar em São Miguel dos Milagres (Alagoas) podem garantir belas memórias e uma experiência incrível aos apaixonados. 

Veja a seguir as dicas de hospedagens e atrações para uma estada inesquecível  nesses points nacionais. 

 

Destinos românticos no Brasil: Penedo (Rio de Janeiro)

Entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, está Penedo (RJ), distrito da cidade de Itatiaia, no Sudeste do país. Colonizada por finlandeses, na década de 1920, a região, chamada de “Pequena Finlândia”, é considerada a única colônia que o país europeu estabeleceu no Brasil. 

A vila bucólica é perfeita para o ecoturismo, já que o destino tem cachoeiras, trilhas e parte do território está inserido no Parque Nacional de Itatiaia. Além disso, ainda é possível curtir o clima frio de inverno por lá. 

Se você e seu “mozão” são um casal que aprecia o turismo de aventura, este é o lugar certo! Cercada pela natureza, a Cachoeira de Deus é acessada por uma trilha considerada de intensidade fácil e tem 15 m de altura, além de ser a maior em Penedo. Localizada no Rio Das Pedras, está a cerca de 4 km do centro do distrito e pode ser uma boa escolha para desfrutar do ecoturismo regional. 

Outro passeio incrível é o de quadriciclo, que passa em meio a natureza e garante paisagens belíssimas, como do alto do Pico do Penedinho. Existem agências que oferecem a opção com média de valores em R$ 250 (casal). Os preços podem sofrer alterações, por isso, consulte mais informações diretamente com as operadoras de turismo

Além das lojas de roupas, itens de decoração e guloseimas, a Pequena Finlândia é um atrativo bastante procurado. A vila reproduz a arquitetura, a cultura e os costumes da Lapônia, região finlandesa, onde tem a “Casa do Papai Noel”. 

Mais um ponto alto da viagem para Penedo é a gastronomia local. O ingrediente mais servido, em diversos tipos de preparos, é a truta, peixe com escamas originário da zona ocidental da América do Norte.

Destinos românticos no Brasil para curtir o Dia dos Namorados | Pequena Finlândia em Penedo (RJ) | Conexão123

A vila Pequena Finlândia, em Penedo, é bastante procurada para registros fotográficos e pela experiência finlandesa

 

Hospedagem em Penedo (Rio de Janeiro)

Estar em Penedo é desfrutar de lazer, descanso e aventura. O Conexão123 separou duas opções de acomodações para você vivenciar de perto todos os atrativos turísticos do distrito fluminense no Dia dos Namorados

Pousada Mirante do Penedo: em meio à Mata Atlântica, a hospedagem oferece contato intenso com a natureza e o ar puro da Serra da Mantiqueira. Com mais de 25 anos de atuação, a pousada disponibiliza suítes equipadas com lareira, televisão, ar-condicionado, frigobar e secador de cabelo. Alguns apartamentos ainda dispõem de banheira ou hidromassagem para uma experiência a dois inesquecível. 

Hotel Vivenda Penedo: a aproximadamente 200 m da Praça Finlândia, a acomodação traz aos hóspedes piscina climatizada, spa, saunas, academia, hidromassagem no jardim e salão de jogos. Dentre as comodidades dos quartos,  internet, ar-condicionado, hidromassagem, lareira, telefone, secador de cabelo, televisão e frigobar se destacam. 

Destinos românticos no Brasil para curtir o Dia dos Namorados | Hotel Vivenda Penedo (RJ) | Conexão123

O Hotel Vivenda Penedo traz aos hóspedes uma incrível área de lazer, com piscina, spa, entre outros

 

Destinos românticos no Brasil: Tiradentes (Minas Gerais)

A arquitetura barroca do período colonial é encontrada na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, o que a torna um destino turístico incrível para desfrutar do clima de vilarejo. Aos pés da Serra de São José, o turista pode experienciar uma imersão na história do município e do estado,  e apreciar a gastronomia mineira. 

Localizado na Região Sudeste do Brasil, o território agrega ainda espaços culturais e gastronômicos, como a Igreja do Rosário, uma das mais antigas do local. Aproveite e conheça também lugares onde comer em Tiradentes

Além disso, vá ao Centro Histórico, considerado parada obrigatória para os viajantes. Por lá, é possível viajar no tempo pelas ruas e construções arquitetônicas da época do Brasil Colônia. 

Outro roteiro bem romântico e imperdível no destino é o passeio de Maria Fumaça. O trem que liga Tiradentes ao município de São João del Rei passa pela ferrovia inaugurada em 1881 por D. Pedro II. É um tour que enriquece a viagem com muita história e belas paisagens. Os tickets custam cerca de R$ 80 (ida e volta) por pessoa.

O turismo em Tiradentes reserva ainda atrativos do ecoturismo para se aventurar em meio às paisagens naturais. A Cachoeira Paulo André está a aproximadamente 1 km do município e tem trilha de fácil acesso, além de compor vistas belíssimas. Já para visitar as quedas d’água do Mangue é preciso percorrer um caminho de 1,5 km.

Mais opções para “turistar” integram a viagem para a cidade, descubra mais detalhes sobre o que fazer em Tiradentes: pontos turísticos e passeios

Onde se hospedar em Tiradentes: hotéis e pousadas | Centro Histórico de Tiradentes (MG) | Conexão123

O Centro Histórico de Tiradentes oferece diversos atrativos turísticos para os viajantes

 

Hospedagem em Tiradentes (Minas Gerais)

Esse lugar romântico no Brasil é ideal para curtir a dois e celebrar a data do Dia dos Namorados. Separamos duas dicas de onde ficar em Tiradentes (MG) para você aproveitar a região. 

Pousada Tesouro de Minas: no centro da cidade, a acomodação oferece café da manhã com a variedade da culinária regional, além de estacionamento e recepção 24 horas. Com alinhamento entre o rústico e o clean, os apartamentos são equipados com televisão, frigobar, ar-condicionado e internet. 

Pouso da Torre: Os 16 quartos dessa hospedagem de Tiradentes dispõem de frigobar, ar-condicionado, secador de cabelo e serviço de arrumação diária. Os hóspedes podem aproveitar as comodidades comuns com piscina externa e jardim. O café da manhã é cortesia, e a infraestrutura ainda conta com internet, lareira no saguão e assistência para os passeios locais. No local, você ainda pode apreciar um acervo de obras de artistas mineiros e também de renome nacional.

Destinos românticos no Brasil para curtir o Dia dos Namorados | Pousada Pouso da Torre (Tiradentes) | Conexão123

A Pousada Pouso da Torre oferece café da manhã cortesia aos hóspedes e uma excelente área de lazer comum

 

Destinos românticos no Brasil: São Miguel dos Milagres (Alagoas)

Mais uma dica de viagem para o Dia dos Namorados é visitar São Miguel dos Milagres, em Alagoas, Região Nordeste do Brasil. Fugir do agito das grandes cidades pode ser uma boa escolha para comemorar a data. 

Portanto, aos viajantes que gostam de destinos tranquilos e rústicos, esse paraíso garante mar de águas cristalinas e morninhas e areia branca. A sua extensão territorial  aproximada é de 77 mil km², de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE (2021), agrega muitos atrativos sobre o que fazer em São Miguel dos Milagres.

Na Praia do Riacho, o visitante pode apreciar mar calmo em tonalidades azul e verde. Belas piscinas naturais em um cenário deslumbrante, cercado por coqueiros, garantem lazer e uma vista de tirar o fôlego. 

Buscada pelo visual belíssimo e encantadores recifes de corais, a Praia do Toque é tranquila e as espreguiçadeiras das pousadas ao redor convidam o turista para descansar e vislumbrar um lindo pôr do sol. De lá também saem jangadas que levam os visitantes até algumas piscinas naturais formadas na maré baixa. Uma oportunidade incrível para observar a vida marinha.

Destinos românticos no Brasil para curtir o Dia dos Namorados | São Miguel dos Milagres (Alagoas) | Conexão123

A Praia do Toque é buscada pelos casais para apreciar um lindo pôr do sol

 

Quem quiser acrescentar uma dose extra de emoção da viagem com o “mozão” pode adicionar um passeio de buggy no roteiro. Diferentes percursos são oferecidos, mas a Rota Ecológica dos Milagres é uma das mais famosas. Ela passa pelas  praias de São Miguel dos Milagres, Praia de Marceneiro e Praia do Patacho.

 

Hospedagem em São Miguel dos Milagres (Alagoas)

Que tal curtir o litoral de Alagoas juntinho do seu amor? Reunimos duas acomodações com ótimo custo-benefício que vai tornar sua viagem ainda mais inesquecível. 

Pousada do Toque: está localizada em uma região com piscinas naturais e mar em tons de azul e verde. Ao todo, 17 unidades, entre suítes e chalés, estão disponíveis aos hóspedes. Todos os quartos são equipados com ar-condicionado, ventilador de teto, frigobar, televisão, varanda com rede, secador de cabelos e energia solar. 

Pousada do Enildo: está a cerca de 5 minutos da Praia Porto da Rua e a 6 minutos da Praia do Toque caminhando. O conforto é encontrado em todos os 9 apartamentos da pousada que contam com ar-condicionado, frigobar e televisão. Dentre os diferenciais, estão piscina externa e aluguel de bicicletas. 

Com o especial Semana dos Namorados do Conexão123, o Dia dos Namorados em 2022 está repleto de oportunidades únicas para conhecer novos lugares e viajar para destinos românticos no Brasil e no exterior. 

Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis e muito mais!