Conheça o estado de Alagoas

O estado de Alagoas pertence ao Nordeste brasileiro. O litoral de clima tropical da região é caracterizado por praias de areia branca ladeadas por palmeiras, além de piscinas naturais de águas cristalinas e recifes de coral. O destino é conhecido também pelas belíssimas paisagens. Antes de embarcar numa viagem inesquecível, conheça o estado de Alagoas: história, cultura e mais.

Você vai ler sobre

Estado de Alagoas

Alagoas agrega muito ao turismo brasileiro. Afinal, por lá é possível desfrutar de mergulhos refrescantes no mar, que tem tonalidades que vão do azul ao verde, degustar a culinária típica litorânea e conhecer diversos pontos turísticos, como o Museu Palácio Floriano Peixoto (Maceió) e as Piscinas Naturais das Galés (Maragogi).

O estado alagoano, localizado na Região Nordeste do Brasil, faz divisa com Pernambuco (ao norte e a oeste),  Sergipe (ao sul) e Bahia (a sudoeste). Ao leste, sua costa é banhada pelo Oceano Atlântico, formando algumas das paisagens mais belas e interessantes do turismo nacional.

O mapa de Alagoas tem área territorial aproximada de 28 mil km² e abriga 102 municípios, entre eles Maceió (capital), São Miguel dos Milagres e Maragogi, locais intensamente buscados pelos viajantes.

A população de Alagoas conta com 3.365.351 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2021). Mais uma curiosidade: quem nasce em Alagoas recebe o gentílico de alagoano.

O destino ainda tem outros aspectos a compartilhar com os turistas, entre eles históricos, culturais e geográficos, que merecem destaque. Então, continue por aqui para descobrir mais detalhes que englobam o estado de Alagoas antes de embarcar rumo ao território.

Conheça o estado de Alagoas: história, cultura e mais | Maceió, capital de Alagoas | Conexão123

Maceió é a capital de Alagoas e é intensamente buscada pelos turistas pelas oportunidades turísticas, como as piscinas naturais

Capital de Alagoas: Maceió

A capital de Alagoas é Maceió, cidade de muita importância para todo o contexto histórico do estado e do país. O povoado que se originou na região surgiu a partir de um engenho de açúcar.

Já em 1673, o rei de Portugal nomeou o Visconde de Barbacena como responsável pela construção de um forte no Porto de Jaraguá a fim de evitar o comércio ilegal de pau-brasil.

O desenvolvimento do povoado foi impulsionado pelo espaço onde atracavam as embarcações em Jaraguá. Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, ocorreu o processo de transferência da capital para Maceió, concretizada em 1839, com a instalação da sede do novo governo.

Construções e monumentos também contam parte da história do local, como:

  • Memorial à República (Praia da Avenida, bairro Jaraguá)
  • Memorial Teotônio Vilela (Praia Pajuçara)
  • Museu Palácio Floriano Peixoto (Praça dos Martírios)
Conheça o estado de Alagoas: História, cultura e mais | Museu Palácio Floriano Peixoto, Maceió | Conexão123

O Museu Palácio Floriano Peixoto, em Maceió, é a antiga sede do governo de Alagoas

As praias da capital alagoana reservam águas mornas em tons de azul ou verde, coqueirais e piscinas naturais de tirar o fôlego, graças às belezas e paisagens pitorescas. Separamos três recantos litorâneos para você apreciar na sua viagem a Alagoas

  • Praia de Pajuçara
  • Praia do Francês
  • Ponta Verde

Esses e outros atrativos turísticos compõem o roteiro da viagem. Afinal, existem muitos lugares para conhecer em Maceió

Cidades de Alagoas

Dentre os 102 municípios, algumas cidades de Alagoas se destacam pela grande procura dos viajantes, entre elas Maragogi e São Miguel dos Milagres, além, é claro, da capital, como ressaltamos anteriormente.

Maragogi é um ótimo destino para aproveitar as regalias de uma estância praiana, curtindo dias de lazer e muito descanso à beira-mar. O turismo em Maragogi agrada todos os tipos de visitantes, justamente pelas experiências aventureiras e gastronômicas. Por lá, a Praia de Antunes e as Piscinas Naturais das Galés são ótimas opções.

Por fim, São Miguel dos Milagres é o lugar certo para fugir do agito das grandes metrópoles e vivenciar momentos inesquecíveis. Mar de águas cristalinas e areias brancas compõem os lugares banhados pelo Oceano Atlântico na região, em praias como a do Toque e do Riacho. Aproveite e descubra onde ficar em São Miguel dos Milagres

Conheça o estado de Alagoas: história, cultura e mais | Praia de Antunes, Maragogi | Conexão123

A Praia de Antunes tem areia branca e, em geral, mar calmo, ambiente ideal para curtir um dia ensolarado em Maragogi

História do estado de Alagoas

A história de Alagoas foi moldada também pela colonização dos europeus, que o Brasil viveu entre 1530 e 1822. A região onde está o estado alagoano foi invadida pelos franceses no início do século XVI, mas retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando do donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho.

Após organizar expedições e percorrer o território nordestino, Coelho fundou vilarejos, como o de Penedo, e foi responsável por incentivar o cultivo da cana-de-açúcar e pela concepção de engenhos, que exploravam o trabalho escravo.

O local também ficou conhecido por abrigar uma das maiores revoltas de escravizados no país, no Quilombo dos Palmares, em torno de 1630, sob o comando de Zumbi dos Palmares.

Já a emancipação política do estado ocorreu apenas em 1817, ao ser elevada à condição de capitania. Em 1839, foi criada a cidade de Maceió, que passou a ser a capital da província naquela época. Então, em 1891, foi assinada a primeira Constituição do estado.

Alguns personagens importantes nasceram no território e marcam o contexto histórico e cultural do destino, entre eles: Deodoro da Fonseca (primeiro presidente do Brasil), Marechal Floriano Peixoto (segundo presidente do país), Graciliano Ramos (escritor), além de Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares), entre outros.

O Conexão123 listou três pontos históricos que valem a visita durante o turismo em Alagoas:

  • Convento e Igreja Maria dos Anjos (Penedo)
  • Capela de São José (Atalaia)
  • Museu Regional (Delmiro Gouveia)

Outra curiosidade de Alagoas está relacionada à concepção da bandeira do território, nas cores vermelha, branca e azul, que simbolizam os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Já o brasão remete às primeiras cidades alagoanas, Porto Calvo e Penedo. 

Conheça o estado de Alagoas: história, cultura e mais | Bandeira de Alagoas | Conexão123

As cores da bandeira alagoana remetem aos ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade

Geografia do estado de Alagoas

Alagoas está entre os menores estados brasileiros, à frente apenas de Sergipe em termos de extensão territorial. O ponto mais elevado é a Serra da Onça, que possui aproximadamente mil metros de altitude.

Por lá, há variações de ecossistemas. Próximo ao mar, encontram-se os biomas da Mata Atlântica, com mangues e zonas de cocais. Nas regiões mais sertanejas, prevalece a Caatinga. Em relação à hidrografia, alguns rios se sobressaem em questão de importância para o lugar, como São Francisco, Mundaú, Coruripe e Camaragibe.

O clima predominante é o tropical, o que se traduz em (muita) umidade nas encostas litorâneas. Na parte oeste, o Semiárido é bem observado, com estações mais quentes e menos incidência de chuvas. Portanto, as temperaturas médias anuais ficam em torno de 23 °C a 28 °C (litoral) e entre 17 °C e 33 °C no sertão.

Cultura do estado de Alagoas

A cultura de Alagoas formou-se por meio das influências que o local sofreu ao longo dos anos por parte de indígenas, portugueses e africanos, principalmente.

Na música, dois nomes possuem destaque nacional, Djavan, com a MPB, e Mano Walter, com um estilo mais tradicional, o forró. Outros componentes culturais também fazem parte da formação do estado, como sua culinária típica e festas populares.

Ao falar na gastronomia alagoana, destacam-se, essencialmente, os pratos com frutos do mar. Afinal, a região é banhada pelo Atlântico. Além disso, outros preparos são comuns, entre doces e salgados:

  • Sururu (molusco) ao coco
  • Pituzada (lagostim com leite de coco)
  • Caldeirada de frutos do mar 
  • Umbuzada sertaneja
  • Pudim de tapioca

Dentre as festividades regionais, as celebrações religiosas integram o calendário cultural de Alagoas. Reunimos algumas para você conhecer e programar sua próxima viagem:

  • Festa de São Sebastião - Barra de Santo Antônio (janeiro)
  • Festa de São Pedro - Jacaré dos Homens (junho)
  • Festa do Padroeiro Santo Antônio - Maragogi (junho)
  • Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres - Maceió (agosto)
  • Festa de Nossa Senhora dos Remédios - Coqueiro Seco (outubro)
Conheça o estado de Alagoas: história, cultura e mais | Sururu ao Coco é típico da culinária Alagoana | Conexão123

A culinária de Alagoas é inspirada, principalmente, nos frutos do mar

Economia do estado de Alagoas

A economia de Alagoas está baseada na agricultura, tendo como principal produto a cana-de-açúcar, além dos cultivos de abacaxi, mandioca, feijão e coco. Já o ramo industrial é desenvolvido por usinas açucareiras, fábricas de beneficiamento de algodão, sisal e tecidos.

Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) alagoano teve crescimento de 7,7%, em comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo governo estadual.

Já no setor de serviços, o turismo destaca-se como um importante vetor de receitas para o estado. O destino conta com inúmeras ofertas de hospedagens, passeios e alimentação, e atrai milhares de visitantes todos os meses do ano. 

O turismo em Alagoas pode oferecer uma experiência repleta de paisagens naturais, de momentos de relaxamento à beira-mar, de dias quentes no sertão e de aprendizados nos pontos históricos das cidades.

Que tal conferir de perto os encantos da região? Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros.

RESERVAR

RESPOSTAS123

De setembro a março é a melhor época para viajar para Alagoas, porque o turista pode encontrar tempo mais firme e com muito sol.

Quanto mais tempo você tiver para ficar em Alagoas, melhor. Afinal, o estado oferece muitas oportunidades de turismo. Mas entre sete e dez dias pode ser um bom período.

  • Sururu (molusco) ao coco
  • Pituzada (lagostim com leite de coco)
  • Caldeirada de frutos do mar 
  • Umbuzada sertaneja
  • Pudim de tapioca