Lugares para conhecer

Conheça os principais festivais de rock pelo mundo

12 de julho de 2023

Os apaixonados pelo gênero sabem: muito além de um estilo musical, o Rock n’ Roll é também um estilo de vida. Por isso, um dia é pouco para celebrar toda a cultura que permeia essa vertente da música. 

Aproveite o 13 de julho, Dia Mundial do Rock, para conhecer os principais festivais de rock pelo mundo e descobrir como ir até eles, para curtir muito Rock n’ Roll ao longo de todo o ano. Afinal, como diz a canção do grupo Twisted Sister: “I Wanna Rock”. 

Separe a jaqueta de couro e a camisa da sua banda preferida e veja mais no Conexão123.

Conheça com o Conexão123

O Dia Mundial do Rock nasceu de um festival

O 13 de julho foi escolhido como Dia Mundial do Rock em homenagem ao festival Live Aid. Sim, aquele mesmo retratado no filme Bohemian Rhapsody (EUA, 2018). Neste eventol, grandes bandas e artistas do cenário do rock se uniram na campanha para arrecadar fundos no combate à fome na África. Quem viu o filme (ou esteve no festival – Uau!) lembra que a banda Queen foi uma das mais aplaudidas, trazendo os clássicos “Radio Ga Ga” e “We Will Rock You”.

Os festivais fazem parte da história do rock. Um dos mais famosos e influentes foi o Festival de Woodstock, realizado em agosto de 1969, numa fazenda em Bethel, próxima de Nova York

Woodstock foi um marco cultural que definiu uma geração, atraindo mais de 400 mil pessoas e apresentando performances lendárias de artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Santana e muitos outros. O festival se tornou um símbolo do movimento hippie e da contracultura da época, representando a união e a expressão de liberdade através da música.

Por isso, em homenagem aos fãs da cultura roqueira, o Conexão123 traz uma lista dos principais destinos para curtir festivais de rock pelo mundo.  

Veja como ir aos principais festivais de rock pelo mundo | Público no Festival | Conexão123

O Dia Mundial do Rock é homenagem a um festival de 1985

Festival de Glastonbury (Inglaterra)

O primeiro destino que merece destaque é o Reino Unido, berço de bandas tão importantes para a história como Beatles, Rolling Stones, Led Zeppelin e Black Sabbath. 

Na Inglaterra acontece o Glastonbury Festival, um dos festivais de música mais antigos e renomados do mundo. Ele teve início em 1970 e é realizado anualmente na cidade de Glastonbury, localizada no condado de Somerset, no sudoeste do país. O festival ocorre geralmente no último fim de semana de junho, estendendo-se por cinco dias de pura celebração musical.

Embora não seja exclusivamente dedicado ao rock, o Glastonbury abraça o gênero com entusiasmo. Ele reúne artistas de diversos estilos musicais, mas sempre reserva espaço para grandes nomes do rock. O festival é famoso por seu espírito alternativo e atmosfera mística, com uma mistura de bandas consagradas e artistas emergentes. Entre as bandas de rock que já brilharam no palco de Glastonbury estão Rolling Stones, Arctic Monkeys, Radiohead e Muse.

O Glastonbury Festival também é reconhecido pelo seu compromisso com questões sociais e ambientais. O evento busca reduzir seu impacto no meio ambiente, incentivando a reciclagem, o uso de energia renovável e promovendo uma mentalidade sustentável entre os participantes. Além disso, o festival apoia diversas causas sociais e organizações de caridade, contribuindo para a conscientização e ações positivas.

Glastonbury, a cidade que dá nome ao festival, também é um destino turístico conhecido por suas raízes históricas e míticas. Ela é famosa pela Tor Glastonbury, uma colina com uma torre que oferece uma vista panorâmica da região. A cidade também é associada a lendas arturianas – uma delas diz que lá ficava mítica cidade de Avalon – e possui uma rica atmosfera espiritual, atraindo visitantes interessados  no esoterismo e misticismo.  

Para chegar na cidade Glastonbury você pode partir de Londres: a viagem de carro dura, aproximadamente, 2h30. Veja, na 123milhas, as opções de passagens aéreas para Londres.

Coachella Valley Music and Arts Festival (EUA)

A próxima parada é a terra onde o rock teve seus pioneiros, como Elvis Presley e Jerry Lee Lewis: os EUA. O país é o epicentro da produção musical do mundo, e lá acontecem diversos festivais, reunindo artistas de diferentes estilos roqueiros. Entre os principais está o Coachella.  

O Coachella Valley Music and Arts Festival é realizado em Indio, no Vale de Coachella, em Los Angeles. Apesar de ser um evento que abrange diversos gêneros musicais, o rock tem uma presença marcante em sua programação. 

O Coachella acontece em dois fins de semana consecutivos em abril, apresentando grupos e artistas renomados de todo o mundo. Algumas das bandas de rock que já subiram ao palco do Coachella são Red Hot Chili Peppers, Radiohead, Arcade Fire e Queens of the Stone Age.

O festival teve sua primeira edição em 1999 e desde então se tornou um dos eventos mais influentes e prestigiados do cenário musical. Uma das características marcantes do Coachella é o seu cenário impressionante. O festival é realizado no Empire Polo Club, um local espaçoso, que abriga múltiplos palcos, tendas, áreas de convivência e instalações artísticas.  

Os destinos turísticos próximos ao Coachella são a cidade de Palm Springs, localizada a cerca de 30 minutos de carro de Indio. Palm Springs é conhecida por suas paisagens deslumbrantes, campos de golfe, spas de luxo e uma rica cultura arquitetônica modernista. A cidade oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde resorts sofisticados até hotéis-boutique.  

Para chegar até o local do festival Coachella, você pode voar até Los Angeles e de lá ir de carro ou ônibus, numa viagem que dura, em média, 2h. Na 123milhas você encontra passagens aéreas para Los Angeles

Lollapalooza (EUA)

Lollapalooza é um renomado festival de música e artes que teve sua primeira edição em 1991. Embora tenha começado como um evento itinerante, atualmente é realizado em várias cidades ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos. No país, o Lollapalooza acontece na cidade de Chicago, Illinois, mais precisamente no Grant Park, um dos principais espaços públicos da cidade.

O festival geralmente ocorre durante um fim de semana, no fim de julho ou início de agosto. O Lollapalooza é conhecido por sua ampla gama de estilos musicais, que abrange desde o rock e o indie até o hip-hop, música eletrônica e pop. Em 2023, figuram no line-up Billie Eilish, Kendrick Lamar e Red Hot Chili Peppers.

Com vários palcos, as apresentações ocorrem simultaneamente, permitindo aos participantes escolherem entre uma ampla seleção de artistas e gêneros musicais. Além disso, o Lollapalooza se destaca pela ênfase na sustentabilidade, promovendo práticas ecológicas e incentivando os participantes a se envolverem em atividades de conscientização ambiental.

Além do festival, Chicago oferece várias opções turísticas. Como uma das maiores cidades dos Estados Unidos, ela abriga uma rica cena cultural, museus, com destaque para o Museu de História Natural, e restaurantes. Os visitantes podem conhecer a famosa Magnificent Mile, uma avenida repleta de lojas e boutiques de luxo, ou visitar o Navy Pier, um píer que oferece entretenimento, restaurantes e vistas panorâmicas do Lago Michigan.  

Com a 123milhas você pode pesquisar voos até Chicago para ver, ao vivo, o festival Lollapalooza.

Wacken Open Air (Alemanha)

De volta à Europa, os fãs do metal tem um festival para chamar de seu. O Wacken Open Air (W:O:A) é um lendário festival de música que começou em 1990 e é realizado anualmente na cidade de Wacken, na região de Schleswig-Holstein, Alemanha. O festival geralmente ocorre no início de agosto, durante três dias repletos de música pesada.

Veja como ir aos principais festivais de rock pelo mundo | Palco | Conexão123

Nos festivais, como o Wacken, bandas de vários gêneros se apresentam

O Wacken Open Air é considerado o maior festival de metal do mundo, com ênfase no heavy metal. Além de bandas lendárias, como Iron Maiden, Metallica e Judas Priest, o Wacken também dá espaço para outros subgêneros do metal, desde o heavy metal clássico até o thrash, death e black metal. Atualmente, a estrutura tem oito palcos, com mais de 200 atrações. 

O Wacken Open Air é conhecido como o maior festival de metal do mundo e atrai fãs de todos os cantos do globo. O evento apresenta uma programação impressionante de bandas de diversos subgêneros do rock e do metal, e muito mais. Alguns dos grupos de renome que já se apresentaram no Wacken são: Iron Maiden, Metallica, Judas Priest, Slayer, Megadeth e Nightwish.

Em 2023, se apresentam no festival Iron Maiden, Megadeth, Lord of the Lost, Trivium, Kataklysm, Takida, Delain, Sólfistar, Depressive Age, GHØSTKID, Get The Shot, Imminence, Konvent e Nestor. Além dos palcos musicais, o Wacken também possui uma série de eventos paralelos, como palestras, exibições de filmes, workshops de instrumentos musicais e até mesmo uma competição de air guitar.

Fora da época do festival, a cidade de Wacken é tranquila e pitoresca. Você pode aproveitar para conhecer outros pontos turísticos próximos, como as cidades de Hamburgo e Lübeck. Hamburgo, por exemplo, é moderna, com atrações como o Porto de Hamburgo, a Igreja de São Miguel e o bairro histórico de Speicherstadt. Lübeck, por sua vez, é uma cidade medieval encantadora, famosa por seu centro histórico e pela igreja de tijolos de Santa Maria.

O aeroporto mais próximo de Wacken é o de Hamburgo. Na 123milhas você encontra passagens aéreas para Hamburgo. A cidade de Wacken está a aproximadamente 70 km de distância.

Rock Werchter (Bélgica)

Na Bélgica, o Rock Werchter é um dos maiores festivais de rock e música alternativa da Europa. O evento ocorre anualmente no fim de junho ou início de julho e reúne milhares de pessoas em Werchter, uma pequena cidade situada a cerca de 40 km de Bruxelas. 

Com uma história que remonta a 1974, o Rock Werchter apresenta uma programação impressionante de artistas do país bem como atrações internacionais. O festival abrange uma ampla variedade de estilos musicais, desde o rock clássico até o indie e o eletrônico. Entre as bandas que já se apresentaram no Rock Werchter estão Pearl Jam, Radiohead, Metallica e Arctic Monkeys.

Próximo a Werchter está Bruxelas, a capital da Bélgica. Bruxelas é uma cidade famosa pela arquitetura histórica, museus, galerias de arte, gastronomia, chocolates e cervejas belgas renomadas. Os visitantes podem conhecer pontos turísticos como  a Grand Place, a Catedral de São Miguel e o Atomium, um marco artístico da cidade. Aproveite também para comprar chocolates na loja da Godiva

Para chegar até Werchter você pode ver passagens aéreas até o aeroporto mais Bruxelas, com a 123milhas.

Fuji Rock Festival (Japão)

No Japão, o Fuji Rock Festival é uma referência para os amantes do Rock n’ Roll e ocorre anualmente no último fim de semana de julho. O festival tem lugar na cidade de Naeba, no distrito de Niigata. 

O Fuji Rock atrai um público diversificado e apresenta uma ampla gama de estilos musicais, incluindo rock e indie. Bandas como Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, The Cure, The Strokes e Arctic Monkeys já marcaram presença no palco deste festival. O Fuji Rock Festival geralmente se estende por três dias.  

Existem destinos turísticos interessantes próximos ao Fuji Rock Festival. Um deles é a cidade de Yuzawa, localizada nas proximidades de Naeba. Yuzawa é conhecida por suas estâncias de esqui e fontes termais (onsens). Você pode aproveitar para conhecer as montanhas durante o verão, fazer caminhadas, apreciar a natureza e relaxar nas águas quentes japonesas.

Para chegar até o local do festival de rock você pode adquirir passagens aéreas para Tóquio, a capital do Japão. A partir de Tóquio, você pode pegar um trem-bala (shinkansen) ou um trem expresso para a estação de Echigo-Yuzawa, que fica próxima a Naeba. De lá, há ônibus disponíveis para levar os participantes até o local do festival.

Veja como ir aos principais festivais de rock pelo mundo | Fuji Rock Festival | Conexão123

Além de curtir a música, ir a festivais de rock é participar da cultura roqueira

O rock é uma paixão que se espalhou pelo mundo. Se você é apaixonado pela filosofia e pelo ritmo, não deixe de aproveitar o Dia Mundial do Rock para pesquisar passagens aéreas e hotéis para conhecer os principais festivais de rock do mundo com a 123milhas.

RESPOSTAS123

O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho.

O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho em referência ao festival Live Aid, que ficou famoso por juntar bandas e artistas do rock numa campanha que arrecadava fundos para combater a fome na África.

Entre os festivais de rock mais famosos do mundo estão o Lollapalooza e Coachella (EUA), Glastonbury (Inglaterra) e Rock Werchter (Bélgica).