Lugares para conhecer

Dia Nacional do Bumba-meu-boi: saiba mais sobre a tradição e onde ir para ver a festa

29 de junho de 2023

O Dia Nacional do Bumba-meu-boi é comemorado em 30 de junho. A data marca o ápice das festas juninas no Maranhão, onde a tradição começou. Os maranhenses ainda cultuam o Dia de São Marçal, que também é celebrado no 30 de junho. 

Neste post o Conexão123 conta para você mais detalhes sobre essa tradição da cultura popular e os destinos para ver de perto essas comemorações. Acompanhe!

Conheça com o Conexão123

O que é o Bumba-meu-boi

O Bumba-meu-boi é uma manifestação da cultura popular brasileira que mistura música, dança e teatro. A festa combina personagens humanos e animais fantásticos e se desenvolve em torno da morte e ressurreição de um boi. Por isso, as celebrações também são conhecidas como festas do Boi.

A brincadeira Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco e sua mulher, Mãe Catirina, por meio de danças, músicas e vestimentas especiais. Na lenda, Pai Francisco, trabalhador de uma fazenda, rouba a língua do boi para satisfazer os desejos da mulher Catirina, que estava grávida. O dono da fazenda, então, encontra o boi doente e pede ajuda aos pajés para curar o animal. Depois de ver seu boi curado, o fazendeiro perdoa o Pai Francisco e celebra a saúde do boi com uma grande festa.

Dia Nacional do Bumba-meu-boi: onde ir para celebrar a data | Vaqueiro e o boi | Conexão123

A festa do Bumba-meu-boi mistura teatro e dança

Para encenar essa festa, os participantes se dividem em personagens, como os indígenas, o boi, o vaqueiro, a Catirina e o pai Francisco. Os figurinos são coloridos e ricos em detalhes, e a música é uma mistura de ritmos brasileiros.

O Bumba-meu-boi nasceu no Maranhão e hoje é encontrado em todas as regiões brasileiras com diferentes nomes e características específicas conforme o estado onde é praticado. 

O Bumba-Meu-Boi festejado no São João do Maranhão pode ser de Zabumba (o mais antigo), de Orquestra (originado do encontro do Boi de Zabumba com uma procissão, mescla tambores com instrumentos de sopro), da Ilha (criado em São Luís), da Baixada, de Cururupu ou de Costa de Mão. A divisão é feita por “sotaques”, que são os ritmos e instrumentos tocados nas festas do boi.

A professora da Universidade Federal do Maranhão e autora do livro “Mídia e experiência estética na cultura popular: o caso do bumba-meu-boi” (Editora UFMA) descreve o boi como “uma armação de madeira que remete à imagem de um touro, recoberta de um couro de veludo preto, bordado a mão com missangas e paetês, com desenhos pitorescos e temáticos”.

De acordo com a pesquisadora, “o boi tem chifres polidos para brilhar e bater, em cujas pontas são amarradas pequenas fitas coloridas. Movimenta-se quando um homem, chamado de miolo, dança debaixo da armação dando-lhe vida, fazendo-o girar, através de uma coreografia própria e variada, análoga à dança natural do touro, expressando gestos de afeição, humildade, raiva, violência, alegria. É por isso que a palavra Bumba-Meu-Boi significa ‘bate, meu boi’!”

Dia Nacional do Bumba-meu-boi: onde ir para celebrar a data | Indígena e o boi | Conexão123

As apresentações do Bumba-meu boi são muito alegres e coloridas

Patrimônio imaterial da humanidade

Como parte do reconhecimento da relevância do Bumba-Meu-Boi para a cultura, em novembro de 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade durante a cerimônia realizada em Bogotá, na Colômbia.

O Bumba-meu-boi passou a ser o sexto bem brasileiro a integrar a lista internacional junto com a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (PE) (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013), que acontece em Belém (PA) e a Roda de Capoeira (2014).

Destinos para ver o Bumba-meu-boi

Depois de se popularizar no Maranhão, o Bumba-meu-boi se espalhou pelo país e recebeu nomes diferentes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diversos. Além do Maranhão, no Rio Grande do Norte e Alagoas a festa também é chamada de Bumba-meu-boi.  

Então, há festas pelo Brasil inteiro. Mas, em cada região, ela pode ter algumas diferenças. No Maranhão, por exemplo, o Bumba-meu-boi faz parte do ciclo das festas juninas, dedicadas a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Com a 123milhas você pode adquirir passagens para São Luís e ver onde o Bumba-meu-boi nasceu

Já na região norte, nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, a celebração é conhecida Boi-bumbá. Aliás, a festa de Parintins, no Amazonas, é a maior e mais famosa manifestação do Boi-bumbá. Na 123milhas você pode pesquisar passagens para Parintins e ver, de muito perto, essa incrível festa do Boi no Amazonas.

Em outros lugares, a festa do Boi acontece entre o Natal e a Folia de Reis, ao contrário do Bumba-meu-boi que acontece durante as festas juninas. E para todos os destinos, você pode adquirir passagens aéreas com a 123milhas

Em Pernambuco é Boi Calemba ou Bumbá; no Ceará é Boi de Reis, Boi Surubim e Boi Zumbi; na Bahia é Boi Janeiro, Boi Estrela do Mar, Dromedário e Mulinha-de-Ouro; no Paraná e em Santa Catarina, é Boi de Mourão ou Boi de Mamão; em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, é Bumba ou Folguedo do Boi; no Espírito Santo é Boi-De-Reis; no Rio Grande do Sul é Bumba, Boizinho, ou também Boi Mamão; em São Paulo é Boi de Jacá e Dança do Boi. 

Saiba mais sobre o Dia Nacional do Bumba-meu-boi

A escolha do dia 30 de junho para marcar o Dia Nacional do Bumba-meu-boi tem relação com o fim das festas juninas, que começam no dia 13 de junho, com a festa de Santo Antônio, seguem pelo dia de São João, em 24 de junho e atingem o ponto máximo nos dias 29 de junho (São Pedro) e 30 de junho (São Marçal), que tem muitos devotos no Maranhão. 

O Dia Nacional do Bumba-meu-boi passou a ser celebrado também em 30 de junho com a lei n° 12.103/2009, de autoria do então deputado Carlos Brandão, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República. 

Dia Nacional do Bumba-meu-boi: onde ir para celebrar a data | Festa do Bumba-meu-boi | Conexão123

O Dia Nacional do Bumba-meu-boi encerra o ciclo das festas juninas

Agora que você já sabe tudo sobre o Dia Nacional do Bumba-meu-boi, corre no site da 123milhas que oferece passagens aéreas, hotéis, passagens de ônibus, aluguel de carros e pacotes de viagem para você aproveitar as festas do Boi por todo o Brasil, sempre com os melhores preços! 

RESPOSTAS123

O Bumba-meu-boi é comemorado em 30 de junho.

O festival é marcado por apresentações teatrais que contam a história do boi e outros personagens, como o vaqueiro e os indígenas. O Bumba-meu-Boi é celebrado em várias regiões do Brasil, com destaque para o Maranhão e Parintins.

A lenda conta a história de Pai Francisco, que rouba a língua do boi para atender aos desejos da mulher Catirina, que estava grávida. O dono do animal pede ajuda aos indígenas para curar o boi. Depois de ver seu boi curado, o fazendeiro perdoa o Pai Francisco e celebra com uma grande festa.