Guia turístico

Turismo em Porto Seguro: guia de viagem

23 de abril de 2022

Localizada na Bahia, a cidade de Porto Seguro é um dos destinos mais badalados do nordeste brasileiro. Com 85 km de costa à beira-mar e point de dois distritos famosos: Arraial d’Ajuda e Trancoso, o local é ideal para descansar e se divertir. Afinal, sol, praia e atrativos turísticos integram o Turismo em Porto Seguro: Guia de Viagem.

 

Você vai ler sobre


Cidade de Porto Seguro

A cidade baiana, Porto Seguro, era habitada pelos tupiniquins, antes da chegada dos colonizadores portugueses. Após as tensões iniciais ocorridas entre os povos, a relação entre eles tornou-se amigável. Durante a época colonial, a região sul da Bahia foi o local de início do ciclo econômico do pau-brasil. 

Hoje o município é considerado uma estância turística costeira do litoral brasileiro com 2.287 km² . A população regional tem cerca de 152.529 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE (2021). Da tranquilidade praiana aos points noturnos agitados, a viagem para Porto Seguro traz pontos turísticos diversificados e exclusivos para cada gosto de turista. O território faz divisa com as cidades de Santa Cruz Cabrália e Prado. O destino está localizado no bioma da Mata Atlântica, e tem vegetações de áreas costeiras como Mangue e Restinga.  

Sol, mar e areia são sinônimos da região do povo porto-segurense. Portanto, o Conexão123 reuniu tudo sobre Porto Seguro para você planejar sua próxima viagem às terras baianas. 

 

Viagem para Porto Seguro

Praia, sol e mar podem ser uma das maiores motivações para ir para Porto Seguro. Afinal, a região reserva uma vasta extensão praiana e durante o verão garante temperaturas propícias para curtir o clima “pé na areia”. 

Vamos abordar os principais lugares onde ir em Porto Seguro – Bahia que valem a visita, mas antes disso, vale a pena ressaltar a importância histórica da cidade. Em 1973, o município foi intitulado como Cidade Monumento Nacional, na qual favorece a preservação regional para o Brasil. 

O roteiro de Porto Seguro destaca pontos turísticos para conhecer durante a permanência em terras porto-segurenses. Para além das praias, o destino baiano reserva locais que contam muita história. 

 

Turismo em Porto Seguro: Guia de Viagem | Centro Histórico de Porto Seguro | Conexão123

O Centro Histórico de Porto Seguro traz uma imersão à cultural local e leva o turista para uma viagem no tempo

Imersão cultural 

O Centro Histórico, localizado na região conhecida como Cidade Alta, abriga um conjunto arquitetônico com diversas relíquias brasileiras. Em cerca de 3 horas é possível visitar os marcos do descobrimento português e a influência dos colonizadores nas construções da arquitetura local, como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e o Museu do Descobrimento, montado em uma prisão do século XVIII. Além disso, o turista ainda poderá ir às lojinhas de souvenirs e garantir uma lembrança da cidade quando voltar pra casa. 

Outro ponto de visitação para adentrar à história local é o Memorial do Descobrimento à beira-mar. Com área construída de aproximadamente 600 m², o local conta com réplicas de ocas com utensílios indígenas e a réplica, em tamanho real, do navio em que os portugueses chegaram ao Brasil. 

Aliás, o atrativo foi construído em um parque com área verde preservada e há vários animais nativos, como os saguis. Localizado na Av. Beira Mar, 800 – Orla Norte, Porto Seguro, o memorial funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h. 

A Passarela do Descobrimento é mais uma dica exclusiva aos turistas que apreciam viajar no tempo através dos atrativos históricos e se divertir. Neste ponto há lojas de artesanato, boutiques, restaurantes e vendas de drinks à beira-mar. À noite é o momento de maior movimentação na passarela. 

Se você quer conhecer um pouco sobre os costumes indígenas, vale a visita à Reserva Pataxó da Jaqueira. Próximo ao centro da cidade, o passeio visa apresentar ao viajante a língua nativa pathxôhã, a área de conservação da mata, a pintura corporal e as comidas típicas feitas pelos próprios índios. Inclusive é possível passar uma noite na aldeia. As atividades ocorrem mediante agendamento prévio e pagamento. 

 

Pé na areia e diversão 

Com um leque de opções, as praias precisam estar em seu guia turístico de Porto Seguro. Se possível, separe alguns dias para visitar todos os destinos praianos da região. Mundaí, Mutá, Taperapuan, Barramares e Itacimirim são praias próximas e que reservam diversão e descanso ao turista. 

Preparamos um top cinco para você, mas lembre-se sempre de ir além, afinal tem muitos lugares para ir em Porto Seguro. 

  • Praia do Espelho: umas das mais bonitas da região;
  • Praia de Pitinga: famosa pelas belas falésias;
  • Praia de Coroa Vermelha: possui dois pontos principais, uma ponta mais agitada e outra totalmente tranquila;
  • Praia de Curuípe: ideal para caminhadas na faixa de areia e mergulhos refrescantes;
  • Praia dos Nativos: oferece uma excelente estrutura de barracas à beira-mar. 

Outra dica de passeio é visitar o Parque Marinho de Recife de Fora, a cerca de 10 km do continente e a uma hora de barco. Isso mesmo! Uma visita diferente e muito divertida. O lugar abriga um recife de coral com diversas espécies de peixes e vasta vida marinha. 

O visitante pode fazer um mergulho para ver tudo de pertinho. O parque marinho tem 17,5 km², porém apenas 3% é aberto para o turismo. Existem várias agências locais que oferecem o passeio de segunda a sábado, como a Pataxó Turismo e a Cia do Mar.

De julho a outubro, as baleias jubarte procuram as águas mais quentes do litoral da Bahia para se reproduzir. Durante esse período, ocorre a atividade turística de observação da espécie em Porto Seguro. Com média de 4 horas, a atração guiada proporciona conhecimento sobre as baleias e registros especiais. 

Você conhece os distritos de Porto Seguro? A cidade é constituída em mais quatro distritos que torna o destino ainda mais proveitoso. 

Turismo em Porto Seguro: Guia de Viagem | Caraíva em Porto Seguro | Conexão123

Caraíva está a cerca de 4 horas de Porto Seguro e é uma comunidade litorânea e ribeirinha situada na cidade baiana

 

Quando ir a Porto Seguro?

O Porto Seguro roteiro de viagem traz mais informações para que o turista possa conhecer detalhes deste destino paradisíaco. Afinal, quando ir a Porto Seguro? 

Com clima predominantemente tropical, a temperatura média anual é de 25º C, que pode chegar a picos de 40º C durante o verão. Apesar de ter sol praticamente o ano inteiro, chuvas podem ocorrer em diversos pontos da cidade, principalmente na época em que a sensação térmica é mais alta. Por isso, leve na bagagem roupas mais leves para apreciar cada raio solar. 

Entre dezembro e março é considerada a alta temporada, onde é possível encontrar mais turistas pela região. Portanto, se você deseja dias mais tranquilos, basta programar sua viagem para os outros meses.

As terras porto-segurenses reservam mais atrativos e opções diferentes para cada gosto. As festas tradicionais são opção de “turistar” e aproveitar, em boa parte das vezes, o calor e o ar fresco de Porto Seguro. Aproveite para completar seu check-list turístico com os festivais que ocorrem na cidade.

  • Festa de São Sebastião (janeiro);
  • Carnaval e Carnaporto (fevereiro ou março);
  • Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro (em 2022 ocorrerá em abril);
  • Festa de Nossa Senhora da Pena (setembro);
  • Festival de Lagosta da Costa do Descobrimento (outubro);
  • Festival Gastronômico Esquina do Mundo, em Arraial d’Ajuda (novembro).

E muito mais!

 

Como chegar em Porto Seguro?

O município do estado baiano oferece mais uma vantagem exclusiva aos seus visitantes, um aeroporto próprio. O Aeroporto Internacional de Porto Seguro recebe voos das companhias aéreas TAM, Gol e Azul. Além disso, está localizado próximo ao centro da cidade e apenas a 5 km da balsa até Arraial d`Ajuda. 

Mais uma opção para chegar ao destino porto-segurense é de ônibus. Algumas cidades brasileiras oferecem passagens direto a Porto Seguro. Para os turistas que não têm a possibilidade de se deslocar diretamente ao destino final, pode optar por pegar um ônibus para cidades maiores, como Salvador e Vitória da Conquista, e depois outro para Porto Seguro.

Turismo em Porto Seguro: Guia de Viagem | Arraial d'Ajuda | Conexão123

Distrito de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda reserva praias incríveis para curtir momentos de lazer e descanso

 

O veículo sobre quatro rodas é também uma oportunidade turística, além de oferecer conforto, traz a oportunidade de deslocamento durante a visita na cidade baiana. De Salvador a Porto Seguro são 730 km, por exemplo. Aos viajantes oriundos do sul ou norte do país, é preciso fazer o percurso pelas rodovias BR-101 até Eunápolis, depois pegar a BR-376. Veja algumas médias de distâncias:

  • Aracaju – 905 km
  • Belo Horizonte – 928 km
  • Rio de Janeiro – 1.108 km
  • São Paulo – 1.507 km

Para conhecer todos os atrativos turísticos com tranquilidade, veja a página de aluguel de carros da 123milhas. Se preferir, você também pode escolher fazer o deslocamento via transporte público com as linhas de ônibus municipais ou pedir veículos de aplicativo. 

 

Quanto custa viajar para Porto Seguro?

Com o Turismo em Porto Seguro: Guia de Viagem pudemos saber mais sobre uma infinidade de atividades turísticas para fazer. Aliás, também reservamos uma postagem especial onde comer em Porto Seguro para você incluir em seu roteiro. 

Viajar para Porto Seguro pode ser uma grande oportunidade de imersão cultural e histórica às terras do descobrimento. Por isso, planejar a viagem com antecedência pode contribuir para que o valor final caiba no seu bolso. Com cerca de dois meses de antecedência à viagem, por exemplo em junho/2022, é possível encontrar a passagem aérea a partir de R$ 677, saindo de São Paulo para Porto Seguro. Portanto, aproveite para conferir os voos em promoção da 123milhas. 

 

Pacotes para Porto Seguro

Poder adquirir hotel e voo em um só clique é praticidade, certo? A 123milhas oferece essa possibilidade ao viajante com os pacotes de viagem. Em uma pesquisa rápida para viajar em maio de 2022, saindo do Rio de Janeiro para Porto Seguro, com estada de cinco dias em um resort all inclusive mais voo ida e volta tem preços a partir de R$ 5191 (por viajante). Ou apenas com café da manhã com custo a partir de R$ 2828 (por pessoa). Lembrando que estes valores foram pesquisados com antecedência de um mês. 

Aliás, o top ofertas traz ao viajante oportunidades únicas de turismo a preços imperdíveis. Está esperando o que para garantir seu próximo destino turístico?

Vamos para Porto Seguro? A 123milhas te ajuda a planejar sua próxima viagem!

 

Respostas123

1: Como pagar a taxa de turismo em Porto Seguro? 

A taxa de turismo em Porto Seguro pode ser paga diretamente nos hotéis da região. Os valores são destinados ao Fundo Municipal de Turismo, que é gerido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Turístico. 

2: Como é o turismo em Porto Seguro?

O turismo em Porto Seguro é bem diversificado, desde as praias locais aos centros históricos. Separamos alguns pontos para você visitar:

  • Praia Mundaí
  • Praia Mutá
  • Praia Taperapuan
  • Praia Barramares 
  • Praia Itacimirim 
  • Centro Histórico de Porto Seguro
  • Farol de Porto Seguro
  • Passarela do Descobrimento
  • Museu do Descobrimento

3: O que fazer em Porto Seguro turismo de aventura?

  • Parque Marinho de Recife de Fora
  • Observação das Baleias Jubarte
  • Passeios aquáticos como: windsurf e mergulho

E muito mais! TeVocê quer saber onde ir em Porto Seguro, ou quais os principais pontos turísticos? O Conexão123 te ajuda! Preparamos um guia sobre o turismo em Porto Seguro. Veja!m atrações para todos os gostos.

Bônus: O que tem de turismo em Porto Seguro Bahia?

A cidade de Porto Seguro reserva atrações históricas como museus e as construções antigas no Centro Histórico. Passeios badalados à noite como na Passarela do Descobrimento. E muito lazer e descanso pelos 85 km de costa à beira-mar.