Lugares para conhecer

Dia de São Valentim

14 de fevereiro de 2023

Um dia para comemorar o amor, em todas as suas expressões! No Dia de São Valentim (Valentine’s Day), é tradição, em diversos cantos do mundo, a demonstração de apreço e carinho entre pessoas queridas, sejam elas namorados, amigos, familiares, colegas de trabalho, de escola ou por aí vai…

Seja Dia dos Namorados ou do Amor, o Dia de São Valentim é comemorado por diversas culturas em 14 de fevereiro. O Conexão123 vai te contar como sete países celebram a data. Continue a leitura!

Você vai ler sobre

História de São Valentim

A história de São Valentim se passa no século III d.C. O imperador romano Cláudio II acreditava que os soldados casados eram mais fracos, por não darem tudo de si nas batalhas, visto que tinham esposa e até filhos. Cláudio II então aboliu o casamento, para manter soldados dispostos a darem sua vida numa guerra. Mas havia alguém entre os romanos que era contra essa ideia, e esse alguém era o sacerdote Valentim.

Valentim acreditava que a família era plano de Deus, então, defendendo seus ideais, desafiou a ordem do imperador e continuou realizando matrimônios às escondidas, até que Cláudio II descobriu.

O sacerdote foi julgado e condenado à morte. Historiadores dizem que, a princípio, ele foi absolvido por curar a filha cega de seu carcereiro, mas, pouco tempo depois, sua absolvição foi revogada, porque ele continuou desafiando as leis do imperador.

Durante o intervalo de condenação e absolvição, reza a lenda que Valentim se apaixonou pela moça que curou e manteve seus sentimentos em segredo até perto de sua morte, quando entregou para o pai da moça uma carta contando sobre seu afeto. Foi assim que se iniciou a tradição de enviar cartões às pessoas queridas.

Em 14 de fevereiro de 269 d.C., Valentim foi espancado e decapitado em praça pública. Anos depois, foi declarado santo mártir por defender o amor, e até hoje o dia de sua morte é lembrado como o Dia Mundial do Amor.

Como é comemorado o Dia do Amor pelo mundo

O Dia do Amor é comemorado de várias formas, já que cada país tem as suas tradições para a data. Por isso, o Conexão123 vai te contar como são essas diferenças no Japão, México, Estados Unidos, Finlândia, Itália, França e Portugal. Siga no texto.

Antes de tudo, no entanto, é interessante destacar que no Brasil não há a tradição de celebrar o Dia do Amor (Valentine’s Day) em 14 de fevereiro. Diferentemente de outros países, a data é comemorada por aqui em 12 de junho e é conhecida como Dia dos Namorados. Ela marca a véspera do dia de Santo Antônio, o popular santo casamenteiro, e é celebrada por casais apaixonados

Dia de São Valentim no Japão

No Japão, a celebração é dividida em duas partes: o Dia dos Namorados (Valentine’s Day), em 14 de fevereiro, e o Dia das Namoradas (White Day), em 14 de março. 

Em fevereiro, as mulheres presenteiam com chocolate os homens por quem têm afeto, aqueles que elas amam ter em sua vida. Não se trata apenas do amor romântico: é muito comum presentear um amigo, familiar ou colega de trabalho. 

Mas a parte interessante dessa tradição é o tipo de chocolate que elas oferecem para cada tipo de amor. Por serem culturalmente mais reservados, os japoneses, em geral, aproveitam o dia para se declarar.

O giri choco é o doce que se oferta para amigos e familiares, porque vem numa caixa simples e é mais em conta; o chocolate honmei choco é um presente para um pretendente, e vem numa caixa mais caprichada.

Já em março ocorre o Dia das Namoradas, onde há a retribuição, ou uma declaração, dos presentes do mês anterior.

Dia de São Valentim: como é comemorado o Dia do Amor pelo mundo | Caixa vermelha em formato de coração com bombons dentro e rosa vermelha ao lado | Conexão123

Os japoneses têm dois tipos de caixas de chocolates para presentear no Dia de São Valentim

Dia de São Valentim no México

No Dia del Amor y la Amistad, seguindo a tradição do Dia do Amor, o país da América do Norte também não se limita a celebrar o amor romântico. 

A comemoração dos enamorados vai desde mariachis com músicas românticas, flores, jóias até jantares chiques. E a comemoração geral do país conta com balões (os mexicanos adoram balões) e amigos secretos para troca de presentes, como chocolates e os famosos cartões.

De acordo com os mexicanos, a data tem que ser comemorada por todos, pois onde não existe amizade, não é possível existir o amor.

Dia de São Valentim nos Estados Unidos

Não há norte-americano que não se encante pelo Valentine’s Day. Um dia que, além de movimentar todo o comércio do país, é importante para muitos casais.

A tradição de enviar cartões feitos à mão para as pessoas amadas é comum nos Estados Unidos. E, assim como no Japão, o Dia de São Valentim é o Dia do Amor no geral, não apenas um dia exclusivo para casais.

O país todo adere aos designs de cupidos com corações e pétalas de rosas. Os restaurantes costumam lotar, e as lojas têm uma boa taxa de vendas de presentes.

A temática se espalha por todas as cidades dos Estados Unidos. Em Nova York, por exemplo, a Times Square ganha uma estátua comemorativa diferente a cada ano. Um concurso cultural elege anualmente uma escultura que homenageia o amor. Além de avistar o monumento, se você passear pela esquina mais conhecida do mundo no Dia dos Namorados também vai ver um monte de pedidos de casamento surpresa.

Dia de São Valentim na Finlândia

Na Finlândia, o Dia de São Valentim é comemorado também como Dia do Amigo. A celebração tem o lado romântico, mas o objetivo é dizer o quanto aqueles que estão à nossa volta são amados.

Embora esteja fixada no calendário finlandês desde 1996, a comemoração se dá desde os anos 80 e, apesar de ser relativamente nova, é muito adorada entre os finlandeses.

A tradição de, nessa época, enviar cartões às pessoas queridas também é muito forte, sendo, depois do Natal, a segunda ocasião para enviar cartões para os amados. Os amigos também presenteiam com flores e chocolates, além de se encontrarem para jantar ou ver um filme no cinema.

Dia de São Valentim: como é comemorado o Dia do Amor pelo mundo | Casal de namorados | Conexão123

O Dia de São Valentim é o segundo dia em que os finlandeses mais enviam cartões e flores para seus amados

Dia de São Valentim na Itália

Na Itália, o Dia de São Valentim é chamado de Festa Degli Innamorati e ocorre em pleno inverno, então muitos casais comemoram com jantares românticos e um bom vinho. 

Um dos pontos mais visitados no país em 14 de fevereiro além de Florença e Veneza, é Verona, a cidade do casal Shakespeariano mais famoso, Romeu e Julieta. 

Em Verona acontece o Verona in Love, uma festa de quatro dias, onde um grande coração vermelho é pintado no centro de Piazza dei Signori e lanternas em formato de coração são penduradas por todo o centro da cidade. Durante o festival tem shows ao vivo e um concurso de Cartas a Julieta. 

Dia de São Valentim na França

Reza a lenda francesa que a primeira comemoração do Valentine’s Day no país foi em 1415, quando o Duque de Orleans estava preso na Torre de Londres e mandava cartas para sua esposa. 

Seguindo com a comemoração moderna de jantares românticos, flores, chocolates e presentes, na França, assim como no México há o costume dos Valentines Cartes D´amities, o ato de presentear com cartões, comprados ou escritos.

Há uma vila chamada “Vila do Amor” em Saint-Valentin, no centro do país e no Dia de São Valentim, seus habitantes decoram suas casas e jardins com cartões e rosas, além de muitos pedidos de casamento. O local tem uma tradição de plantar uma mudinha de árvore no local (seria bom se essa moda pegasse no mundo todo)!

Dia de São Valentim em Portugal

Em Portugal, além das celebrações comuns no Dia de São Valentim como jantares, flores e chocolates, tem uma antiga tradição chamada Lenço dos Namorados.

A tradição do século XVII remota os lenços (normalmente de algodão ou linho) bordados a mão com desenhos românticos, a moça apaixonada borda seu lenço e o dá de presente ao seu amado, se ele corresponder às intenções da moça, usa o lenço em público, declarando o estarem juntos, caso não corresponda, não usa o presente. 

Dia de São Valentim: como é comemorado o Dia do Amor pelo mundo | Lenço dos namorados bordado com desenhos românticos | Conexão123

A tradição portuguesa do século XVII diz que a moça apaixonada borda seu lenço e dá de presente ao seu amado, se ele corresponder às suas intenções, usa o lenço em público

E aí? Este passeio pelo mundo no Dia de São Valentim te inspirou a viajar e a conhecer esses cenários? Então acesse a 123milhas e confira todos os nossos benefícios para viajar com estilo e tranquilidade, pacotes de viagens com passagens aéreas, seguro-viagem com top ofertas!