Lugares para conhecer

Carnaval de São Paulo: como aproveitar

25 de janeiro de 2023

Depois de dois anos sem Carnaval oficial na capital paulista, por conta da pandemia de Covid-19, a expectativa da prefeitura para 2023 é de 14 milhões de foliões nas ruas da cidade, com mais de 650 blocos desfilando. E se você já está ouvindo o som do batuque do Carnaval de São Paulo, um dos melhores carnavais do Brasil, o Conexão123 separou as melhores dicas para curtir a folia no município. Bora conferir?

Você vai ler sobre

História do Carnaval de São Paulo

O Carnaval de São Paulo se origina no entrudo, festa popular herdada dos colonizadores portugueses por volta do século XV, realizada nos três dias que antecedem a quaresma. Na ocasião, os cidadãos jogavam, uns nos outros, farinha, luvas cheias de areia, limões-de-cheiro, baldes de água e outros resíduos, como forma de brincadeira. Porém, essa prática foi enfraquecendo e dando lugar ao Carnaval que conhecemos hoje. 

Em 1870, por conta da expansão do café para o oeste paulista, pessoas das classes mais altas começaram a aproveitar o Carnaval segregando os menos privilegiados, e desvencilhando-se daquela cultura simples que existia antes.

Surgiu então o grande e pequeno Carnaval. O grande Carnaval era movido a luxo, com desfiles da alta sociedade nas ruas. E o pequeno Carnaval tinha fundamento em práticas lúdicas e religiosas portuguesas, africanas e indígenas, levando, mais tarde, ao surgimento de blocos, escolas de samba, ranchos e cordões. Progressivamente, a festa também incorporou detalhes do grande Carnaval.

No ano de 1885, aconteceu a primeira operação da Prefeitura Municipal de São Paulo no Carnaval, alavancando o primeiro desfile dos cordões, agremiações carnavalescas populares até a década de 1960. 

Hoje, o Carnaval de São Paulo é múltiplo. Com variados tipos de bloquinhos de rua gratuitos, camarotes privados e a programação do desfile das escolas de samba definida, tem folia para todos os gostos.

Principais atrações do Carnaval de São Paulo 

As atrações da folia da capital paulista começam no fim de semana dos dias 11 e 12 de fevereiro, com os bloquinhos de pré-Carnaval, e continuam entre os dias 18 e 21, período oficial do Carnaval, seguindo até 25 e 26, com a despedida.

E em 2023 possivelmente não haverá fluxo carnavalesco por algumas vias: Avenida dos Metalúrgicos, Avenida Tiradentes, Avenida Luiz Carlos Berrini. O Largo da Batata também não receberá a festa dos paulistanos. 

Se você está planejando curtir o Carnaval de São Paulo, aproveite e confira as melhores hospedagens.

Blocos de Rua são a essência do Carnaval em qualquer cidade. Em São Paulo,  os blocos de rua costumam cruzar principais ruas e avenidas da cidade, junto de uma banda de percussão, cantores, animadores e inúmeros foliões atrás do trio, que, juntos, fazem a festa do carnaval ser o que é.

Existem blocos gratuitos e pagos programados para a festa deste ano, e cada um tem um itinerário diferente. Neste Carnaval de 2023 na cidade de São Paulo, os blocos devem encerrar seus desfiles às 18h e a dispersão total dos foliões deve ocorrer até às 19h. Conheça alguns dos principais bloquinhos da capital:

Bloco Casa Comigo

Criado em 2013, por um grupo de amigas que tinha como objetivo promover uma folia genuína, aberta a todos e democrática. E, desde então, milhões de noivinhas, noivinhos, padres, freiras, amantes e foliões em geral vão curtir o bloco de rua que conta com aproximadamente 50 ritmistas que tocam marchinhas, sambas, forró, música indie e o que mais animar a galera pelas avenidas de São Paulo.

No pré-Carnaval, o Bloco Casa Comigo está previsto para desfilar dia 11 de fevereiro das 11h. às 16h. em Pinheiros, da Rua Henrique Schaumann, 567 até a Rua Henrique Schaumann, 125. 

Bloco Meu Santo é Pop

Meu Santo é Pop é o primeiro bloco de rua LGBTQIA+ de música pop de São Paulo. Fundado em 2014, por três amigos que se juntaram para reinventar o clima LGBTQIA+ noturno, com a animação do tradicional Carnaval brasileiro, ele mistura batidas nacionais com a música pop internacional.

O Bloco Meu Santo é Pop está previsto para desfilar dia 25 de fevereiro das 13h às 18h no Centro da Cidade, saindo do Largo do Arouche, 32; passando pela Avenida Vieira de Carvalho; Praça da República e Avenida Ipiranga, 200.

Bloco Vou de Táxi

Existe desde 2014, quando um grupo de amigos se reuniu com a ideia de relembrar sucessos dos anos 90 e 2000 que marcaram uma geração. E, para aproveitar a folia, não seja inconsequente, vá de táxi!

No pré-Carnaval, o Bloco Vou de Táxi está previsto para desfilar dia 11 de fevereiro das 13h às 18h no Ibirapuera, da Av. Paulo VI – Entre Praça Marcia Alberti Mammana e Av. Sumaré, 1529.

Bloco Frevo Mulher 

Oi, tum, tum, bate coração! O bloco Frevo Mulher estreou em 3 de fevereiro de 2018 e é puxado por ninguém menos que Elba Ramalho, trazendo Pernambuco para o Carnaval paulista, com um repertório de 40 anos de sucesso.  

Principais atrações do Carnaval de São Paulo | Cantora Elba Ramalho | Conexão123

Elba Ramalho traz Pernambuco para pertinho dos paulistas com o Bloco Frevo Mulher | Foto: Divulgação

Blocos infantis de Carnaval 

E por que não levar os pequenos para brincarem e curtirem a folia também? O Conexão123 separou alguns blocos para os foliões mirins, que ocorrem na capital paulista:

  • Bloquinho Fraldinha Molhada – 12 de fevereiro
  • Bailinho Dente de Leite – 12 de fevereiro
  • Bloco Urubózinho – 18 de fevereiro
  • Bloquinho Berço Elétrico – 19 de fevereiro
  • Bloco Sainha de Chita – 26 de fevereiro
  • Carnarock do Kiss For Kids – 26 de fevereiro
  • Bloco do Bita – 26 de fevereiro

Escolas de samba de São Paulo

Outro clássico do Carnaval paulista é o famoso desfile das escolas de samba de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, um evento que reúne turistas do mundo todo.

É um show de tradição, arte, criatividade e, claro, muito samba, com os carros alegóricos, passistas, rainhas de baterias e porta-bandeiras.

Cada escola traz uma história em seu desfile, nos chamados enredos, que podem ser sobre uma pessoa, um time de futebol, um artista ou um lugar.

São cinco dias de desfile: dois dias para o Grupo Especial (escolas da primeira divisão), dois para o Grupo de Acesso (escolas da segunda e terceira divisão) e um para o desfile das campeãs.

O Grupo Especial, conta com catorze escolas:

  1. Independente Tricolor
  2. Acadêmicos do Tatuapé
  3. Barroca Zona Sul
  4. Unidos de Vila Maria
  5. Rosas de Ouro
  6. Tom Maior
  7. Gaviões da Fiel
  8. Estrela do Terceiro Milênio
  9. Acadêmicos do Tucuruvi
  10. Mancha Verde
  11. Império de Casa Verde
  12. Mocidade Alegre
  13. Águia de Ouro
  14. Dragões da Real

Em 2020 a escola campeã foi a Águia de Ouro. Em 2021 não houveram desfiles por conta da pandemia do covid-19, e em 2022 a campeã foi a Mancha Verde, atual detentora do título.

Os ingressos para assistir as apresentações no sambódromo do Anhembi estão a partir de R$ 90,00 para os desfiles do Grupo Especial e a partir de R$ 50,00 para os do Grupo de Acesso. Antes de comprar, verifique a programação para escolher o dia que seja mais interessante para você.

Dicas para curtir o Carnaval de São Paulo 

O Conexão123 separou cinco dicas para você aproveitar o Carnaval paulista da melhor forma possível, seja nos bloquinhos de rua, com trio elétrico, nos camarotes ou acompanhando os desfiles das escolas de samba!

  1. Se beber, não dirija: bebida e direção não combinam, então opte pelos carros de aplicativo e atente-se ao remanejamento do transporte público para os dias de folia.
  2. Hidrate-se: beba água (água de coco e sucos naturais de frutas também são opções) e não espere sentir sede para se hidratar, tente ingerir de 2 a 3 litros de água enquanto estiver curtindo a festa.
  3. Autocuidado: apesar de ser a terra da garoa, o sol de São Paulo também pode ser muito forte, então invista num protetor solar (a partir de 60 FPS) e num pós-sol, para não maltratar sua pele.
  4. Atenção aos seus pertences: Carnaval é sinônimo de aglomerações, e isso pode resultar em furtos, então leve consigo apenas o necessário, como RG, cartão do banco, dinheiro e cartão de transporte; jamais deixe itens nos bolsos traseiros, e, para facilitar, invista em doleiras ou pochetes.
  5. Estilo confortável: de fantasia a roupas comuns, abuse do conforto; evite sapatos abertos, roupas apertadas e de tecidos delicados.
Principais atrações do Carnaval em São Paulo | Mulher manuseando uma doleira com notas de dólares e um passaporte | Conexão123

Doleiras são uma ótima opção para levar seus pertences em segurança durante a folia

Programação do Carnaval 2023 de São Paulo

Confira a programação do Carnaval 2023 de São Paulo com o desfile das escolas de samba e blocos de rua para todos os gostos e vá curtir a folia!

Desfile das escolas de samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi

  • Sábado, 11/02 – Grupo de Acesso II: Imperatriz da Paulicéia, Amizade Zona Leste, Brinco da Marquesa, Primeira da Cidade Líder, Imperador do Ipiranga, Uirapuru da Mooca, Leandro de Itaquera, Unidos do Peruche, Unidos de Santa Bárbara, Torcida Jovem, Camisa 12 e Dom Bosco de Itaquera.
  • Sexta-feira, 17/02 – Grupo Especial: Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Barroca Zona Sul, Unidos de Vila Maria, Rosas de Ouro, Tom Maior e Gaviões da Fiel
  • Sábado, 18/02 – Grupo Especial: Estrela do Terceiro Milênio, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Águia de Ouro e Dragões da Real
  • Domingo, 19/02 – Grupo de Acesso I: Nenê de Vila Matilde, X-9 Paulistana, Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Morro da Casa Verde, Colorado do Brás, Pérola Negra e Mocidade Unida da Mooca.
  • Sábado, 25/02 – Desfile das campeãs.
Principais atrações do Carnaval de São Paulo | Desfile da escola de samba Sambódromo do Anhembi | Conexão123

Desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi | Foto: Divulgação

Agenda de blocos de Carnaval de São Paulo

  • Sexta-feira, 10/02 – Grito de Carnaval com Terra Samba, a partir de R$ 350,00; Bloco MinhoQueens, a partir de R$ 25,00.
  • Sábado, 11/02 – Bloco Passaram a Mão na Pompéia, a partir de R$ 25,00, e Gueri-Gueri com  Dj Simone Khie; Dj Marcelo Faisal; Salgadinho e Netinho de Paula, a partir de R$ 200,00.
  • Domingo, 12/02 – Bloco Cordão do Sanatório Geral e Bloco House de Rua com música eletrônica, ambos gratuitos.
  • Quinta-feira, 16/02 – Bloco Cat Dealers com a dupla Cat Dealers, a partir de R$ 50,00, e Bloco Me Lembra Que Eu Vou, a partir de R$ 25,00.
  • Sábado, 18/02 – Carnaval na Cidade DJ Dennis, Nattan e Thiaguinho, a partir de R$ 500,00, e Bloco LGBTQIA+ Agrada Gregos, gratuito.
  • Domingo, 19/02 – K-Carnaval com música K-pop, a partir de R$ 30,00, Carnaval na Cidade com Mari Fernandez, Menos É Mais e Pedro Sampaio, a partir de R$ 520,00, Lá Vou Eu! com Turma do Pagode e Henrique & Diego, a partir de R$ 100,00, e Bloco Bem Sertanejo com Michel Teló.
  • Segunda-feira, 20/02 – Carnaval na cidade com Alok, Banda Eva e Léo Santana a partir, de R$ 520,00, Confete Pink Lab, a partir de R$ 15,00, e Lá Vou Eu! com Atitude67 e Jeito Moleque, a partir de R$ 100,00.
  • Terça-feira, 21/02 – Carnaval na Cidade vai ferver com Anitta, Jorge e Mateus e Xand Avião, a partir de R$ 520,00.
  • Quinta-feira, 23/02 – Bloco Maz DJ e produtor carioca Maz, a partir de R$ 50,00 
  • Sábado, 25/02 – Bloco Rezenhar, a partir de R$ 120,00, e Lá Vou Eu! com Pagode do Chuvisco e Kekel, a partir de R$ 100,00.

Gostou da programação do Carnaval 2023 de São Paulo?  Não perca tempo e faça sua reserva com antecedência! A 123milhas oferece aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu carnaval?