Lugares para conhecer

Destinos aquáticos mais queridos do Brasil

28 de março de 2023

O verão acabou, mas ainda dá tempo de se refrescar e viajar pelos diversos atrativos naturais do Brasil. Dono da maior reserva hidrológica do mundo, o nosso país possui exuberantes lagos e lagoas reconhecidos nacional e internacionalmente. Os diversos destinos aquáticos brasileiros contam com atrativos naturais que encantam turistas com inúmeras atividades de ecoturismo, aventura e lazer. 

Quer saber mais? Continue com o Conexão123!

Viaje com o Conexão123

Lagos e lagoas do Brasil são atrativos imperdíveis

O Brasil é a maior reserva hidrológica do mundo! Há, pelo menos em tese, 34 milhões de litros de água para cada brasileiro, e a maior parte disso está concentrada na Amazônia.

A Agência de Notícias do Turismo, do Ministério do Turismo, apresentou, no mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, alguns lagos e lagoas do país que são atrativos imperdíveis para qualquer tipo de viajante. Entre as dicas de destinos aquáticos em destaque, estão o Lago Paranoá, em Brasília, a Lagoa Central, em Minas Gerais, e a famosa Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Confira!

Dicas de destinos aquáticos de norte a sul do Brasil

Um dos principais cartões-postais de Brasília (DF), que fica no coração do Brasil, é um exuberante refúgio aquático: o Lago Paranoá. As águas que cortam a Capital Federal se tornaram ponto de passeios turísticos e atividades esportivas para moradores e visitantes. Nas orlas próximas aos clubes, é possível praticar stand up paddle, natação, caiaque e até windsurf. E isso sem falar nos passeios de barco que contam a história da formação do lago, além de um dos atrativos mais democráticos do mundo: assistir ao pôr do sol em sua orla. Um show de beleza!

Destinos aquáticos mais queridos do Brasil | Lago Paranoá | Conexão123

Um dos principais cartões-postais de Brasília (DF) é o Lago Paranoá

Não muito distante de Brasília, o Lago Corumbá, em Caldas Novas (GO), vem se tornando um dos locais mais interessantes do estado. Em seus 62 km² de águas represadas, o turista pode desfrutar de passeios ecológicos de lancha, barco, jet-ski, além dos esportes náuticos que animam os visitantes. Também é possível realizar a pesca esportiva, atividade que incrementa o turismo no local.

Outro destino aquático que entra na nossa lista é Florianópolis (SC). A capital catarinense tem na Lagoa da Conceição um cardápio variado de atividades, que vão do kite surf ao jet-ski, passando pelo windsurf, stand up paddle, vela e caiaque. O local é um verdadeiro espetáculo esportivo em cerca de 15 km² de espelho d’água. Sem falar na vista dos decks, de onde dá para admirar tanto o nascer quanto o pôr do sol diariamente. Um paraíso natural que atrai os olhares dos turistas que visitam a região.

Não dá para falar de lagos e lagoas sem citar a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ). O atrativo é um dos marcos do estado fluminense, além de ser um polo de lazer e turismo. Com 2,4 milhões de metros quadrados, a atração foi tombada pelo patrimônio histórico municipal e é palco de competições náuticas. De lá, os turistas ainda podem admirar o espetáculo do entardecer da perspectiva da lagoa, enquanto fazem um passeio de pedalinho com vista para o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea. É imperdível!

Na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), mais precisamente no município de Lagoa Santa, os turistas podem encontrar na Lagoa Central um espaço para lazer e entretenimento de moradores e visitantes. Além da beleza natural, o local conta com boas opções gastronômicas, atividades ao ar livre, como passeios ciclísticos, caminhadas e prática de esportes a remo, e feiras de artesanato e produtos orgânicos.

Destinos aquáticos mais queridos do Brasil | Lagoa Santa | Conexão123

Um dos mais belos destinos aquáticos do Brasil fica em Lagoa Santa (MG)

O Norte do país guarda um tesouro natural que se destaca em Roraima: O Lago do Caracaranã. Localizado no município de Normandia (RR), esse destino aquático é um dos principais pontos turísticos do estado, com praias, areia fina e águas transparentes com temperatura agradável em todas as horas do dia. Por lá ainda é possível observar animais como garças, andorinhas e tamanduás O lago já foi, inclusive, cenário de filmes e inspiração para a composição de canções. Para quem curte um ambiente tranquilo e sossegado e em contato direto com a natureza, a lagoa é o local ideal.

O que é turismo náutico?

A atividade é caracterizada pelo contato com a água – salgada ou doce – e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou demais atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferentemente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas também oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento para o turismo náutico no mundo.

Curtiu as dicas com os destinos aquáticos mais incríveis do Brasil que o Conexão123 separou com base nas informações da Agência de Notícias do Turismo? Partiu viajar? 

Na hora de planejar suas próximas férias, lembre-se de que a 123milhas tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros. Boa viagem!