Estados Unidos

Escolha um destino:

Conheça os Estados Unidos

Praias, montanhas, lagos, desertos, neve e estimados centros urbanos, como Nova York: os Estados Unidos reúnem destinos para todos os estilos de viajantes. O país norte-americano é buscado por diversas pessoas ao redor do mundo, dos turistas mais tranquilos aos que amam agito e diversão, justamente pela oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora. 

Times Square, Casa Branca, Estátua da Liberdade, Walt Disney World e tantos outros lugares icônicos contemplam o turismo nos Estados Unidos e tornam a visita à nação inesquecível. Além de reunir ótimos roteiros, a viagem aos EUA engloba a chance de conviver com uma nova cultura e, de quebra, degustar uma gastronomia diversa. 

Vários aspectos tornam única a estada nos estados e cidades do território. Pensando em planejar sua ida aos EUA? O Conexão123 preparou um guia completo para você conhecer mais detalhes da terra do Mickey e Minnie Mouse antes de embarcar! Partiu? 

Conheça com o Conexão123

Turismo nos Estados Unidos 

Na América do Norte, mais precisamente entre os países do México e do Canadá, ficam os Estados Unidos. O país que possui a terceira maior extensão territorial do mundo, com aproximadamente 9,8 milhões de quilômetros quadrados. Com 50 estados, incluindo Havaí e Alasca, os EUA contam com mais de 300 milhões de habitantes. 

O turismo nos Estados Unidos é agraciado por diferentes opções de passeios, estações climáticas e atrativos naturais para todos os gostos de viajantes. Praias, montanhas, lagos, desertos, neve e grandes centros urbanos integram a vasta possibilidade de um guia de viagem pelos Estados Unidos

A proporção gigantesca do mapa dos Estados Unidos favorece os distintos tipos de turismo, como cultural, histórico, gastronômico, entre outros. Por isso, visitá-lo é imergir nos costumes e vivenciar uma experiência inesquecível. 

Apesar de ser difícil separar as principais atrações estadunidenses pela vasta gama de oferta turística, destacamos algumas cidades e pontos de interesse que merecem entrar em sua programação de futuras viagens internacionais, combinado?

  • Walt Disney World e Universal Studios — Orlando (Flórida)
  • Times Square e Estátua da Liberdade — Nova York (Nova York)
  • Casa Branca e Capitólio — Washington D.C. (capital dos EUA)
  • South Beach e Ilha de Key West — Miami (Flórida)
  • Letreiro de Hollywood e estúdios Paramount Pictures, Universal e Warner Brothers — Los Angeles (Califórnia)
Estados Unidos: guia de turismo, cultura, gastronomia e mais | Walt Disney World | Conexão123

Os parques temáticos de Orlando, na Flórida, são sinônimos de diversão e adrenalina, como o complexo do Walt Disney World

Para conhecer de perto todos os encantos e particularidades dessa importante nação, vale a pena se programar com antecedência e montar um roteiro completo com a maioria das atividades que deseja fazer durante sua visita. 

Como planejar sua viagem aos Estados Unidos 

Existem três maneiras essenciais de chegar aos Estados Unidos: por ar (avião), por terra (carro ou ônibus) ou mar (navio). Em todas as opções de transporte, a admissão ao país exige alguns documentos obrigatórios: 

  • Passaporte válido
  • Visto americano
  • Seguro-viagem (aconselhável)
  • Formulário 6059B Customs Declaration: documento (questionário) da alfândega norte-americana, entregue no voo que vai aos EUA
  • Passagem de volta
  • Comprovantes de hospedagem e financeiro: o viajante precisa ter aporte de dinheiro que garante a permanência no decorrer do período da viagem, em média 60 dólares/dia 

Portanto, fique atento às obrigações antes de embarcar rumo ao país para não haver intercorrências desagradáveis. Além disso, reunimos mais algumas informações que são de suma relevância para que sua viagem seja agradável e proveitosa.

O idioma oficial dos EUA é o inglês, assim, conhecer o básico da língua pode evitar perrengues e garantir uma ótima estada. Se seu desejo é visitar a região, mas ainda não compreende a língua, aproveite os aplicativos gratuitos, disponíveis para android e IOS, que podem ajudar você com frases e palavras usuais. Dessa forma, entender os procedimentos da imigração ou simplesmente fazer o pedido das refeições pode ser mais fácil. 

A moeda dos Estados Unidos é o dólar americano, conhecido como USD. No território circulam moedas de $ 0,01 (penny), $ 0,05 (nickel), $ 0,10 (dime), $ 0,25 (quarter), $ 0,50 (half-dolar coin) e $ 1,00 (dollar coin), e notas $ 1, $ 2, $ 5, $ 10, $ 20, $ 50 e $ 100. 

Aliás, cartões de crédito, como Visa, Mastercard, Diners e American Express são aceitos em boa parte dos restaurantes, bares, lojas e hotéis. Outra alternativa é levar dinheiro em espécie, e você pode efetuar o câmbio em bancos, aeroportos ou demais lugares que fazem troca de moeda. Veja qual a melhor forma de pagar os gastos na sua viagem.

É fundamental ficar atento ao período em que pretende viajar, pois é possível que tenha muita diferença de valor entre o dólar e o real, e economizar desde já pode fazer a diferença!

Mais um aspecto imprescindível é saber sobre a eletricidade no destino. Em sua maioria, a eletricidade e as tomadas são padronizadas e operam a 110/120 volts. Então, se você possui aparelhos com operação de 220/240 volts será necessário adquirir um adaptador para evitar danos. É possível encontrar esses conversores em lojas de artigos, como Walmart e Target. 

Fique atento também às tomadas, pois o padrão é diferente do brasileiro. Lá, as entradas têm o formato retangular, e os plugs que se encaixam no padrão são os paralelos achatados.

O fuso horário também é uma questão relevante em se tratando de viagem internacional. Por exemplo, o horário oficial dos Estados Unidos é o de Washington D.C. e, na maioria dos meses, fica duas horas a menos que o de Brasília, fuso oficial do Brasil. 

Capital dos Estados Unidos

Inaugurada em 1800, com denominação em homenagem ao primeiro presidente, George Washington, a capital dos Estados Unidos, Washington D.C., fica às margens do rio Potomac e abriga as sedes do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. 

A sigla D.C. significa Distrito de Colúmbia. Por lá, destacam-se construções imponentes e prédios neoclássicos que são sede dos três poderes estadunidenses e símbolos do patriotismo norte-americano: o Capitólio, a Casa Branca e a Suprema Corte. 

Selecionamos alguns pontos turísticos que merecem destaque na sua viagem à capital dos Estados Unidos, além das edificações políticas já descritas acima:

  • Memorial de Martin Luther King
  • Obelisco 
  • Estátua memorial de Lincoln
  • Museu Internacional de Espionagem
Estados Unidos: guia de turismo, cultura, gastronomia e mais | Casa Branca | Conexão123

A Casa Branca, que fica na capital dos EUA, Washington D.C, é um símbolo do patriotismo estadunidense

Principais cidades dos Estados Unidos

A imensa proporção territorial dos Estados Unidos permite a divisão do país em cerca de 50 estados e 35 mil cidades, de acordo com o United States Census Bureau, departamento responsável pelo censo do país. Além disso, cada um desses municípios tem sua peculiaridade e importância. 

Especialmente para você conhecer um pouquinho mais sobre seu destino antes de embarcar rumo às terras do Mickey e Minnie Mouse, vamos falar a respeito de algumas cidades dos Estados Unidos. Ah, falando desses personagens tão icônicos e conhecidos mundialmente, a cidade de Orlando é um desses destinos que se destacam, ao lado de Nova York, Los Angeles e Miami. 

No estado da Flórida, Orlando e Miami conquistam os viajantes pelas opções de diversão e paisagens naturais. Com águas cristalinas, as praias de Miami são belíssimas e oferecem uma ótima oportunidade de se refrescar no mar estadunidense. 

Quem aqui já ouviu falar dos parques temáticos do Walt Disney World e Universal Studios? Na Costa Leste dos Estados Unidos, Orlando faz crianças e adultos brincarem com o mundo da imaginação.

Central Park, Times Square e Estátua da Liberdade são só alguns pontos turísticos de Nova York. No destino, cultura, entretenimento e gastronomia são os aspectos que tornam a cidade ainda mais especial. O município mais populoso dos EUA atrai viajantes de várias partes do planeta. 

Estados Unidos: guia de turismo, cultura, gastronomia e mais | Times Square | Conexão123

A Times Square é um ponto turístico famoso de Nova York, buscada pelos turistas dia e noite

Na Califórnia, Los Angeles é procurada pela famosíssima placa de Hollywood, atração principal da cidade. Na região, concentra-se a maior parte da indústria cinematográfica do país, e não é à toa que os estúdios Paramount Pictures, Universal e Warner Brothers viram atrativos. Também no estado, as belas praias de São Francisco atraem turistas de todo o globo.

História dos Estados Unidos

A princípio, as terras dos Estados Unidos eram habitadas pelos povos originários, os indígenas. Com a expansão da exploração de territórios pelos europeus, o país chegou a ser colonizado por franceses, ingleses, espanhóis e holandeses. 

A Costa Leste estadunidense foi dominada pela Inglaterra, local onde se formaram as famosas Treze Colônias, entre os séculos XVII e XVIII. A independência do país ocorreu em 4 de julho de 1776, tornando a data em feriado nacional e símbolo do patriotismo estadunidense. 

Esse fato da história dos Estados Unidos foi reconhecido em 1783 pelo Tratado de Paris, acordo internacional que confirmou o fim da Guerra da Independência. Listamos alguns atrativos turísticos que representam a história da nação:

  • Independence Hall, Filadélfia, Pensilvânia 
  • National Archives Museum, Washington D.C. 
  • Estátua da Liberdade, Nova York
  • Capitólio, Washington D.C. 

Mais um aspecto que complementa a construção de um país são as pessoas que de alguma forma contribuíram para a evolução do território como nação. Portanto, compreender esses personagens históricos é também descobrir a formação de um local. Destacamos alguns para você conhecer:

  • George Washington: primeiro presidente dos EUA (1789 – 1797) e um dos grandes nomes da história do país, tanto é que o nome da capital foi escolhido em sua homenagem
  • Abraham Lincoln: 16º presidente do país (1861 – 1865) e uma das principais personalidades políticas da nação do século XIX. Abraham aprovou a 13ª Emenda Constitucional, que colocou fim ao regime escravista no país
  • Rosa Parks: ativista política que buscava combater leis segregacionistas dos Estados Unidos. Rosa ficou conhecida pelo episódio em que se recusou a ceder lugar no transporte coletivo para um homem branco em Montgomery, capital do estado de Alabama, em 1955
  • Martin Luther King Jr.: um dos primeiros ativistas que lutou por direitos básicos e igualdade para a população negra dos Estados Unidos. Em 1964, Martin recebeu o Prêmio Nobel da Paz 

A bandeira dos Estados Unidos é também um item que integra a história nacional. O símbolo é formado por treze faixas horizontais que se alternam em branco e vermelho e representam as Treze Colônias. Já o retângulo azul acolhe 50 estrelas brancas, que retratam os 50 estados. 

Estados Unidos: guia de turismo, cultura, gastronomia e mais | Bandeira dos Estados Unidos | Conexão123

A bandeira dos Estados Unidos representa as antigas Treze Colônias e os 50 atuais estados

Geografia dos Estados Unidos

Localizado na América do Norte, os Estados Unidos fazem fronteira com México (sul), Canadá (norte), Oceano Atlântico (leste) e Oceano Pacífico (oeste). 

O ponto mais alto dos EUA é o Monte McKinley, tem 6.194 metros e fica no Alasca. Já o mais baixo é o Vale da Morte — 86 metros abaixo no nível do mar, na fronteira entre Califórnia e Nevada. E alguns dos principais rios do país são Mississippi e Missouri.

Por ser um território grande, a geografia dos Estados Unidos proporciona climas diversificados. Por exemplo, em Los Angeles, Califórnia, o viajante encontra temperaturas mais quentes. Já em Aspen, Colorado, a temperatura é baixíssima, principalmente no inverno. 

Porém, em boa parte do país, o clima é temperado, ou seja, encontram-se as quatro estações bem definidas ao longo do ano. 

Quando for arrumar a bagagem para viajar para os Estados Unidos, confira a temperatura média do estado e a previsão do tempo para a época em que for embarcar! 

Cultura dos Estados Unidos

A enorme extensão territorial traz à cultura dos Estados Unidos uma considerável pluralidade. Além da diversidade encontrada na nação, pessoas ao redor do mundo também são influenciadas pelos costumes estadunidenses, como na gastronomia, na moda, no esporte e no entretenimento. 

Entre tantas características, a culinária local é muito marcante e conhecida pelos preparos fast-food (sanduíches, batata frita e muito mais), cafés da manhã com muitas opções, como ovos, bacon e waffles, tortas de maçã e elevado consumo de café. Por lá, é possível encontrar quase uma cafeteria em cada esquina, ainda mais quando o seu destino é Nova York.

Estados Unidos: guia de turismo, cultura, gastronomia e mais | Café da manhã norte-americano | Conexão123

O café da manhã estadunidense costuma ter panquecas, bacon e ovos

Os Estados Unidos também são reconhecidos pelo globo por serem uma potência esportiva, principalmente quando o assunto são as Olimpíadas. Além disso, a música, a arte e o cinema ganham destaque no quesito cultura. Eles são uma verdadeira potência cinematográfica, com produções famosas em todas as partes do planeta, entre eles, os filmes da Marvel. 

Outro ponto importante é que a população valoriza muito a cultura local, e, por isso, são extremamente patriotas. Ao visitar o país, é possível encontrar diversas bandeiras hasteadas em vários lugares, inclusive nas casas dos moradores. 

Economia dos Estados Unidos

Uma das mais importantes do mundo, a economia dos Estados Unidos é baseada em setores da agricultura, como milho, soja e algodão, industrial com máquinas, eletrônicos, automotores, farmacêuticos e aeroespacial, entre outros.

Outro ramo de destaque é o de serviço, com ênfase para o turismo, que é um importante meio da riqueza do Estado. Aliás, segundo relatório da World Travel & Tourism Council - WTTC (2019), os EUA foram considerados a maior economia de viagens e turismo do mundo. O país contribuiu com US$ 1,6 trilhão para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Inclusive, os brasileiros são apaixonados pelos destinos estadunidenses e colaboram significativamente com a evolução da economia do país norte-americano no segmento de turismo. Vale destacar uma curiosidade: a viagem de avião do Brasil aos Estados Unidos dura em média oito horas. 

Por fim, mas tão fundamental quanto qualquer outro ponto abordado por aqui, é interessante falar sobre o gasto de uma pessoa que mora nos EUA. O custo vai variar conforme o estado, assim como em outras nações do mundo. Por exemplo, o custo de vida mensal estimado para uma única pessoa na cidade de Nova York é de US$ 5.230, já em Salt Lake City, estado de Utah, a estimativa é de US$ 2.527.

Vale considerar que esses custos podem mudar ao longo dos anos.

A política de juros baixos praticada no território reflete no custo de vida e permite que a população dos Estados Unidos tenha acesso fácil ao crédito e alto poder de compra. 

Por essas e outras razões que o turismo nos Estados Unidos é tão buscado e apreciado por pessoas do globo. Além dos benefícios que descrevemos anteriormente, conhecer a cultura estadunidense e a história que construiu esse país tão incrível torna a viagem aos EUA ainda mais especial! 

E aí? Gostou do panorama do Conexão123 sobre os Estados Unidos? Conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros.

RESERVAR

RESPOSTAS123

Vai depender de alguns fatores, como passagem aérea, hotel, compra da moeda oficial, passeios e outros. O custo do tíquete aéreo ida e volta, saindo de São Paulo para Orlando, está a partir de R$ 3.388 (por passageiro) – fora da alta temporada

A viagem dura em média oito horas

Existem muitos lugares bons nos EUA, como Orlando, Miami, Los Angeles, Washington D.C. e Nova York