Lugares para conhecer

O que fazer na Cidade do México: passeios e pontos turísticos

7 de março de 2023

Bem-vindo ao coração da América Latina! A Cidade do México é intensa, com construções modernas que se intercalam a ruínas astecas, avenidas largas e um sistema de transporte coletivo funcional.

Aos viajantes que vão para esse destino único, o Conexão123 preparou dicas de passeios e pontos turísticos na capital mexicana. Bora descobrir o que fazer na Cidade do México?

Conheça com o Conexão123

Cidade do México 

A história da Cidade do México confunde-se com a história de Tenochtitlán, a antiga capital do Império Asteca. Os astecas constituíram uma das principais civilizações pré-colombianas na América. A grande cidade desse povo foi fundada em 1325, na região central do México, e era governada por Tenoch. 

De acordo com a lenda asteca, uma profecia do deus da guerra Huitzilopochtli dizia que o local certo para fundarem sua capital seria onde eles avistassem uma águia com uma serpente em seu bico, pousada sobre um cacto. O sinal teria sido visto em uma ilha, no meio do Lago Texcoco. Para habitarem a região, eles precisaram construir diques para controlar o nível da água. Ergueram também canais e ilhas artificiais para conectar as partes da cidade, e assim nasceu Tenochtitlán.

A capital cresceu rapidamente, tanto em tamanho quanto em importância, e se tornou uma das maiores cidades do mundo na época, com uma população de cerca de 200 mil habitantes em seu auge. Foi dividida em quatro distritos (bairros) e cada um tinha seu próprio mercado, palácio e templo principal dedicado a um dos deuses astecas.

A cidade de Tenochtitlán foi conquistada pelos espanhóis liderados por Hernán Cortez em 1521, após um cerco brutal e violento. Muitos edifícios e estruturas da cidade foram completamente destruídos pelos espanhóis, mas algumas estruturas e artefatos ainda existem e são preservados como memórias da rica cultura e história do povo asteca.

A atual Cidade do México foi erguida sobre os escombros de Tenochtitlán, e apesar de mesclar o velho e o novo, o resultado foi harmonioso. Atualmente, pelas ruas do coração da América Latina é possível ver detalhes de sua história, como vestígios de construções astecas.

O que fazer na Cidade do México: passeios e pontos turísticos | Ruínas astecas da Cidade do México | Conexão123

Tenochtitlán, antiga capital do Império Asteca, deu origem à atual Cidade do México

Agora que você já sabe um pouco sobre o lugar, que tal descobrir o que fazer na Cidade do México, dentre os principais pontos turísticos e passeios? Vamos lá! 

O que fazer na Cidade do México: pontos turísticos 

A maioria dos passeios na Cidade do México são culturais. Tudo ao redor da capital respira história e tradição, contrastando um passado asteca com as marcas do domínio espanhol e a modernidade do século XXI. Veja também onde se hospedar na região!

Vamos conhecer os melhores pontos turísticos na Cidade do México

Praça Zócalo (Monumento da Bandeira)

Ponto de encontro de grandes eventos e manifestações, a Plaza de La Constitución foi o local onde, reza a lenda, os astecas avistaram o sinal da águia com a cobra na boca de sua profecia. 

É como se fosse o marco zero da cidade, pois normalmente é a partir dali que os turistas se orientam para montar seu roteiro pelo município. 

Considerada a quarta maior praça do mundo, o Zócalo abriga a sede do governo mexicano (Palácio Nacional), a Catedral Metropolitana da Cidade do México, edifícios comerciais e restaurantes.

A área é completamente policiada e repleta de câmeras, então caminhe tranquilamente, faça muitas fotos e passeie em qualquer horário (sim, mesmo após anoitecer).

Endereço: Plaza de la Constitución S/N, centro histórico, Cidade do México

Templo Mayor

Conhecido por ter sido o que sobrou de um dos templo mais importantes dos astecas, o Templo Mayor abrigava uma enorme pirâmide com dois santuários em seu topo, uma para Huitzilopochtli, o deus da guerra, e outro para Tlaloc, o deus da chuva e da agricultura.

Atualmente o local abriga as ruínas desta construção, localizada no centro histórico da Cidade do México. O sítio é considerado um dos principais tesouros arqueológicos do país.

O que fazer na Cidade do México: Pontos turísticos - Templo Mayor | As ruínas no Templo Mayor - Cidade do México, México | Conexão123

A visita ao Museu del Templo Mayor se inicia com um passeio pelas ruínas da civilização asteca

No local, funciona um museu, que exibe artefatos e objetos dos astecas, descobertos nas escavações, incluindo esculturas, cerâmicas, ferramentas e ornamentos. Quem visitar o Templo Mayor terá a oportunidade de assistir a apresentações de danças e rituais inspirados nas tradições desta antiga civilização, que são realizados no local para fins educacionais e culturais. 

Por conta da sua importância histórica, o Museu do Templo Mayor foi tombado pela UNESCO em 1987 como patrimônio da humanidade.

Endereço: Seminario, 8, centro histórico, Cidade do México

Entrada: terça a sábado – entrada normal a partir de M$ 90 

Domingo: sem taxa.

Menores de 13 anos, alunos, professores, pensionistas: gratuito.

Funcionamento: aberto de terça a domingo, das 9h às 17h.

Museu Frida Kahlo

Museu em homenagem à famosa artista que nasceu e viveu na Cidade do México até o dia de sua morte. Fica localizado no bairro de Coyoacán, uma área nobre na zona sul da cidade. Aliás, o bairro é um dos mais boêmios da capital mexicana, com ótimas opções de bares e restaurantes. 

Dentro da casa é possível ver onde Frida Kahlo pintava, suas tintas e cavaletes intactos. O quarto ainda tem as frases escritas pela própria artista nas paredes. A cozinha é um dos locais mais bonitos, com cores vibrantes como as suas obras. Também tem alguns quadros inacabados e outros menos conhecidos exibidos no museu.

O que fazer na Cidade do México: Pontos turísticos - Museu Frida Kahlo | Interior do Museu Frida Kahlo | Conexão123

O Museu Frida Kahlo preserva os objetos pessoais da artista, que mantém vivo o universo privado da pintora e artesã

Endereço: Londres, 247, Del Carmen, Coyoacán, 04100, Cidade do México

Entrada: Estrangeiros: a partir de M$ 250

Nacionais: a partir de M$ 110

Alunos e professores: a partir de M$ 50

Crianças e idosos: a partir de M$ 25

Funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h.

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe

O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é o segundo templo católico mais visitado do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, em Roma. É a igreja mais importante do México, dedicada à Virgem de Guadalupe. 

De acordo com a crença católica, a Nossa Senhora de Guadalupe, uma representação da Virgem Maria, teria aparecido a Juan Diego (o primeiro santo indígena asteca da Igreja Católica) no século XVI. Na ocasião, ela pediu para que ele se apresentasse ao bispo do México para erguer ali uma igreja em honra a ela. 

Durante o caminho, Juan Diego pegou flores e as carregou em seu manto. Ao encontrar o bispo, seu manto se desenrolou e nele estava pintada a imagem da Virgem de Guadalupe. Hoje, este manto está na Basílica e muitos fiéis vão até lá para pedir milagres.

O complexo do santuário é composto por várias igrejas e capelas, além de áreas amplas para acolher os milhares de fiéis. Possui também vários monumentos, jardins, um museu e ainda oferece uma bela vista da Cidade do México.

A Virgem de Guadalupe foi declarada padroeira da América Latina em 1910 e a sua Basílica é um dos primeiros santuários marianos do continente.

Endereço: Plaza de las Américas, 1, Villa de Guadalupe, Villa Gustavo A. Madero, 07050, Cidade do México.

Entrada: Gratuita

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h30.

O que fazer na Cidade do México: passeios 

Procurando os melhores passeios na Cidade do México? Vamos lá!

O Coração da América Latina é uma das maiores e mais vibrantes cidades do mundo, cheia de história, cultura e gastronomia incríveis.

Passeio em Teotihuacán

A cerca de 40 km da Cidade do México está Teotihuacán, um sítio arqueológico com 2,4 km de extensão, uma área importante por manter viva a história da civilização antecessora dos maias e dos astecas, os olmecas.

Além de ser considerado Patrimônio da Humanidade protegido pela Unesco, desde 1987, é um dos pontos mais visitados no México.

As atrações mais populares de Teotihuacán são as pirâmides: a mais famosa é a Pirâmide do Sol, que está no centro da Calzada de los Muertos. Com 65 metros de altura e 238 degraus íngremes, é a maior e mais importante estrutura do sítio arqueológico. A Pirâmide da Lua é a segunda mais relevante, com 42 metros de altura e uma praça frontal cercada de 13 fundações, chamada de Plaza de la Luna.

O que fazer na Cidade do México: Passeios - Passeio de balão sobre de Teotihuacán | Passeio de balão sobre as as pirâmides de Teotihuacán na Cidade do México | Conexão123

Já imaginou admirar a Cidade do México do alto? Isso é possível por meio do passeio de balão sobre as as pirâmides de Teotihuacán

A Pirâmide de Serpente Emplumada — também chamada de Templo de Quetzalcoatl — é a terceira em tamanho e relevância, e sua decoração, peculiar, é composta de cobras, conchas e caracóis.

O local também abriga o Museu do Sítio da Cultura de Teotihuacán, um espaço moderno mesclado com as construções históricas que o cercam. Lá você encontra algumas peças trabalhadas em obsidiana, cerâmica, concha e osso, feitas pelos antigos habitantes da cidade, e o objetivo do museu é conservar e proteger os artefatos encontrados na zona arqueológica.

Agora, que tal apreciar todas essas edificações de um ângulo inusitado? Existem empresas que oferecem passeios de balão para sobrevoar Teotihuacan, proporcionando vistas impressionantes da antiga cidade olmeca. Os tours podem incluir também café-da-manhã, certificado de voo e um brinde após o pouso! Esses passeios custam a partir de M$ 2547,58 por pessoa, e a entrada no parque arqueológico não está inclusa. Veja a seguir mais informações de acesso ao sítio.

Funcionamento: Zona Arqueológica – das 8h às 17h. A venda do último ingresso às 16h30, e a saída começa às 17h15

Museu da área e exposições temporárias – das 9h às 16h30 

Ingresso: M$ 85 por pessoa

Endereço: 55800 San Juan Teotihuacán, México.

Excursão aos vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl

O Popocatépetl é um dos vulcões mais ativos do México, ao lado de seu vizinho, o vulcão Iztaccíhuatl. Os dois são conectados pela montanha Paso de Cortes. Diz a lenda que eram um casal nativo apaixonado.

E se você é um amante de adrenalina que quer experimentar algo radical, esse é o passeio ideal! A aventura começa no Parque Nacional Iztaccíhuatl-Popocatépetl, que oferece um leque de opções de trilhas, desde as que são para iniciantes até as mais avançadas. E após percorrer o caminho e chegar ao topo, você pode admirar os vulcões a 4.300 metros acima do mar.

As trilhas mais conhecidas são:

  • Trilha La Joya: é uma trilha fácil, ideal para iniciantes e para quem não tem muita experiência em caminhadas em montanhas. Ela começa na entrada do parque e leva cerca de 30 a 40 minutos para chegar ao mirante, que oferece vistas panorâmicas dos dois vulcões. 
  • Trilha El Paso de Cortés: é uma trilha intermediária que atravessa o Paso de Cortés, a região montanhosa entre os dois vulcões. Começa na entrada do parque e leva cerca de 3 horas para percorrer os 7 km até o Refúgio Los Cien, onde é possível acampar e ter uma vista deslumbrante dos dois vulcões.
  • Trilha La Arista del Sol: é uma trilha avançada que segue a crista da montanha até o topo do Iztaccíhuatl, a uma altitude de 5.220 metros. É uma caminhada técnica que requer experiência em montanhismo e equipamentos adequados, como crampons e piolets. A trilha começa no Refúgio Los Cien e o percurso até o topo leva cerca de 8 a 10 horas, mas oferece vistas espetaculares do Popocatépetl e do Vale do México.

Você pode adquirir pacotes para visitar o local, em que também estão inclusos:

  • Transfer de ônibus.
  • Guia bilíngue de língua inglesa e espanhola com experiência em montanhas.
  • Ingresso do Parque Nacional Popocatépetl Iztaccíhuatl.

*O equipamento para trilha não está incluso.

Valor: M$ 1.250,36

Duração do passeio: cerca de 10 horas.

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h.

Endereço: Hamburgo 135, Colonia Juárez, Alcaldía.

Excursão de ônibus panorâmico hop-on hop-off 

Que tal explorar a capital mexicana de uma maneira divertida e confortável? Veja as principais atrações da Cidade do México nesta excursão de ônibus hop-on hop-off. 

Os ônibus de dois andares com teto aberto têm um itinerário cuidadosamente planejado, passando por 16 pontos turísticos no centro histórico. E todos transitam constantemente de manhã até a noite, oferecendo ao turista a flexibilidade de explorar a metrópole no ritmo que desejar, além de contar com audioguia a bordo.

Funcionamento: todos os dias, das 9h15 às 18h

Preço para um dia: Adulto – a partir de 13 anos M$ 295

Infantil – 4 a 12 anos M$ 190

Preço para dois dias: Adulto – a partir de 13 anos – M$ 420

Infantil – 4 a 12 anos – M$ 260

Ponto de encontro: Av. 5 de Mayo, 61, centro histórico, Cidade do México 

Frequência: um ônibus a cada 30 minutos

O que fazer na Cidade do México: Passeios - Excursão ônibus panorâmico hop-on hop-off | Ônibus Circuito Centro Histórico | Conexão123

Excursão ônibus panorâmico hop-on hop-off: Itinerário Circuito Centro Histórico é um passeio para quem deseja conhecer pontos famosos da cidade

Trajineras de Xochimilco

Também conhecido como Veneza do México, o canal Xochimilco é o último canal que sobrou da era dos astecas, e por isso é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. 

Localizado na Cidade do México, cerca de 28 km ao sul do centro histórico da cidade, a região é caracterizada por uma rede de canais artificiais, construídos pelos antigos povos da região para fins agrícolas e de transporte. Esses canais foram criados a partir de antigos corpos d’água, como lagos e pântanos, e foram utilizados pelos habitantes da região para irrigação, cultivo de plantas e transporte de mercadorias.

As trajineras (traineiras) são os pequenos barcos típicos do local bem coloridos, que levam até 15 pessoas pelo curso d’água. O barquinho não tem motor nem remo, é empurrado com um bastão redondo impulsionado pelo barqueiro que o apoia no fundo do canal. Aos finais de semana, há barcos de serviço que vendem comidas e bebidas típicas ao longo dos canais. Às vezes tem até festas de casamento a bordo das embarcações!

E além do passeio de barco pelo canal, também dá para visitar algumas ilhotas próximas. Essas formações artificiais são uma série de ilhotas flutuantes feitas de juncos entrelaçados, chamados chinampas, que são ancorados ao fundo do canal por meio de estacas de madeira. 

A mais visitada delas é a Isla de las Muñecas, uma ilha cheia de bonecas abandonadas e penduradas nas árvores pelo antigo dono do lugar, que acreditava que, assim, espantaria o espírito de uma menina que havia morrido afogada ali. Meio macabro, mas é uma atração que recebe cada vez mais turistas. Você iria?

Endereço: C. del Mercado, 133, San Jerónimo, Xochimilco, 16420, Cidade do México

Valor: M$ 600

Duração do passeio: há passeios disponíveis de 30 minutos, 40 minutos e 1 hora, com barcos de tamanho variados. Nos menores cabem 10 pessoas, e nos maiores, 25.

Funcionamento: de segunda a quinta, das 8h às 19h.

Sextas, das 8h às 20h.

Sábados e domingos, das 8h às 21h.

Six Flags México 

Um dos melhores parques da mundialmente famosa rede Six Flags está na Cidade do México! O parque de diversões é um passeio imperdível, sem dúvidas. Seu “line-up” respeitável conta com atrações assustadoras, shows, além de montanhas-russas vertiginosas, com destaque para as atrações temáticas do Super-Homem, Medusa e Mulher Maravilha!

O que fazer na Cidade do México: Passeios - Six Flags México | Montanha russa do Batman do parque Six Flags México | Conexão123

Um dos melhores parques da rede Six Flags é o da Cidade do México

O parque oferece quatro tipos de bilhetes:

Bilhete de um dia: direito a um dia de acesso ao Six Flags México e estacionamento não incluso, por M$ 749.

Passe Ouro: visitas ilimitadas ao Six Flags México até 31 de dezembro, com estacionamento gratuito, por M$ 799.

Platinum Pass: visitas ilimitadas a todos Six Flags e Hurricane Harbor Oaxtepec até 31 de dezembro, com estacionamento gratuito e 15% de desconto em comida e lembrancinhas selecionadas, por M$ 999.

Passe Diamante: visitas ilimitadas a todos Six Flags e Hurricane Harbor Oaxtepec até 31 de dezembro com estacionamento gratuito, 20% de desconto em comida e lembrancinhas selecionadas, dez Flash Pass de acesso único, por M$ 1.699.

Consulte o site oficial do Parque para saber horário de abertura e eventos exclusivos de temporadas.

Os melhores passeios na Cidade do México são muito diversos, basta escolher aquele que mais lhe agrada. Não se esqueça de ler nosso Guia Turístico na Cidade do México e conferir o roteiro ideal para a sua viagem. 

E aí, gostou das nossas sugestões sobre o que fazer na Cidade do México? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros com a 123milhas. Vamos?

RESPOSTAS123

  • Passeio de Balão para Teotihuacán;
  • Excursão aos vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl;
  • Six Flags México;
  • Caminhada pela Praça Zócalo;
  • Visita ao Templo Mayor;
  • Passeio de Trajineras de Xochimilco;
  • Visita ao Museu Frida Kahlo;
  • Ida à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

A faixa de preços varia muito da temporada em que se está viajando, mas a maioria das atrações privadas custam mais de R$ 100.

  • Passeio de Trajineras de Xochimilco;
  • Parque Six Flags México;
  • Visitar o Bosque Chapultepec na Cidade do México;
  • Planetário Luis Enrique Erro;
  • Passear pelo Zoológico de Chapultepec.

A Cidade do México em um todo é muito segura para o turismo. As principais áreas turísticas são completamente vigiadas, com grande quantidade de policiais e câmeras de segurança. Apenas fique atento em relação a pequenos furtos, especialmente em locais de grande movimento, como estações de metrô.