Dicas para o viajante

Dicas de viagem para ficar atento

Está precisando de ajuda para entender como funcionam as principais dinâmicas para viajar e se hospedar? Neste texto, abordamos dicas de viagem para ficar atento. Elas incluem documentos e prazos que precisam ser conferidos antes de você colocar os pés na estrada. E mais: todas as informações para garantir uma estadia segura e sem surpresas.

Afinal de contas, mais do que vontade de conhecer destinos incríveis, viajar e reservar um hotel envolve saber fazer um planejamento e organizar uma viagem. Antes mesmo da compra da passagem, há muito que fazer.

Além disso, existem alguns códigos e exigências durante a viagem e hospedagem que são importantes de conhecer para evitar imprevistos. Bora descobrir dicas de planejamento, checagem de itens obrigatórios e no que prestar atenção na hospedagem? Vem!

Defina o orçamento, o período de duração da viagem e escolha o roteiro ideal para curtir muito.

 

Como planejar uma viagem

Para começar a planejar uma viagem da maneira correta, primeiramente é importante criar uma lista com os destinos que você deseja conhecer. Desse modo, os lugares que estão entre as suas prioridades serão elencados e poderão se tornar objetivos de curto, médio e longo prazos.

O caminho seguinte para conseguir uma viagem bem organizada é pesquisar o que fazer e onde comer e se hospedar no destino de interesse. Leia dicas de viagem, relatos, avaliações e descubra aquilo que é tradicional e o que é um diferencial na hora de visitar o lugar.

Colher informações sobre os destinos preferidos é uma ótima forma de planejar uma viagem.

A época e o período de duração também são duas definições importantes no planejamento de uma viagem. Fique atento ao clima e no que ele interfere, para que você aproveite os principais atrativos turísticos do local.

Ainda, saiba que viajar durante feriados ou datas comemorativas na cidade de destino costuma ser a razão de pagar um pouco mais caro. Nesse sentido, faça um levantamento dos custos da viagem e, se possível, priorize viajar em momentos de “baixa temporada”.

Caso não aconteça, o que pode te ajudar a economizar é comprar pacotes ou passagens aéreas em condições promocionais e também reservar a hospedagem com antecedência. As tarifas ficam muito mais baratas para voos e hotéis que ainda não estão lotados.

Outro ponto para ficar alerta em relação aos gastos na viagem é ter em mente qual o transporte será utilizado. Se você precisar se deslocar entre pontos distantes no destino, calcule o impacto financeiro disso no seu orçamento.

Uma dica para economizar na viagem também é escolher lugares em que o real vale mais do que a moeda local.

Depois disso, aí sim, monte um roteiro com atividades para todos os dias enquanto durar a viagem. Nesse ponto, fique esperto e avise algumas pessoas (uma ou duas pessoas) do que você pretende fazer e quando deverá estar de volta.

Atualmente, algo que ajuda muito a pensar em um bom itinerário é usar aplicativos de viagens. Eles podem ajudar você desde a organizar as malas, até dicas de como se locomover nos destinos e controlar as finanças. Confira aqui 8 sugestões de apps de viagem essenciais para baixar e aproveitar.

Um deles, é até mesmo o de um programa de tradução de idiomas. De fato, para viagens internacionais, é muito importante estudar um pouco a língua oficial do país de destino. Além de contribuir para a sua maior segurança, o esforço colabora para a receptividade e a conexão cultural com o lugar visitado. Fica a dica!

Falar o mínimo do idioma local é uma maneira de respeitar a cultura e se resguardar de inconvenientes durante a viagem.

Mais uma recomendação pra você se precaver é salvar endereços de atrações e restaurantes em um mapa offline. Assim você não corre o risco de ficar dependente da internet o tempo todo. Saiba agora o que mais você precisa estar atento para viajar!

 

Itens para conferir antes da viagem

Dentre a documentação obrigatória principal para viajar, está uma cédula ou um cartão de identificação com foto. Para destinos internacionais, ainda pode ser exigido o passaporte, o visto e o visto de trânsito. Confira muito bem se esses documentos estão com você antes de sair de casa. Na maior parte dos casos, eles não poderão ser apresentados como cópias ou em formato digital.

Hoje em dia, um ponto na dinâmica de viagem também diz respeito aos documentos relacionados à vacinação. Logo, verifique quais os protocolos sanitários e de prevenção a doenças são adotados no lugar para onde você está indo. Se tiver dúvidas em relação à atual cobrança do passaporte de vacinação para a Covid-19, cheque as informações atualizadas em canais de comunicação oficiais do destino.

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 está sendo exigido em vários destinos nacionais e no exterior.

Para se precaver ainda mais, adquira um seguro-viagem. Ele é responsável por toda a cobertura de atendimento médico em situação de doença ou acidentes. Países estrangeiros costumam impor a necessidade dessa assistência com valores determinados. Consulte!

O seguro-viagem é fundamental para quem vai viajar ao exterior.

O seguro-viagem é fundamental para quem vai viajar ao exterior.

Um item que você também vai precisar conferir previamente é a sua bagagem. Defina o tamanho e o tipo da mala que vai levar. Antes de chegar ao aeroporto, esteja preparado para retirar as etiquetas e, se necessário, custear os valores por quilo excedente. Cada companhia aérea tem o seu valor estipulado.

E mais uma dica: o que você não pode esquecer de jeito nenhum é de realizar o check-in da passagem aérea dentro do prazo permitido. Existem algumas formas e limite de tempo para fazer a confirmação da sua presença no avião. Descubra aqui quais são elas.

Outra área que exige atenção quanto aos horários de entrada e saída tem relação com a hospedagem. Construa o seu roteiro levando em consideração a pontualidade para o check-in e o check-out do hotel. Agora, continue a leitura para mais informações sobre estadia.

 

Regras gerais para hospedagens

Conforme apontado nas sugestões de como planejar a sua viagem, avaliar a reputação do hotel ou pousada é imprescindível para não ter surpresas desagradáveis quando for viajar. Outro passo primordial, nos dias de hoje, é verificar se os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19 estão sendo cumpridos.

O ideal também é conferir quais itens estão inclusos e o que é cobrado à parte na hospedagem. Lembre-se de que produtos como bebidas, chocolates e salgadinhos disponíveis no quarto de hotel terão de ser quitados ao fim da estadia. Uma dica para não ser surpreendido, nesse caso, é procurar saber os valores antes de começar a consumir

As hospedagens oferecem serviços personalizáveis. Escolha uma que combine com o seu roteiro de viagem.

Também anote os horários de funcionamento dos serviços como limpeza, café da manhã e almoço. Caso o hotel ou a pousada disponha de bar e/ou restaurante interno, fique ligado até em que horário é possível realizar pedidos. Alguns espaços também determinam o período em que o hóspede pode usufruir de piscinas, saunas, salão de jogos, etc. Não deixe isso passar despercebido!

E, para não desrespeitar nenhuma regra, procure saber previamente quais as medidas adotadas na hospedagem onde você vai ficar. Principalmente as normas relacionadas ao silêncio e aos espaços compartilhados. Cumprindo tudo isso, temos certeza de que você não terá problemas na sua viagem.

Escolha agora o destino dos seus sonhos e partiu! Para mais informações sobre protocolos e dicas de viagem, acompanhe as nossas publicações tagueadas como  #suaviagem no Blog Conexão 123.